ESCREVER À MÃO:
UM IMPULSO CRIATIVO

Fotografia da minha autoria



«A minha liberdade é escrever»


A minha escrita acolhe um super poder do qual não abdico. Porque fazê-lo à mão é criar um elo umbilical com as palavras, enquanto as desenho no papel. Além disso, é este registo que me aproxima de uma essência singular, porque sinto-as a ganharem forma por entre os meus dedos.

Este impulso criativo fascina-me em vários sentidos, permitindo-me desacelerar e adequar o foco, visto que, em simbiose com as folhas onde marco pensamentos, não tenho estímulos extra. E é com este efeito quase mágico que exploro os benefícios de um método que, para mim, fará sempre sentido e, ainda, da arte que envolve a nossa caligrafia.

Assim, escrevo à mão por sete motivos

É terapêutico [acalmando hesitações, medos e angústias];

Estimulo a criatividade [construindo a minha identidade];

Estimulo o cérebro e a concentração [permitindo envolver, em simultâneo, a visão, a habilidade motora e a capacidade cognitiva];

Organizo melhor os meus pensamentos [sendo mais fácil detetá-los num texto, até porque, ao escrever, priorizo a memória visual];

Não descuro a ortografia [caso erre na escrita de uma palavra, sou estimulada a perceber onde falhei, o que faz com que não a esqueça];

Valido emoções [a forma como escrevo torna mais intempestivo ou mais sereno o que me pesa no peito, estabelecendo um equilíbrio];

Leva-me num processo de autoanálise e pensamento crítico [porque, ao escrever no papel os meus sentimentos, quase que me desprendo de quem sou. E, ao reler o texto, consigo distanciar-me. Além disso, como escrever à mão leva um pouco mais de tempo, penso com outro cuidado sobre as ideias que vão surgindo, em vez de as digitar com rapidez].

Creio que alguns destes pensamentos também podem ser aplicados à escrita digital. Contudo, sinto que o toque com a caneta é fundamental para despertarmos sensações e tornarmos o processo muito mais íntimo.


Escrevem à mão?

Comentários

  1. Eu adoro escrever à mão ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito verdadeiro! Ler e escrever são exercícios de autoconhecimento.

    ResponderEliminar
  3. Adoro ler e escrever! Das melhores coisas do mundo! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Confesso que, cada vez, escrevo menos à mão mas adoro! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Actualmente escrevo menos à mão, sinto que as ideias me saem mais depressa em frente ao ecrã. No entanto, reconheço a importância da escrita manual.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais fascinante deste processo é mesmo isso, percebermos o que funciona melhor connosco :)

      Eliminar
  6. Acho que sim é mesmo uma terapia, mas não é de todo algo que faça muito agora
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Acho que hoje com a escrita digital perdemos um pouco a nossa capacidade de raciocínio. O facto de podermos editar, reescrever, ter o corretor de escrita retira-nos capacidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também por isso é que priorizo sempre a escrita à mão :)

      Eliminar
  8. Gosto muito de escrever à mão, mas já não o faço com a frequência que gostaria. Até porque escrevo bem mais rápido, atualmente, no teclado do que à mão. Até a minha caligrafia se tornou péssima, desde que não escrevo tanto. É algo que tenho de trabalhar mais e até já pensei em fazer morning pages para que assim consiga escrever todos os dias e melhorar a caligrafia e não só.
    Ainda bem que manténs este hábito. É algo que todos nós deveríamos tentar manter. 🥰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é uma excelente ideia :)
      Se fizer sentido, creio que devemos mesmo priorizar este método, porque estamos a envolver várias partes de nós. Mas o mais importante é compreendermos o que funciona melhor connosco

      Eliminar
  9. Apesar de agora usar mais o computador para escrever, admito que escrever à mão ainda é algo que me agrada e me faz relaxar, principalmente quando tenho um turbilhão de pensamentos e preciso de desanuviar!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    https://splitting-soul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrever à mão tem esse efeito terapêutico, até porque nos permite abrandar e ponderar melhor as palavras

      Eliminar
  10. Confesso que tenho cada vez mais tendência para escrever no computador ou nas notas do telemóvel, apesar de escrever à mão ser mais terapêutico e criativo (talvez porque não é tão imediato, porque implica pensar à medida que vamos escrevendo?).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dependendo das circunstâncias, escrever no computador acaba por nos facilitar o processo, até porque tem tendência para ser mais rápido.
      Sim, acredito que pode ser por isso. Como nos obriga a refletir sobre o que estamos a escrever, também nos faz pensar em possíveis alternativas

      Eliminar
  11. Escrever à mão será sempre mais especial, porque necessita de outra atenção da nossa parte, na minha opinião. Porém, ultimamente tenho escrito sempre no computador ou nas notas do telemóvel :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da tua opinião, minha querida *-* há alturas em que se torna mais prático escrever no computador/telemóvel, porque é mais rápido

      Eliminar
  12. Não só escrevo à mão diariamente, como tenho vários cadernos soltos pelo quarto hahah é tão mais intuitivo para mim, do que pegar no telemóvel... Embora recorra ao digital, gosto da sensação de acompanhar a velocidade dos pensamentos e medir as emoções de cada palavra, tal como registas!
    E a oportunidade de experimentar canetas? Damn, adoro!! 😆

    Beijocas,


    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te tão bem, querida Lyne. Sinto exatamente o mesmo!
      Ai, sim, é tão incrível *-*

      Eliminar
  13. Subscrevo tudo isto! Sempre preferi escrever à mão e a blogosfera foi a transição do papel para o digital. Mas em primeiro lugar tenho sempre de escrever à mão 💖

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a acreditar que a escrita à mão é a forma mais pura de desenharmos os nossos pensamentos e que, depois, nos permite dar esse salto para o digital. Há um vínculo afetivo extraordinário

      Eliminar

Enviar um comentário