UMA DÚZIA DE LIVROS 2021 || JANEIRO: MINHA SOMBRIA VANESSA

Fotografia da minha autoria



Tema: Um livro que toda a gente já leu menos tu


 GATILHOS: Pedofilia, abuso sexual e psicológico 


A comunidade literária, quando unida pela arte que a sustenta, pode ser uma influência agradável e extremamente positiva, uma vez que nos permite descobrir novas obras e autores. Assim, há títulos que permanecem em surdina na nossa memória, porque nos despertam interesse. No entanto, nem sempre conseguimos acompanhar o ritmo frenético das novidades, sucumbindo à sensação que já todos leram determinado livro. E isso aconteceu-me com Kate Elizabeth Russell.

«Estes homens escondem-se à vista de todos»

Minha Sombria Vanessa é narrado em duas linhas temporais, transportando-nos para uma história angustiante, atendendo a que nos confronta com temas como a pedofilia, o abuso sexual e psicológico e a inércia. A protagonista, que era uma jovem de 15 anos quando tudo aconteceu, desperta-nos uma série de questões, porque compreendemos, desde o início, que está a ser ludibriada, mas o seu discurso segue outro sentido. Portanto, automaticamente, sentimos revolta e uma vontade imensa de a agarrar pelos ombros, para que se liberte daquela ilusão. Em contrapartida, também fui capaz de acompanhar o seu raciocínio. Colocando-me no seu lugar - ou tentando, pelo menos -, será que teria discernimento para recusar a atenção de que era alvo? Enquanto alguém solitário, teria maturidade emocional para detetar segundas intenções ou, pelo contrário, acreditaria que era especial?

«Há coisas em que ele precisa de acreditar para poder viver consigo»

Eu consigo entender o fascínio por um professor e, idades à parte, entender que não se controlam sentimentos e sensações - e que esse laço afetivo, que nos deslumbra, é imprevisível e desarmante. Contudo, é inconcebível quando um adulto se aproveita da fragilidade de um adolescente e, pior, quando, de forma subtil e premeditada, acalenta uma perfeita distorção da realidade. E é duro contactar com esse desfasamento, com a dúvida que se instala e com o desejo de saber que aquela situação não pode ser tão grave como a descrevem. Por consequência, assistimos ao encantamento, à negação, ao romancear de um abuso, ao medo e à culpa que continua a não ser direcionada para o criminoso. Além disso, assinalamos o peso do silêncio e a manipulação justificada por aparentes demonstrações de preocupação e de amor.

«Quero chegar baixo o suficiente para varar 
a superfície e nadar sem carecer de ar»

Sinto que um dos pontos chave para o desenrolar da narrativa foi a postura de Vanessa. Ou seja, ela não queria ser uma vítima e procurou sempre indícios que provassem que a sua história era diferente, proporcionando-nos uma leitura ainda mais perturbante. Em simultâneo, creio que o propósito da autora não foi tanto a luta pela justiça e pela reposição da verdade, mas, antes, evidenciar os traumas e as suas repercussões; e o quanto há comportamentos duvidosos a serem omitidos ou, simplesmente, ignorados pela sociedade, compactuando com o problema. Partindo da interpretação da protagonista, somos confrontados com os nossos preconceitos e juízos de valor, percebendo que nem todos reagimos da mesma maneira e que, sobretudo, procuramos proteger-nos - e proteger quem amamos, ainda que vivamos uma mentira.

«[...] mas ela sabe que foi a verdade a assustar-me, a extensão, a crueza»

Minha Sombria Vanessa faz-nos pensar sobre consentimento, liberdade, vitimização e conivência. Ainda assim, creio que faltou algo. Há aspetos da vida da personagem principal a carecer de um maior contexto, visto que o traço sombrio da sua personalidade parece-me mais profundo do que está descrito. Apesar disso, o essencial da mensagem implica-nos e orienta-nos para uma pergunta sufocante: quantas Vanessas caminham ao nosso lado, envolvidas numa história de amor que nunca o foi, porque acreditaram nas palavras de um predador?


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Respostas
    1. Duro e angustiante, mas vale a pena, porque funciona como alerta!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Pelo que li achei o livro interessante
    Boa semana
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos de estar com a predisposição certa, porque é uma história dura, mas recomendo

      Obrigada e igualmente, querida Amélia!

      Eliminar
  3. Parece ser muito giro!! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Andreia o livro é bastante interessante, o livro aborda temas que sempre está acontecendo na vida real, Andreia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  5. Ui esta historia promete! Faz lembrar uma situacao que aconteceu aqui ha duas semanas num dos parques onde costumamos ir... onde um gajo tentou levar à força um menino da idade do Louis... nao consigo imaginar o que eu faria nesta situacao mas acredita que gajo nao se ficar em condicoes para contar a historia... :(

    ResponderEliminar
  6. Um romance explosivo e perturbador — que ainda não li — de que todo o mundo literário fala, também aqui. Como as bibliotecas estão enceradas, e o livro não me interessa suficientemente para o comprar, não o vou ler tão cedo, talvez nunca!!

    ResponderEliminar
  7. Deve ser um livro bastante bom para ler e conhecer essa história
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Fiquei curiosa com a temática deste livro, vou levar a sugestão.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  9. Um tema inquietante.
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  10. É um livro muito interessante, com temas perturbadores. Quero muito ler esse livro, apesar de estar “na boca do mundo”! 🥰

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela partilha, fiquei interessada, vou ver como o posso adquirir on-line.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que pode encontrá-lo, por exemplo, através da Wook ou da Bertrand. Mas também é bem provável que o veja em sites de compra e venda de livros em segunda mão, como o Trade Stories

      Eliminar

Enviar um comentário