DIA MUNDIAL DO COMPOSITOR

Fotografia da minha autoria



«Prefiro a música, porque ela ouve o meu silêncio»


A música é uma arte que me embala, porque ampara as minhas emoções, ao mesmo tempo que compreende o silêncio com que me revisto. É certo que esta observação transparece um apontamento de egocentrismo, mas essa é a magia do meio artístico: permite-nos encontrar algo familiar na mensagem das suas inúmeras componentes. E é por isso que, não tão raras vezes assim, é o dialeto que nos ajuda a comunicar com o mundo.


Nos bastidores, o trabalho de composição assume um peso considerável e nem sempre percetível, uma vez que não o acompanhamos de perto. No entanto, quando escutamos a obra, sentimos o impacto da melodia e, até, o contexto do seu autor. Aliás, tal como mencionou Ricardo Soares, o «compositor cria pedaços de vida, reinventa-a, molda-a e torna-a perene nos seus constantes movimentos». E é nesta dança singela e sensorial que fomentamos e desconstruímos significados, que ultrapassam a beleza da sonoridade: porque conversam com a nossa alma.


Com o intuito de homenagear aqueles que abrilhantam esta arte, definiu-se o dia 15 de janeiro como o Dia Mundial do Compositor. Desde os clássicos aos contemporâneos, há nomes que nos inspiram e que se colam à nossa pele. Obrigada a todos os que, sem o saberem, tornam a minha jornada mais leve. E sempre com o ritmo certo para cada momento.



Que compositores vos inspiram?

Comentários

  1. João Pedro Pais, Mafalda Veiga, Mariza, Kenny G e Delta Goodrem.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Freddie Mercury, para sempre vivo nos nossos corações ❤️

    ResponderEliminar
  3. A música ajuda muitas vezes a amenizar as contrariedades da vida.

    ResponderEliminar
  4. Estou aqui pela primeira vez, gostei, vou voltar.
    Respondo à pergunta tomando em conta os diferentes registos: Bach, Wim Mertens, Sting.
    Bom Dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Fico mesmo feliz por saber isso :)
      Também gosto muito de Sting

      Eliminar
  5. Não imagino a minha vida sem música.
    Não consigo apontar um compositor preferido,mas para mim Ennio Morricone é incomparável.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas!
      Obrigada pela partilha, Magui, tenho de ir ouvir com atenção :)

      Eliminar
  6. Não nada como ouvir uma boa música, que gostei muito de saber que hoje era o dia mundial do compositor

    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Não fazia ideia que hoje era o dia mundial do compositor. Não conhecia as músicas que mencionaste.

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não descobri há muito tempo, mas senti que a data fazia todo o sentido *-*

      Eliminar
  8. Na aldeia onde vivi, havia uma casa aqui aoutra acolá. No Alentejo dizemos monte. Nos primeiros anos da minha vida. Ainda lá não tinha chegado a telefonia (rádio). A única musíca que se ouvia era a do galo quando cantava, o chilrear dos passarinhos e de noite os cães a ladrar. Quando lá chegou a telefonia foi uma explosão de alegria. Não há dúvida de que a música é muito importante na nossa vida.
    Boa noite e bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
  9. Eu nem fazia ideia que havia o dia mundial do compositor! Obrigada por partilhares! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não descobri há muito tempo, mas adorei que lhes dedicassem esta data *-*

      Eliminar
  10. A música é um forte alimento da alma.
    Adoro Bernardo Sassetti. A música que aqui publicas é das que mais gosto. Não sei se conheces a música "Palavra de honra" em que ele acompanhou o vocalista dos Da Weasel. Uma música forte, com uma letra maravilhosa.
    Pedro Abrunhosa é um dos meus compositores preferidos. Pode não ser um cantor excelente, mas as suas letras e melodias são inesquecíveis e transbordam sensibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo!
      Que bem lembrado, essa música é tão poderosa. Acho que nunca terei palavras para descrever tudo aquilo que nos faz sentir. Conjuga tudo na perfeição *-*
      Também adoro Pedro Abrunhosa, precisamente pelo que mencionas. É um artista fabuloso

      Eliminar

Enviar um comentário