BUJO: LIVROS, METAS E
CLUBES DE LEITURA

Fotografia da minha autoria



«É preciso que a leitura seja um ato de amor»


O novo ano chegou sereno, numa harmonia ponderada, mas descomprometida, de quem procura descobrir o chão que pisa sem largar a mão do imprevisível. Quando escutei as 12 badaladas, deixei algumas coisas fechadas em gavetas passadas e concentrei-me noutros desafios, porque há mais uma estrada para ser percorrida. E, acalentando a minha alma literária, a leitura foi a primeira resolução a que me dediquei.

A abordagem para 2021 será muito semelhante à do ano anterior, uma vez que pretendo não acumular uma lista extensa de obras por ler e, em simultâneo, descobrir enredos maravilhosos, preservando cada uma das suas sensações. Para tal, criei um Bullet Journal que me auxiliará nesse processo e acompanhará esta viagem que ambiciono inspiradora.


BUJO LITERÁRIO


É importante ter um caderno versátil, tal como referi nesta publicação. Assim, investi num Caderno Inteligente, permitindo-me uma personalização completa e adaptada às minhas necessidades. Com o intuito de o aproveitar ao máximo, organizei-o com estes marcadores.

📝 Livros por Ler [para não me esquecer de nenhum];


📝 Os Livros de 2021 [registando a minha caminhada];


📝 Leituras Mensais [pela curiosidade e para organizar o Moleskine];


📝 Favoritos do Ano [tendo uma ideia de qual me marcou em cada mês];


📝 Gastos [este marcador não estava pensado, mas senti que tinha toda a lógica incluí-lo, até para gerir melhor as minhas despesas];


📝 Alma Lusitana [os temas e os livros para o meu clube de leitura];

📝 30 Antes dos 30 [pintando cada moldura à medida que os for lendo];

📝 Uma Dúzia de Livros [clube de leitura da Rita da Nova];

📝 Entrelinhas [a rubrica do blogue].



GOODREADS: READING CHALLENGE 2021

Na minha estante tenho, até ao momento, 30 exemplares por ler. E, embora na edição de 2020 tenha atingido as 107 leituras, não me fazia sentido colocar a fasquia tão elevada. Portanto, marquei a meta nos 30 livros e, depois, caso se justifique, modifico-a. Ou, então, não, porque o meu foco são as histórias. Aprecio bastante o desafio - e por isso é que participo desde 2015 -, mas não procuro fomentar pressões.


CLUBES DE LEITURA

A dinâmica inerente aos clubes de leitura fascina-me, porque dinamiza esta paixão. Porém, confesso que gosto mais quando estes se dividem por temas e não por títulos específicos, pois torna o projeto mais adaptado a cada participante. Com imensa pena minha, não terei o The Bibliophile Club na lista. Ainda assim, dividir-me-ei por iniciativas que me entusiasmam - e permanecerei atenta a outras possibilidades.

📝 Alma Lusitana


📝 Uma Dúzia de Livros



30 LIVROS ANTES DOS 30

Este desafio, para mim, só termina em abril, de 2022, pois é quando celebro os 30. No entanto, este ano, pretendo avançar bastante.


A literatura é parte da minha essência, por isso, idealizar estas etapas completa-me, sobretudo, porque sei que não são mais que linhas orientadoras. E é assim que me descubro: no meio de histórias, sempre perto de um livro, que é o meu passaporte para lugares tão distintos.

Comentários

  1. Espero que os objectios de leituras para 2021 sejam atingidos.
    Uma boa semana e um Bom Ano de 2021.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Também já organizei as minhas leituras. Escolhi dois desafios de escrita: a tua alma lusitana e o Reading Challenge do Goodreads. Já tenho também escolhida a TBR de Janeiro. Não costumo uso o Boullet Journal, mas tenho curiosidade.

    A primeira leitura do ano foi da saga "Diário de Sofia" que comecei em Dezembro.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz por participares no Alma Lusitana! Obrigada, de coração *-*
      O ano passado fiz um muito simples e adorei a dinâmica e, este ano, quis arriscar mais um pouquinho, porque acho que é uma forma de transparecermos a nossa identidade.

      Parece-me muito bem. Confesso que nunca li

      Beijinho grande

      Eliminar
  3. Não tenho quaisquer objetivos. 2021 começou com o prolongamento do „lockdown“ até ao fim de Janeiro. Há quem diga que, vamos ter „lockdown“ até ao verão. Continuamos sem saber, quando os encontros do Círculo Literário são permitidos.

    A leitura como acto de amor é uma proposta interessante.
    As tuas fotografias são como sempre um encanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa incerteza dá cabo de qualquer pessoa :/

      Acho que é a forma mais bonita de a vivermos.
      Muito obrigada!

      Eliminar
  4. Andreia um Bullet Journal é uma ferramenta importante para se organizar, espero que você consiga realizar todos os seus objetivos, bjs.

    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  5. Este ano endoideci e, para além do Goodreads Reading Challenge, irei participar em 3 outros desafios: Alma Lusitana (o teu ☺️), Clube B (da Sónia Pinto) e Uma Dúzia de Livros (da Rita). Já li um dos livros para um dos desafios e este mês, até então, já li 4 livros. 😬 Tenho dado uma oportunidade a ebooks e tenho até gostado. Vamos ver se mantenho este registo bom, o resto do ano 😂 farei por isso, mas comigo nunca se sabe.
    Adorei a forma como organizaste o teu bullet journal! Ficou super giro e fofo. Tens imenso jeito! Espero que tenhas muitas boas leituras! Beijinho 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeeeah! Isso é maravilhoso *-*
      Também vou andar atenta ao Club B, porque acho que têm propostas muito interessantes.
      Vais ver que este ano te surpreendes nas leituras :D
      Muito obrigada, de coração! Quis fazer algo um pouquinho diferente e até gostei do resultado. O meu talento não é muito, mas compensei na motivação ahahah

      Eliminar
  6. Espero que os objetivos sejam cumpridos!

    ResponderEliminar
  7. Mas que organização mais gira tu tens, espero que consigas cumprir cada desses objectivos

    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Que interessante maneira de organização. Boas leituras!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta os objetivos, achei que fazia sentido dividir o BuJo desta forma :) muito obrigada!

      Eliminar
  9. O teu bujo está lindo e inspirador 🥰🌈

    ResponderEliminar
  10. Desejo que obtenhas tudo a que tens direito.
    Feliz Ano

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Custou a criar, porque o meu talento não é muito, mas até gostei do resultado :p ahahahah

      Eliminar
  12. Adorei a ideia de teres criado um bullet journal para te ajudar nas tuas leituras!
    Será que me podes dizer onde é que compraste? Estou mega interessada num desses! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti que fazia mais sentido assim, porque adapta-se melhor aos nossos objetivos :)
      Escolhi um Caderno Inteligente e comprei-o aqui: https://cadernointeligente.pt/

      Eliminar
  13. A força de vontade é mais de meio caminho andado. Para tudo isso que deseja alcançar. Possa ser alcançado. Continuação de bom ano de 2021.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sinto que sim :) muito obrigada, Edumanes!

      Um ótimo 2021

      Eliminar

Enviar um comentário