APLICAÇÕES E RECURSOS QUE COMPLEMENTAM AS MINHAS PUBLICAÇÕES

Fotografia da minha autoria



«Entregar-se à arte de criar»


O momento em que me sento a criar conteúdo para o blogue envolve sempre algumas particularidades. Porque, até sentir a publicação finalizada, priorizo passos que, para mim, a tornam mais completa e, sem qualquer dúvida, à imagem do que pretendo. Portanto, ciente que o texto é o meu foco principal - pois é através das palavras que me expresso -, não descuro, ainda assim, outros meios de comunicação.

Esta consciencialização foi adquirida com o tempo e com a dedicação depositada nesta casa virtual, atendendo a que compreendi que era mais produtiva e eficiente, quando me organizava para o efeito. Além disso, percebi que este método não condicionava a espontaneidade da partilha. E foi este gatilho que me ajudou a não colocar entraves num trabalho de bastidores com lógica, sobretudo, porque descobri o que funcionava melhor comigo. E, para tal, comecei a usufruir de algumas ferramentas manuais e virtuais que tornam o processo criativo mais entusiasmante.

Investir naquilo que nos complementa é aconchegar o coração. Por isso, sempre que procuro trabalhar na e para As gavetas da minha casa encantada, estas aplicações e estes recursos são os meus aliados.


PRODUÇÃO ESCRITA

Evernote: Utilizo este bloco de notas - na sua vertente móvel - para registar temas e ideias para futuras publicações. Caso não tenha folhas perto, também recorro a esta aplicação para escrever os textos.

Calendário Editorial: Até ao começo deste ano, aproveitava folhas de rascunho para criar um planner mensal. Desta forma, tinha sempre visível as publicações pensadas para cada semana. Para 2021, optei por usufruir do planner incluído na minha agenda, por se tornar ainda mais prático. Além disso, aproveitei a generosidade da Sofia, que, nesta publicação, nos ofereceu o calendário editorial que ela desenvolveu.

Capa + Folhas A4: Sei que poupava tempo - e o ambiente -, caso escrevesse diretamente no computador. Mas a verdade é que necessito deste estímulo manual para criar as minhas publicações - acho que o toque, o sentir a caneta a desenhar as letras e a riscá-las quando determinada palavra/frase não faz sentido, tem um peso considerável na maneira como estruturo os meus pensamentos. Assim, tenho uma capa e recargas prontas para esta tarefa. Em simultâneo, este método funciona como um primeiro rascunho, permitindo-me, depois, aprimorar o texto.

Blogger: Sendo a minha plataforma, a secção das mensagens funciona num ritmo diário [até ao momento] e recorrendo sempre ao agendamento.


PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA

Canon 2000D: Inicialmente, recorria a imagens de terceiros, mas, pouco depois de criar conta no Instagram, senti que fazia mais sentido complementar os meus textos com fotografias da minha autoria. Até 2018, eram todas tiradas com a Nikon Coolpix S3200, mas, tendo em conta que já não estava a corresponder à qualidade que tinha, aproveitei uma promoção de Natal e investi num sonho antigo, adquirindo uma Canon. A fotografia sempre foi uma das minhas maiores paixões, por isso, aliar o melhor destes dois mundos agrada-me bastante. E, neste caso, não podia estar mais satisfeita com a compra.

Adobe Lightroom: Não sou a pessoa mais entendida em edição - nem caminho para tal -, mas tenho gostado de brincar com esta funcionalidade, criando uma certa harmonia entre as fotografias.

Pinterest: Sobretudo, como fonte de inspiração. Mais recentemente, como outra plataforma de partilha do meu conteúdo blogosférico.


EXTRAS

Canva: O meu salvador para criar imagens para as histórias do Instagram, para os cabeçalhos do Moleskine e, inclusive, para os projetos/iniciativas que quero desenvolver ou, então, para sintetizar informações que considero pertinentes numa determinada publicação, porque é uma aplicação intuitiva e bastante versátil [opinião aqui].

Priberam e Conversor do Acordo Ortográfico: Assim que começo a escrever, estas duas páginas são quase abertas de imediato. Porque há sempre dúvidas que surgem - seja de escrita, de gramática ou de conjugação - e, portanto, gosto de estar bem informada e fundamentada.

Instagram: A conta do blogue é, essencialmente, uma ponte para As gavetas, por isso, nem sempre desenvolvo muito nas legendas. Além disso, permite-me melhorar a minha criatividade, conhecer novos pontos de vista e, até, conteúdos e explorar outros meios de comunicação.


Que aplicações/recursos utilizam? 

Comentários

  1. Uso o Canva, Adobe Sparker, OneNote, para fotografar uso o meu telemóvel e também agendo directamente no Wordpress, principalmente as resenhas de livros, para não perder detalhes. O instagram e o Facebook também são duas ferramentas que uso muito.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de pesquisar sobre o Adobe Sparker, não conhecia. Obrigada pela partilha, minha querida!

      Eliminar
  2. Excelente post :) Por aqui uso o meu caderno para guardar as minhas notas, o WordPress tambem me ajuda a agendar os posts, o Canva e o Instagram tambem sao das minhas ferramentas preferidas :)

    ResponderEliminar
  3. Olá querida! Uso algumas das tuas e outras apps para edição de fotos, uma coisa que gosto muito de fazer <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Eu uso o Photoshop. Quanto ãs fotos tenho tirado com o telemóvel. Mas pelo natal ofereceram-me uma canon 250D, agora preciso de aprender a trabalhar com ela.

    ResponderEliminar
  5. No momento não tenho usao nada, mas sim são umas boas dicas para levar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Também costumava usar o Evernote, mas entretanto passei tudo para o Notion. Não é uma plataforma tão simples como o Evernote, mas tenho adorado tudo o que me permite fazer. Se não conheceres, dá uma vista de olhos!


    QUE BOM QUE ESTÁS A USAR O CALENDÁRIO EDITORIAL!!!! Pelo menos não sou a única! 😂



    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de pesquisar, sim. Não conhecia, obrigada pela dica :)

      Estou e está a ser bastante útil!

      Eliminar
  7. Também uso o Canva há uns anos e gosto bastante. Em relação ao escrever em papel entendo-te perfeitamente mas já pensaste em adquirir um caderno infinito? O melhor dos dois mundos ;)
    Em relação a fotografia, existe um programa chamado Luminar que permite editares as fotos em pouquíssimos minutos. Desde do tipo de fotos e edições mas parece-me bastante prático. Deixo-te aqui um vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=4OVRXvAjDTk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por acaso já. Só tenho adiado adquiri-lo porque gosto de ter as publicações da semana todas escritas e, tendo em conta que são grandes, acho que o espaço não ia chegar. Mas tenho de analisar melhor :)
      Não conhecia, obrigada pela partilha

      Eliminar
  8. Uso, praticamente, todas estas ferramentas! 😱 Também fiz o download do calendário que a Sofia disponibilizou e sinto-me encantada, pois numa questão de horas, orientei temas que tinha por aí soltos, apontei os objetivos que pendiam e senti-me muito melhor!!
    Para apontamento de ideias, também uso o tasks do google e é-me bastante útil!

    Beijocas,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em sintonia, adoro :D
      Sim, é mesmo muito prático e permite-nos organizar melhor todos os nossos pensamentos soltos, que acabamos por anotar em mil lugares diferentes

      Eliminar

Enviar um comentário