­

CRISE DE IDENTIDADE: SER CONVIDADA DE UM PODCAST

by - fevereiro 01, 2021

Fotografia da minha autoria



«Raparigas que gostam de futebol e outras conversas»


A minha personalidade introvertida faz-me permanecer nos bastidores. Não só porque dispenso ser o centro das atenções, mas também porque careço de habilidade para conversas de circunstância, inibindo-me de estabelecer mais contactos sociais. No entanto, por muito que aprecie estar na minha bolha, levanto a barreira caso, do outro lado, o retorno me deixe confortável. E, assim, lancei-me sem rede, aceitando o convite para uma experiência nova - e que nunca imaginei abraçar.


SER CONVIDADA DE UM PODCAST

Foi num misto de pânico e entusiasmo que me comprometi a participar no Crise de Identidade, o podcast da Sofia Costa Lima [A Sofia World]. Mesmo perante todo o meu nervosismo, só lhe poderia dar uma resposta positiva, visto que é uma das pessoas que mais me inspira e, além disso, porque me revejo no propósito do seu projeto. Portanto, acalentando a velha máxima do «e se der medo, vai com medo mesmo», agendamos uma data e permitimos que o Zoom encurtasse a distância.


OS MEUS RECEIOS

Creio que o principal receio ao aceitar o convite era o de não estar à altura; de me atrapalhar no discurso e não conseguir manter uma conversa fluída e, inclusive, apelativa o suficiente para que a Sofia tivesse margem de manobra e para que os outros quisessem escutar. Se calhar, porque penso demasiado e, inconscientemente, coloco pressão onde ela não tem de existir. Em simultâneo, acredito que este receio acresceu porque estava a contribuir para um trabalho que não é o meu.

Lido bem com o facto de uma iniciativa minha não corresponder ao que idealizei, mas incomoda-me pensar que não fui capaz de ser relevante para quem, de braços abertos, me acolheu em sua casa. Ainda para mais, quando quero que a pessoa tenha o maior sucesso possível em tudo aquilo a que se propuser. Mergulhada nestes devaneios, respirei fundo e fiz o que sei fazer melhor: desconstruir e falar com o coração.

Numa manhã de domingo, desembaracei-me desses medos infundados e embarquei na aventura ciente que, do lado de lá da vídeochamada, teria alguém que partilha o meu dialeto. Por isso, só podia correr bem.


E CORREU?

Sem qualquer dúvida, modéstia à parte. Aliás, a julgar pela duração do episódio - e pelo tempo que estivemos à conversa no pré e no pós gravação -, compreendi que não havia qualquer motivo para estar em pânico. Eu e a Sofia não nos conhecemos pessoalmente, mas fiquei com a sensação que estava numa conversa de café com alguém que já faz parte da minha fortaleza, há anos. Quem diria que duas pessoas tão pouco faladoras iriam partilhar inúmeros pensamentos e pontos de vista?

Parecia improvável, mas aconteceu e nem dei pelas horas a avançarem. Por oposição, dificilmente esquecerei esta experiência fantástica, que me levou a sair da minha zona de conforto e a crescer um pouco mais.


TEMAS ABORDADOS

A ideia inicial era fazer um episódio apenas dedicado ao futebol, como a Sofia explicou nesta publicação. Porém, acabamos a conversar sobre a minha infância, sobre a importância da cultura na vida e na educação, sobre o nosso Porto e sobre como o «desporto rei» ainda parece ser um tabu, ou uma mera paixão passageira, nas preferências de uma mulher.

De um modo orgânico, recuei ao passado, exteriorizei inquietações, crenças e sensações e refleti sobre vários outros aspetos. E ri-me muito, porque foi uma conversa consciente, mas sempre descontraída.


Estou bastante grata pela oportunidade e por, ao episódio sete [há coincidências tão bonitas], me ter dado a honra de ter uma Crise de Identidade na sua companhia. Espero que gostem tanto de ouvir como eu gostei de participar. Foi mesmo espetacular! Obrigada, Sofia 💙


- Spoiler alert: Este episódio tem pronúncia -

You May Also Like

32 comments

  1. Ontem à tarde ouvi um bocadinho, mas ainda não acabei. Adoro a tua pronúncia :) e acho que estiveste à altura do desafio. Parabéns. <3

    Já estou a seguir a Sofia.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, obrigada, minha querida! Fico mesmo feliz *-*

      Que bom, vais adorar segui-la

      Eliminar
  2. Ontem á noite também comecei a ouvir mas hoje vou acabar. Eu gosto de ouvir podcasts quando estou quietinha sem ninguém a chatear!!

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Ouvi um bocadinho e achei piada, já que não conhecia a tua voz e, como bem se disse no início, acabamos por imaginar sempre a voz, a cara ou a silhueta de quem se esconde atrás do que escreve. Cool ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A voz de quem está do outro lado é sempre um dos aspetos que mais curiosidade me desperta :D
      Obrigada!

      Eliminar
  4. Vou tirar um bocadinho da minha tarde de hoje para ouvir. Estou muito curiosa para ouvir as tuas opiniões que sabes que prezo e também para ficar a conhecer esse sotaque! :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho mesmo que ouvir! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Parabéns por teres suplantado os teus medos. Também sou uma pessoa dos bastidores!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  7. Façam mais por favor 💙💙💙 Cá estarei para vos ouvir 🥰🌈

    ResponderEliminar
  8. Desde já os meus parabéns, ainda não ouvi, mas sei que vou gostar.

    ResponderEliminar
  9. Espero poder ouvir esta semana porque até tenho muita curiosidade!! E adoro a pronúncia do norte 😂 Acho que, sempre vale a pena, sair da nossa zona de conforto. Agora, pode ser que nos brindes com um podcast só teu. Beijinho 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico a aguardar o teu feedback :D
      Sim, sem dúvida, até porque alargamos horizontes e guardamos outras vivências.
      Não digo que nunca acontecerá, mas, por enquanto, não está nos meus planos ahah

      Eliminar
  10. Tenho de ir ouvir!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pelo privilégio de partilharmos esta conversa! Ainda bem que meteste os receios de lado. 🙏💙


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela oportunidade. Adorei a experiência e, sobretudo, a conversa. Também acho que sim 💙

      Eliminar
  12. Respostas
    1. A ouvir, quase que não me reconheço, porque acho que não tenho pronúncia ahahah

      Eliminar
  13. Quero tanto ouvir!!! Vou já abrir no Spotify 💖 tenho tido saudades de te ler e este fim-de-semana vou resolver isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És sempre uma querida! Muito, muito obrigada 💖 depois diz-me o que achaste

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida! Depois diz-me o que achaste 💖

      Eliminar