CAIXA MÁGICA || MAIS SÉRIES PORTUGUESAS
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A pergunta não é como, mas quando»
O meu apreço por séries não pertence a uma gaveta desconhecida, atendendo a que o partilho sempre que o coração o pede. Porque eu sou feita de histórias longas, que me permitem estabelecer vínculos mais profundos com as personagens - tal como nos livros. Por isso, deixo que os episódios se sucedam, tecendo um manto de temporadas sem igual.
É, também, ressalva desta casa que a aposta da RTP neste formato audiovisual tem sido de excelência. Naturalmente, houve séries a marcar-me mais que outras, como o caso de Sara, Sul e A Espia. Porém, creio que é inegável o compromisso de valorizar o que se faz de melhor em Portugal. E mantenho-me atenta às possibilidades em canal aberto e nas plataformas digitais, enriquecendo a minha experiência cultural.
Assim, há cinco séries portuguesas que acompanhei/estou a acompanhar que considero dignas de todo o destaque. Quer pela originalidade, quer pela qualidade do enredo e do elenco - sempre versátil e heterogéneo.
O ATENTADO
É a história do atentado ocorrido em 1937 contra o Professor Oliveira Salazar. Da autoria de Francisco Moita Flores, baseia-se em factos reais e revela «as voltas e reviravoltas da investigação contaminada pelo ódio político», mostrando não só o planeamento e a concretização do atentado, mas também o período terrível que se seguiu ao momento.
3 MULHERES
Esta série com vários apontamentos verídicos tem a particularidade de partir das biografias e da intervenção cultural e cívica da poetisa Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa [pseudónimo de Maria Armanda Falcão]. Deste modo, recuamos e recordamos [a]os últimos anos do Estado Novo, compreendendo o combate contra a censura, a desigualdade e a desvalorização da mulher que foi assumido por estas personalidades inspiradoras. Com traços cómicos e intensos, na medida certa, há reencontros que nos permitem recomeçar.
CRÓNICA DOS BONS MALANDROS
Inspirada na obra homónima de Mário Zambujal, apresenta-nos um grupo de ladrões distinto e muito especial. Numa história quase insólita, que nos transporta para Lisboa dos anos 80, a boa disposição está garantida - e as peripécias também. Se procuram uma companhia para rir - mas que consegue, de igual forma, emocionar -, acredito que esta opção não desiludirá, até porque as personagens foram bem defendidas.
FILHA DA LEI
A Inspetora-Chefe da Polícia Judiciária, Isabel Garcia, é confrontada com o maior desafio da sua carreira, porque há uma série de assassinatos violentos a acontecer em Lisboa. Entre a obsessão de encontrar o culpado - que, para Isabel, é óbvio - e as pistas que parecem levar a lugar nenhum, existe uma energia misteriosa que nos faz duvidar de vários comportamentos. Em simultâneo, acompanhamos o desnorte de uma adolescente, que apenas procura a aprovação dos pais.
ATÉ QUE A VIDA NOS SEPARE
As famílias unem-se na alegria, na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte se intrometa no caminho. Mas e quando é a vida a fazê-lo? Com várias histórias que se cruzam, acabamos a refletir sobre as inúmeras visões do amor. Privilegiando uma aura nostálgica e cómica, num equilíbrio perfeito, a nova aposta da RTP é bastante humana.
Que outras séries portuguesas recomendam?
Não acompanho muito as séries que passam na televisão.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Recomendo, Francisco, a RTP está com ótimas apostas!
EliminarObrigada e igualmente
Sou sincera, não vejo muitas séries. Já ouvi falar em Até que a Vida nos separe e fiquei curiosa com estas recomendações, em especial com 3 Mulheres. :)
ResponderEliminar3 Mulheres está mesmo incrível! Se tiveres curiosidade, está disponível na RTP. Aliás, estão todas :)
EliminarGostei bastante da Crónica e estou a adorar o "Até a vida nos separe".
ResponderEliminarViva o voltarmos a ter espacinhos para a nossa cultura! :)
São belos exemplos do que se faz de melhor no nosso país. Tão bom *-*
EliminarConfesso que ando um pouco desligada dessas coisas, mas não conhecia as que falou
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Se tiveres curiosidade, estão disponíveis na RTP Play
EliminarAdorei a série Vidago Palace, foi excelente, foi pena ser curta.
ResponderEliminarRecomendo.
Beijinho grande!
Também vi 🧡
EliminarTambém já tive a oportunidade de ver :)
EliminarHonestamente, não desgostei, mas acho que precisava de ter mais alguns episódios para não ficar tão confusa em alguns aspetos
EliminarAdoro todas 🧡 Ando rendida com Até que a Vida nos Separe 🥰🌈
ResponderEliminarEstá incrível!
EliminarSó vi alguns episódios da Crónica dos bons malandros, não fiquei fã.
ResponderEliminarAs outras não conheço.
Oh, que pena :/
EliminarNão conhecia nenhuma. Não costumo ver muitas séries e portuguesas menos ainda. É algo que tenho de mudar.
ResponderEliminarConfesso que não dispenso uma boa série :D
Eliminarapenas em falta ver a série ate que a vida nos separe fiquei curiosa
ResponderEliminarhttp://retromaggie.blogspot.com/
Aconselho, está mesmo bem conseguida!
EliminarAndreia boas séries pra acompanhar nesse momento de pandemia, gostei muito de conhecer bjs.
ResponderEliminarhttp://www.lucimarmoreira.com/
Proporcionam uma bela companhia, sem dúvida!
EliminarAdorei a série "Conta-me como foi", mas não consegui acompanhar a última temporada na TV. Comecei a ver "A atentado", mas também por falta de tempo não consegui acompanhar. "Até que a vida nos separe", vi o primeiro episódio e não me conquistou (talvez não esteja no momento certo para o ver". Tenho muita curiosidade em ver "3 Mulheres".
ResponderEliminarCaso queiras espreitar, estão todas disponíveis na RTP Play :)
Eliminar3 Mulheres está mesmo incrível!