CAIXA MÁGICA || MAIS SÉRIES PORTUGUESAS

Fotografia da minha autoria


«A pergunta não é como, mas quando»


O meu apreço por séries não pertence a uma gaveta desconhecida, atendendo a que o partilho sempre que o coração o pede. Porque eu sou feita de histórias longas, que me permitem estabelecer vínculos mais profundos com as personagens - tal como nos livros. Por isso, deixo que os episódios se sucedam, tecendo um manto de temporadas sem igual.

É, também, ressalva desta casa que a aposta da RTP neste formato audiovisual tem sido de excelência. Naturalmente, houve séries a marcar-me mais que outras, como o caso de Sara, Sul e A Espia. Porém, creio que é inegável o compromisso de valorizar o que se faz de melhor em Portugal. E mantenho-me atenta às possibilidades em canal aberto e nas plataformas digitais, enriquecendo a minha experiência cultural.

Assim, há cinco séries portuguesas que acompanhei/estou a acompanhar que considero dignas de todo o destaque. Quer pela originalidade, quer pela qualidade do enredo e do elenco - sempre versátil e heterogéneo.


       O ATENTADO       

É a história do atentado ocorrido em 1937 contra o Professor Oliveira Salazar. Da autoria de Francisco Moita Flores, baseia-se em factos reais e revela «as voltas e reviravoltas da investigação contaminada pelo ódio político», mostrando não só o planeamento e a concretização do atentado, mas também o período terrível que se seguiu ao momento.


       3 MULHERES       

Esta série com vários apontamentos verídicos tem a particularidade de partir das biografias e da intervenção cultural e cívica da poetisa Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa [pseudónimo de Maria Armanda Falcão]. Deste modo, recuamos e recordamos [a]os últimos anos do Estado Novo, compreendendo o combate contra a censura, a desigualdade e a desvalorização da mulher que foi assumido por estas personalidades inspiradoras. Com traços cómicos e intensos, na medida certa, há reencontros que nos permitem recomeçar.


       CRÓNICA DOS BONS MALANDROS       

Inspirada na obra homónima de Mário Zambujal, apresenta-nos um grupo de ladrões distinto e muito especial. Numa história quase insólita, que nos transporta para Lisboa dos anos 80, a boa disposição está garantida - e as peripécias também. Se procuram uma companhia para rir - mas que consegue, de igual forma, emocionar -, acredito que esta opção não desiludirá, até porque as personagens foram bem defendidas.


       FILHA DA LEI       

A Inspetora-Chefe da Polícia Judiciária, Isabel Garcia, é confrontada com o maior desafio da sua carreira, porque há uma série de assassinatos violentos a acontecer em Lisboa. Entre a obsessão de encontrar o culpado - que, para Isabel, é óbvio - e as pistas que parecem levar a lugar nenhum, existe uma energia misteriosa que nos faz duvidar de vários comportamentos. Em simultâneo, acompanhamos o desnorte de uma adolescente, que apenas procura a aprovação dos pais.


       ATÉ QUE A VIDA NOS SEPARE       

As famílias unem-se na alegria, na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte se intrometa no caminho. Mas e quando é a vida a fazê-lo? Com várias histórias que se cruzam, acabamos a refletir sobre as inúmeras visões do amor. Privilegiando uma aura nostálgica e cómica, num equilíbrio perfeito, a nova aposta da RTP é bastante humana.


Que outras séries portuguesas recomendam?

Comentários

  1. Respostas
    1. Recomendo, Francisco, a RTP está com ótimas apostas!

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Sou sincera, não vejo muitas séries. Já ouvi falar em Até que a Vida nos separe e fiquei curiosa com estas recomendações, em especial com 3 Mulheres. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3 Mulheres está mesmo incrível! Se tiveres curiosidade, está disponível na RTP. Aliás, estão todas :)

      Eliminar
  3. Gostei bastante da Crónica e estou a adorar o "Até a vida nos separe".
    Viva o voltarmos a ter espacinhos para a nossa cultura! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São belos exemplos do que se faz de melhor no nosso país. Tão bom *-*

      Eliminar
  4. Confesso que ando um pouco desligada dessas coisas, mas não conhecia as que falou
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Adorei a série Vidago Palace, foi excelente, foi pena ser curta.

    Recomendo.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tive a oportunidade de ver :)

      Eliminar
    2. Honestamente, não desgostei, mas acho que precisava de ter mais alguns episódios para não ficar tão confusa em alguns aspetos

      Eliminar
  6. Adoro todas 🧡 Ando rendida com Até que a Vida nos Separe 🥰🌈

    ResponderEliminar
  7. Só vi alguns episódios da Crónica dos bons malandros, não fiquei fã.
    As outras não conheço.

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia nenhuma. Não costumo ver muitas séries e portuguesas menos ainda. É algo que tenho de mudar.

    ResponderEliminar
  9. apenas em falta ver a série ate que a vida nos separe fiquei curiosa
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Andreia boas séries pra acompanhar nesse momento de pandemia, gostei muito de conhecer bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  11. Adorei a série "Conta-me como foi", mas não consegui acompanhar a última temporada na TV. Comecei a ver "A atentado", mas também por falta de tempo não consegui acompanhar. "Até que a vida nos separe", vi o primeiro episódio e não me conquistou (talvez não esteja no momento certo para o ver". Tenho muita curiosidade em ver "3 Mulheres".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso queiras espreitar, estão todas disponíveis na RTP Play :)
      3 Mulheres está mesmo incrível!

      Eliminar

Enviar um comentário