PÁGINAS SALTEADAS: CHOCOLATE QUENTE EM PERSÉPOLIS

Fotografia da minha autoria



«Nós partilhamos o ingrediente, tu escolhes o livro»


A literatura e a culinária são duas artes distintas, mas acalentam a capacidade de caminhar de mãos entrelaçadas, porque os livros têm os temperos certos para nos deixarem deliciados. Portanto, a Andreia Moita [Andreia Moita], a Joana Clara [Às Cavalitas do Vento], a Vânia Duarte [Vânia Duarte] e a Catarina Alves de Sousa [Joan of July], movidas por esta premissa, em 2017, deram asas ao Páginas Salteadas.

Todos os meses, selecionavam a mesma obra e, posteriormente, criavam receitas com base «nas emoções que aquela história lhes despertou». Porque há sempre «cheiros, sabores e texturas» que se formam no nosso imaginário. O projeto esteve em pausa no ano transato, mas resgataram-no no início de 2021. Assim, para esta nova edição, abrem as portas à comunidade e deixam de ter um livro específico para priorizarem um ingrediente. O desafio consiste, então, em ler um exemplar que nos remeta para aquele ingrediente, confecionando um prato com essa opção.

Quando vi o tema de fevereiro, pensei logo num chocolate quente. Não só porque adoro, mas também porque nunca tinha feito. No entanto, não estava certa de conseguir participar, uma vez que as minhas leituras poderiam orientar-me num sentido muito oposto. Até que, com Persépolis no colo, leio a seguinte frase na página 66: «Vou fazer-te chocolate quente!». Por isso, num daqueles singulares momentos em que os astros se alinham, estava lançado o mote para experimentar esta receita.


🍴 CHOCOLATE QUENTE CREMOSO


Ingredientes
- 50 ml de leite integral ou gordo;
- 100 gramas de chocolate 70% cacau;
- 1 colher de sopa de cacau em pó;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 pitada de sal;
- Canela em pau.

Modo de Preparação
- Numa panela pequena, ferver o leite com o pau de canela;
- Quando começar a ferver, diminuir o lume e deixar aquecer durante 10 minutos, permitindo que o leite absorva bem o sabor da canela;
- Retirar o pau de canela e adicionar o cacau em pó e o sal;
- Mexer bem até dissolver;
- Coar o leite, transferindo-o para outra panela;
- Adicionar os pedaços de cacau e mexer até que se dissolvam, procurando obter uma consistência cremosa, que nos satisfaça;
- Experimentar e, caso seja necessário, adicionar o açúcar.
- Servir.

Nota
- A receita original leva, ainda, essência de baunilha. Eu não usei, porque não tinha em casa, mas, caso pretendam acrescentá-la, devem fazê-lo logo no primeiro passo, para que ferva juntamente com o leite;
- Senti necessidade de acrescentar amido de milho [maizena], pois, de outra forma, o chocolate não ficaria com a textura que desejava.


Há apreciadores de chocolate quente desse lado?

Comentários

  1. Eu!!! Adoro, apesar de beber poucas vezes porque devido ao facto de sofrer de enxaqueca tive que reduzir o consumo de chocolate. Mas adoro chocolate quente, a minha avó materna fazia sempre no dia de todos os Santos. Lembro muito dela <3

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo regrado, vai dando para apaziguar as saudades do chocolate quente.
      Oh, que memória tão boa <3

      Eliminar

  2. Adoro chocolate quente. Concordo que os livros e a culinária se completam, na sua mais bela e imaginária essência.
    .
    Deixando um abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma bela maneira de interligarmos duas artes tão incríveis!
      Uma delícia :)

      Eliminar
  3. O Louis agora anda sempre a pedir hot cocoa por causa das historias do Percy O Park Keeper <3 Vou guardar esta receita para fazer para ele <3

    ResponderEliminar
  4. Não sou mega fã de chocolate quente, embora seja apreciadora de chocolate. Agora, lendo um comentário por aqui, percebi o porquê das minhas enxaquecas constantes 🤦🏻‍♀️ É do chocolate. Sempre que como dá-me enxaqueca.
    Contudo, de vez em quando, até que sabe bem, logo vou experimentar fazer. Já tinha visto este desafio no blog da Vânia e da Catarina e é incrível como se consegue juntar dois mundos distintos em algo maravilho. Tudo isto, remete-me à quarteto Chocolate, em que literalmente, babava com os detalhes de cada chocolate e onde eram servidos muitas Chávenas de Chocolate. Beijinho 😗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não resisto a chocolate, mas acaba por ser mais raro comer chocolate quente :p
      Até há pouco tempo, confesso, não sabia que podiam estar interligados.
      Se experimentares, diz-me o que achaste :)

      Eliminar
    2. P.S. Imagino! Ler isso é logo uma tentação ahah

      Eliminar
  5. Adoro chocolate quente e é uma das minhas bebidas de eleição para domingos de chuva e serões de jogos de PC com o meu namorado (nerd&geek alert!!!). Achei este desafio muito giro. Estou tentada a cozinhar mais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transmite logo outro aconchego!
      É uma dinâmica mesmo espetacular. Fiquei muito entusiasmada por abrirem o projeto à comunidade

      Eliminar
  6. Olha que boa receita para experimentar :).
    Não leio BD desde a minha infância. Ainda não voltei a sentir interesse para voltar a ler. Talvez um dia me volte a aventurar :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se experimentares, diz-me o que achaste :)
      Sim, talvez. Nunca li muita BD, mas esta história chamou mesmo por mim

      Eliminar

Enviar um comentário