ALMA LUSITANA || AVEIRO: FÓSFOROS E METAL SOBRE IMITAÇÃO DE SER HUMANO

Fotografia da minha autoria


Tema: Um livro para morar


A poesia é um género para morar - ainda que, por vezes, eu seja aquele amigo que atravessa o mundo, desligado, e demora a regressar, tornando-se quase num estranho. Por essa razão, influenciada pela Rita da Nova, apontei novamente a Aveiro e ao Alma Lusitana, porque o livro da Filipa Leal abriu-me as portas de casa e convidou-me a permanecer.

«Sei que eu e os meus irmãos tivemos sempre
uns dos outros as partes melhores»

Fósforos e Metal Sobre Imitação de Ser Humano é um misto de conselhos para quem entra nos quarenta e uma exposição de escultura, mantendo um tom despretensioso, sarcástico e bastante relacional. Porque, com honestidade, equilibra aspetos do quotidiano com experiências pessoais e familiares. E, assim, deambulamos por fragmentos da sua infância e sentimentos mais atuais, proporcionando-nos uma leitura intimista, que facilmente se cola à nossa pele - mesmo que a descubramos num sopro.

«Não é a terra que é estreita, sou eu»

Fiquei, particularmente, presa à primeira parte. No entanto, toda a obra, que também apresenta poesia em prosa, é fantástica. Porque é sobre ser, sobre generosidade, sobre aprender a dividir, sobre amores, desamores e ilusões. E, por consequência, é sobre metamorfoses. Com um traço utópico e outro que consegue ser a luz da nossa realidade, perdemo-nos nos seus versos, sentindo tudo. Fósforos e Metal Sobre Imitação de Ser Humano tem mesmo a essência certa. Que obra de arte!

«Queria os teus olhos a fecharem-se comigo por dentro e tu por dentro de mim»


// Disponibilidade //

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Não conhecia o livro. Vou levar a sugestão.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma excelente sugestao :) E se é um livro onde se pode morar, conta comigo para o ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a ler e a sentir que podia mesmo morar lá dentro, porque tem relatos muito proximais :)

      Eliminar
  3. Mais uma boa sugestão, parece ter uma história bem interessante, não conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia de todo o livro, parece-me interessante. Este mês não me aventurei “por Aveiro”, mas sim em Leiria, para reler um dos livros que mais li na minha adolescência e que me marcou de uma forma inexplicável. 😍 Este desafio está a ser incrível! Só espero que no próximo ano, continue a existir. Beijinho 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o fiquei a conhecer graças à partilha da Rita da Nova. E, como queria investir em mais livros de poesia, nem hesitei :D
      Muito curiosa para ler a tua opinião!

      Awww, tão bom *-* Embora não esteja nada fechado, digamos assim, quero continuar com o Alma Lusitana e já ando a pensar em temas e em alternativas

      Eliminar

Enviar um comentário