LEITURAS DESCOMPLICADAS ||
A COR PÚRPURA

Fotografia da minha autoria



«Um clássico da literatura americana»


Fevereiro traz no seu regaço uma celebração particular, uma vez que, nos Estados Unidos da América, é o mês da Black History, procurando assinalar «as concretizações dos negros na sua História». Como acredito que há datas e lutas que devem ser transversais a todas as comunidades, resgatei da minha estante o livro de Alice Walker, que não só é a seleção do Clube de Leitura Leituras Descomplicadas, como também pertence à lista de obras que pretendo ler antes dos trinta.

«Ela tem medo. Mas eu digo pra ela Eu tomo conta de ti»

A Cor Púrpura, escrito num registo epistolar, é um manifesto contra o ódio, a desigualdade e a violência. Embora nos receba com um autêntico murro no estômago, visto que apresenta um relato cru dos acontecimentos, não deixa de acalentar uma certa dose de ternura e inocência. Ainda assim, não posso prosseguir sem alertar para a presença de gatilhos, porque são claros os abusos - sexuais e emocionais -, o desrespeito pelas mulheres, a crueldade e a ponte com um passado de escravatura. Há um traço desumano que nos revolta e que nos faz repensar os nossos comportamentos em relação aos demais, por isso é que esta história permanece tão atual. Porque, enquanto a cor de pele for mais importante, serão sempre mais os muros a separar-nos.

«Mas eu não sei lutar. Só sei me manter viva»

A palavra de ordem parece ser sobreviver. No entanto, a autora construiu uma narrativa de contrastes, mostrando que há mais mundo para além do conformismo e da submissão. Assim, gradualmente, vamos sendo confrontados por uma bela metamorfose da nossa protagonista, que descobre a sua voz. Escrevendo cartas a Deus, na tentativa de entender o que está a acontecer na sua vida, é na companhia de Sofia e, sobretudo, de Sugar que Celie floresce, libertando-se dos fantasmas do passado. E é este vínculo que evidencia o forte impacto da sororidade.

«Ter alguém pra onde fugir. Uma ideia tão doce era insuportável»

Este livro, para além de se centrar no racismo e na violência, também foca os efeitos de uma educação precária. Contudo, um dos aspetos mais fascinantes da tradução de Tânia Ganho é a ressalva da existência de marcas de oralidade da comunidade negra rural - aliás, uma escolha que provém da própria Alice Walker -, aproximando-nos do contexto das personagens. Portanto, como alguém mencionou, «é a arte a imitar a vida», incluindo-nos no processo com outra intimidade, até porque revela um nível de honestidade e vulnerabilidade que nos desarma.

«Nunca ninguém me amou, digo»

A Cor Púrpura é uma viagem intensa e bastante emocional, na qual se expõem medos, dúvidas e desejos, ao mesmo tempo que se promove um reencontro espiritual. E é, acima de tudo, uma demonstração de redenção, de empoderamento e de amor. Principalmente, o próprio. Porque, por vezes, sentimos que algo é errado, mas não possuímos meios para inverter essa condição. Apesar disso, quando se cruzam verdadeiros caminhos de empatia e fraternidade, o destino pode ser distinto, permitindo-nos recomeçar. Mesmo que o mundo nem sempre seja um lugar seguro, há pessoas que se transformam numa casa inquebrável.

«Toda a gente aprende alguma coisa na vida»


// Disponibilidade //

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Li o livro e vi o filme e continuo com o murro no estômago.
    A tua análise sobre o romance da escritora afro-americana é soberba.
    „Toda a gente aprende alguma coisa na sua vida“
    Eu aprendi a vir aqui — o que enriquece a minha vida cultural 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mesmo de ver o filme!
      Muito obrigada, de coração, Teresa. Significa mesmo muito ler isso <3

      Eliminar
  2. Não conhecia este livro, fiquei muito curiosa. Obrigada pela sugestão.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo, minha querida. É daqueles livros que nos arrebatam!

      Eliminar
  3. Confesso que não conhecia! Deixaste-me curiosa! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Quero muito ler :) Vi o filme no final da minha adolescencia e marcou-me bastante...

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia e já vi nos comentários que também há um filme... fiquei curiosa!

    Um beijinho*

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há :) o filme ainda não vi, mas recomendo imenso o livro

      Eliminar
  6. Oi Andrei
    É uma história intemporal
    Eu li o livro e vi o filme também
    E concordo que é um murro mesmo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nuca tinha ouvido falar desse livro, mas sim parece que tem uma história bastante interessante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Vi o filme há muitos anos e quero mesmo muito ler o livro. Tenho a certeza que é daqueles que vai deixar marca. :)

    ResponderEliminar
  9. Não me parece ser o tipo de livros que costumo ler(já tinha visto essa capa mas não sabia do que o livro tratava), mas adorei a tua foto (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Eu vi o filme, muito intenso, imagino o livro!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alturas em que o livro nos engana, porque há uma certa leveza nas palavras da protagonista. No entanto, quando paramos para refletir, sentimos todo o peso das situações.
      Tenho de ver o filme

      Eliminar
  11. Fiquei super curiosa com este livro, acho que iria gostar muito de o ler

    ResponderEliminar
  12. Já tinha ouvido falar neste livro, por ser um clássico. Ainda não tive oportunidade de lê-lo. Gostaria imenso! É uma história arrebatadora. Só quem passa por isso, pode saber quão duro é. Somos privilegiados por não passarmos por isso, mas iremos ver sempre de perto e está em nós, sermos diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade, recomendo. É um livro que se lê muito bem, pelo discurso da protagonista, mas que nos alarga horizontes e nos faz refletir sobre um passado que não está assim tão distante.
      Somos mesmo!

      Eliminar
  13. Nunca li, mas vou tomar nota da dica.
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  14. Vi o filme na adolescência e senti-me muito impactada.
    O livro nunca encontrei, mas fiquei ainda mais interessada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme ainda não vi, mas tenho de tratar disso.
      Aconselho, é uma leitura que nos enriquece bastante

      Eliminar
  15. Eu vi este filme muito nova, e acho que não processei todas as mensagens que foram dadas, acho que vou ter mesmo de ler o livro. Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  16. Olá Andreia,
    Esse é um daqueles livros que quero muito ler mas, por algum motivo qualquer, estou sempre enrolando e nunca pego. Sei que ele vai ser impactante e maravilhoso. Sua resenha foi uma das melhores que já li dele.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ray :)
      Se tiver oportunidade, recomendo imenso esta leitura. É daquelas histórias que nos alargam horizontes.
      Muito obrigada!

      Eliminar
  17. Fico feliz por ver uma review tua sobre este livro, pois tenho visto imensas fotos pelo Bookstagram e deixaram-me bastante intrigada. Como tenho alguns gostos literários semelhantes aos teus, é de confiança :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andava desejosa de ler este livro e foi uma surpresa incrível! Porque consegue ter uma energia mais leve e, ao mesmo tempo, dar-nos um murro no estômago

      Eliminar

Enviar um comentário