DIA MUNDIAL DA RÁDIO: AS MINHAS VOZES FAVORITAS

Fotografia da minha autoria



«A rádio não é timbre, é emoção»


As minhas viagens de carro são sempre feitas de rádio ligado. Por muito que aprecie escutar o silêncio, conforta-me ir em direção ao destino na companhia de música e das conversas que se sucedem nos intervalos das mesmas. Porque há uma sensação de proximidade e descoberta que encurta a distância - a física e, também, a emocional.

Em 1946, a United Nations Radio emitiu, pela primeira vez, um programa para seis países. E, desde 2012, a 13 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial da Radio. Sendo um meio de comunicação por excelência, é louvável a sua capacidade para se reinventar; para acompanhar o progresso e adaptar-se às mudanças e às necessidades dos ouvintes. Nem tudo é perfeito, claro. E sinto que o caminho permanece longo no que diz respeito à aposta na música portuguesa, por exemplo. Mas há passos a serem fomentados nesse sentido. E, assim, equilibrando a informação e o entretenimento, usam as suas vozes para nos falarem ao coração.

Cresci quase fidelizada a uma estação. A antiga Rádio Cidade [agora Cidade FM], pelo projeto em si, esteve presente em grande parte da minha vida. Porém, com o tempo - e a maturidade -, senti vontade de escutar outros registos e percebi que eram os locutores que me conectavam com aquela casa e não tanto o inverso. Por isso, fui alargando horizontes, passando a comprometer-me mais com as pessoas e menos com os grupos de rádio, acompanhando-as nas suas transições de carreira e sem me sentir culpada. Porque faz tudo parte do percurso.

Portanto, nesta data comemorativa, partilho aquelas que são as minhas vozes da rádio. Embora sejam tão distintas, há algo que as une: o profissionalismo, a cadência, a generosidade comunicativa, a sobriedade, o equilíbrio e, naturalmente, o amor às palavras faladas.


📻 Filipa Galrão 
[A voz. Ficaria horas a ouvi-la, porque transmite imensa paz].

📻 Gonçalo Câmara 
[Sinto que a sua voz transborda serenidade e poesia. Muita poesia].

📻 Vera Fernandes 
[É impossível não ficarmos cheios de energia na sua companhia].

📻 Rui Maria Pêgo
[comunicador nato, que me deixa sempre fascinada pela elegância com que guia os programas. Além disso, tem um sarcasmo que aprecio]

📻 Nuno Markl
[inconfundível, criativo e com uma característica 
que adoro: não se leva demasiado a sério]


Poderia, ainda, incluir nesta lista: Joana Azevedo, Catarina Palma e Joana Marques. Contudo, sem qualquer desfeita pelos seus trabalhos, os cinco nomes anteriores são um exemplo do que a rádio tem de melhor.


Quem são, para vocês, as vozes da rádio?

Comentários

  1. A rádio é uma das minhas melhores companhias 🥰🌈📻 Adoro o Markl, já o acompanho há 15 anos ❤️ Das melhores memórias que tenho é irmos juntos, para o trabalho, de carro, eu e o Rui a ouvir os programas do Nuno na Antena 3 ❤️ Também gosto muito da Joana Marques e da Ana Galvão :) e por falar em rádio hoje acordei com uma fotografia, no Instagram do Nuno,de dois grandes senhores, Júlio Isidro e António Sala ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhoso como a rádio perpetua tantas memórias. Que aconchego bom 💛

      Eliminar
  2. Apesar de ouvir muito menos rádio do que ouvia há uns anos, ficou-me na memória a voz do João Chaves que apresentava o Oceano pacífico na RFM, era icónica aquela voz. Também gosto da Mariana Alvim e do Vasco Palmeirim.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, bem lembrado, a sua voz é mesmo inconfundível! Também gosto muito do Palmeirim :)

      Eliminar
  3. No carro é como se fosse terapia, adoro ouvir rádio :)

    ResponderEliminar
  4. As minhas vozes da rádio são o Nuno Markl, a Joana Marques, a Ana Galvão, a Carla Rocha e o Francisco Sena Santos (que foi meu professor e a quem estarei eternamente agradecida).


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  5. O rádio é um meio de comunicação importante para todos, legal essa data, gostei muito de conhecer a sua lista de vozes de rádio, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  6. O meu rádio do carro infelizmente não dá para conectar usb, logo só ouço RFM. Não gostava nada de ouvir rádio. Sempre detestei ter como companhia a rádio, muito por causa do que eles falavam. Atualmente, quando vou para o trabalho, gosto especialmente das anedotas que contam. Têm sempre piada. É pena que caiu um pouco em desuso. É sempre bom marcamos essas datas que também são muito importantes. Beijinho 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era mais nova, detestava o tempo que dedicavam às conversas, porque achava sempre que era demasiado, mas, agora, sinto que é um momento de partilha extraordinário!

      Eliminar
  7. Confesso que faz bastante tempo que rádio é coisa que não tenho ouvido no momento, acho que sim quando podiamos fazer os passeios de carro era o que se costuma mais ouvir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. A rádio fascinava-me quando ouvia programas de autor. A voz, os temas, as escolhas musicais, constituíam um todo com a identidade própria de quem o fazia. Agora que todos me parecem semelhantes e com playlist obrigatórias, deixei de sentir vontade de ouvir rádio.

    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo! Há alturas em que também sinto que a diversidade se esgota e que não fazia diferença mudar de estação, porque a linha seria a mesma. Mas, depois, há sempre apontamentos que aconchegam :)

      Eliminar
  9. Adoro a voz da Vera Fernandes e do Nuno Markl! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  10. Sempre gostei de ouvir as vozes do rádio. Hoje confesso que não tenho grande fascínio mas é sempre bom curtir uma boa música estando em viagem
    Beijinhos e uma linda semana

    ResponderEliminar
  11. As pessoas da rário. Todas têm a voz, muito, bem afinadinha. Acho bem que assim seja, que é para quem as ouve falar não ter dificuldes em perceber o que dizem.

    Tenha uma boa noite de Sábado e um bom dia de Domingo Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, ajuda imenso percebe-las sem problemas :)

      Igualmente, Edumanes!

      Eliminar
  12. No carro, tbm oiço sempre rádio. até no teletrabalho tenho a rádio ao pé do computador a fazer barulho eheheh
    Revejo-me nas escolhas. Gostvo muito da joana marques (já dos tempos da antena 3).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-nos uma excelente companhia :)
      Sim, também, a Joana Marques é incrível!

      Eliminar

Enviar um comentário