12 LIVROS DO MEU 2021 QUE NÃO
CORRESPONDERAM ÀS EXPECTATIVAS
Fotografia da minha autoria |
«E essa é a magia da leitura: estar deitada
na cama a ler e ao mesmo tempo na Lua»
O momento em que seleciono a minha próxima leitura reveste-se com um cuidado particular: fazê-la de peito aberto, sem condicionantes, para desfrutar do melhor da narrativa. É certo que, por vezes, não é simples equilibrar expectativas, mas procuro que não me limitem. Portanto, tal como em qualquer outra componente da nossa jornada, há histórias que nos arrebatam. E há outras que se dispersam dos nossos pensamentos.
Creio, inclusive, que seria impossível não sentir este contraste num ano que me permitiu transitar por tantos enredos. Faz parte do processo, porque nem todos os livros nos tocam da mesma maneira. Além disso, cada leitura tem o seu tempo, que pode ou não coadunar-se com o nosso. É por esse motivo que sou tão apologista das releituras, pois captamos sempre uma energia distinta, uma mensagem que não fomos capazes de interpretar ou, por oposição, confirmamos que, de facto, não combinamos. O que é perfeitamente legítimo.
Observando a lista dos meus livros de 2021, houve 12 que não corresponderam ao que esperei. Nenhum deles foi uma perda de tempo, atenção, porque encontrei pontos positivos, apenas senti que teriam outro impacto.
FÁBRICA DE MELANCOLIAS SUPORTÁVEIS , Raquel Gaspar Silva
Os pontos altos da narrativa:
O tom pético;
O palco que é dado às tradições;
O impacto de algumas memórias;
A fragilidade.
Porque não correspondeu às expectativas:
Embora a escrita seja cativante, faltou-me mais profundidade. Há temas delicados que mereciam outra abordagem, pois ficam a deambular à superfície. Também por isso não me relacionei em pleno com as personagens. É um livro que se lê bem, mas não inquieta. E uma história destas precisa de o fazer.
Embora a escrita seja cativante, faltou-me mais profundidade. Há temas delicados que mereciam outra abordagem, pois ficam a deambular à superfície. Também por isso não me relacionei em pleno com as personagens. É um livro que se lê bem, mas não inquieta. E uma história destas precisa de o fazer.
RED, Sara Marques
Os pontos altos da narrativa:
A premissa tem tanto de cativante, como de angustiante;
O foco nos direitos humanos;
Conseguir abordar temas sérios, mas preservar alguma leveza;
O sentido de família.
Porque não correspondeu às expectativas:
Se, por um lado, deparei-me com aspetos interessantes e surpreendentes, por outro, senti que existiram várias incoerências que quebraram o ritmo. Depois, acho que pecou por repetir a reviravolta mais incrível do enredo.
A FLOR MARGARIDA, Inês Vieira Brandão
Os pontos altos da narrativa:
Dar voz à empatia, à amizade e à aceitação;
Levar-nos a refletir sobre nós.
Porque não correspondeu às expectativas:
A narrativa é amorosa e com uma partilha pertinente. No entanto, pareceu-me demasiado célere. Gostava que algumas passagens tivessem um desenvolvimento maior, para transmitirem melhor a sua mensagem.
NA MEMÓRIA DOS ROUXINÓIS, Filipa Martins
Os pontos altos da narrativa:
A escrita quase poética;
Uma premissa curiosa;
Representatividade [a voz/história do casal homossexual foi o mais entusiasmante de toda a narrativa].
Porque não correspondeu às expectativas:
Escolhi este livro, praticamente, às cegas e senti-me um pouco perdida, pelo seu desenvolvimento algo confuso. Inclusive, cheguei ao fim sem ter completa certeza de qual é a sua história, porque há muita coisa a acontecer em simultâneo. Tem potencial, mas carece de um propósito mais sólido, mais focado.
RIO DO ESQUECIMENTO, Isabel Rio Novo
Os pontos altos da narrativa:
A escrita cuidada e elegante;
Um interessante retrato de época.
Porque não correspondeu às expectativas:
A história em si não me cativou, uma vez que me pareceu esgotar-se num tema de sentido único, tornando-me repetitiva. Pelas temáticas que tenta explorar, esperava outra abordagem e que tivesse um impacto maior.
AQUI HÁ MEL, Fabiana Couto
Os pontos altos da narrativa:
A filosofia consciente e otimista;
Transportar-nos para o Alentejo;
O jogo visual de certas palavras.
Porque não correspondeu às expectativas:
Os lugares comuns de alguns versos - gosto de um bom cliché, mas poderiam ser menos. Além disso, por algumas das coisas que fui lendo da Fabiana, confesso que esperava uma poesia mais inquietante.
GABRIEL 120419, Liliana Rodrigues Brito
Os pontos altos da narrativa:
A pertinência dos temas;
A mensagem tão bonita.
Porque não correspondeu às expectativas:
Esperava um relato mais emocional, mais visceral. No entanto, por ser uma história curta, é difícil que assim seja, porque os acontecimentos têm de fluir com outra rapidez. Tem potencial, no entanto, os temas centrais ficaram a pairar numa certa superficialidade e mereciam ser desenvolvidos para despertarem outra emoção.
O GATO PRETO E OUTROS CONTOS, Edgar Allan Poe
Os pontos altos da narrativa:
Os contos O Gato Preto e Os Crimes da Rua Morgue.
Porque não correspondeu às expectativas:
Achei que ia encontrar enredos assustadores - ou, pelo menos, mais sombrios. No entanto, excluindo os contos que mencionei, não foi o que senti. Aliás, alguns tornaram-se um pouco aborrecidos, por serem tão descritivos. Creio que houve um esforço grande para ser uma obra de horror, ficando longe desse patamar.
AS NOVAS IDENTIDADES PORTUGUESAS, Patrícia Moreira
Os pontos altos da narrativa:
A representatividade;
A desconstrução de preconceitos;
A premissa importantíssima.
Porque não correspondeu às expectativas:
Senti o livro um pouco disperso. Centra-se numa realidade fulcral, mas as reflexões parecem forçadas, quase construídas. Se os temas fossem mais aprofundados, acredito que a leitura fosse, de facto, impactante.
SÓ TINHA SAUDADES DE CONTAR UMA HISTÓRIA, Joel Neto
Os pontos altos da narrativa:
Ser descontraída, o que é ideal para aquelas alturas em que procuramos leituras menos exigentes;
O impacto de contar histórias.
Porque não correspondeu às expectativas:
Esperava um livro mais inspirador. É certo que, pela sua dimensão, não podemos exigir o mesmo impacto que um romance, mas acreditava que pudesse ter outra abordagem. Lê-se bem, mas não é extraordinário.
A TRANÇA DE INÊS, Rosa Lobato de Faria
Os pontos altos da narrativa:
A escrita da autora;
A originalidade do enredo;
O retrato sobre o amor e a loucura.
Porque não correspondeu às expectativas:
A dinâmica é interessante, mas a execução revelou-se um pouco confusa, afastando-me das personagens.
MERDA PARA AS MUSAS, João Coles
Os pontos altos da narrativa:
A viagem pela ausência;
Desperta-nos para uma procura constante.
Porque não correspondeu às expectativas:
O estilo poético não me arrebatou. Teve apontamentos interessantes, mas não me senti envolvida na poesia.
Faço só uma ressalva: estas observações não passam da minha opinião. Se algum destes livros vos interessar, arrisquem. As experiências de leitura são únicas e é maravilhoso fazermos as nossas descobertas.
16 Comments
Gostei de ler as tuas razões e concordo contigo, cada experiência de leitura é única.
ResponderEliminarEu escolhi três: Os Dias na Noite, do Pedro Chagas Freitas, acho que o autor não precisa de usar palavrões para vender livros. E também não precisa de escrita agrassiva. I'm in Love with a Popstar da Margarida Rebelo Pinto, adorei quando o li a primeira vez, mas na releitura achei que a autora podia ter dado mais. Astérix e o Grifo, não me consegui conectar tanto como nas outras BD.
Beijinho grande, minha querida!
Os pontos que não resultaram comigo podem ser os que tornaram a leitura incrível para outra pessoa. E essa é a magia da leitura :)
EliminarNunca li Pedro Chagas Freitas e, confesso, se houve uma altura em que tinha curiosidade, agora não me atrai.
Pois, compreendo, há livros que acabam por fazer sentido apenas numa determinada fase da nossa vida, porque as nossas vivencias se aproximavam mais
Infelizmente à sempre livros que "fogem" à nossa espectativa.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Sim, é verdade, faz parte
EliminarObrigada e igualmente
Existem livros que começam com uma narrativa muito interessante e depois ao longo da leitura se vão perdendo na "fantasia" e assim começam a perder o interesse.
ResponderEliminar.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Pois é, depois acabam por nos perder
EliminarOs livros que leio e não gosto, faço por esquecê-los rapidamente...
ResponderEliminarMas há livros que não temos grandes expectativas e surpreendem-nos pela positiva.
Continuação de boa semana, amiga Andreia.
Beijo.
Eu tento guardar só as partes que me entusiasmaram :)
EliminarSim, é verdade. E é tão bom quando isso acontece!
Obrigada e igualmente, Jaime
Nunca li nenhum desses títulos :)
ResponderEliminarSe leres algum, depois diz-me o que achaste :)
EliminarVolta e meia tambem me acontece, servem sempre de aprendizagem, apesar de me arrepender sempre de ter perdido tempo com esses livros que poderia ter usado noutros. :)
ResponderEliminarCompreendo, mas só descobrimos se o livro nos fascina, se o lermos :)
EliminarQue sim, são uma boa sugestão para conhecer, mas acho que cada livro e história acaba por deixar algo diferente
ResponderEliminarBeijinhos
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Sem dúvida! Há sempre algo a reter
EliminarJá li o livro "A trança de Inês" há algum tempo e fiquei com a mesma sensação. A forma original com que contou a história é abafada pelo desenvolvimento confuso.
ResponderEliminarSim, senti isso mesmo, o que é uma pena
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