MOLESKINE DE JUNHO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Junho chegou com promessa de festa, muita escrita, reencontros e música ao vivo e cumpriu na perfeição. Além disso, o sexto mês do ano ficará para sempre ligado ao início da minha jornada blogosférica, portanto, tem tudo para ser feliz. Entre saídas a solo e o colo das minhas pessoas-casa, deixará algumas saudades.


       MOMENTOS       

Concluir o Reading Challenge 2023
A minha meta no desafio do Goodreads estava nos 55 livros (a quantidade de títulos que tinha por ler) e alcancei-a na segunda semana de junho. Este número é, para mim, apenas um ponto de orientação, mas enche-me as medidas saber que já tive a oportunidade de me cruzar com tantas histórias.

Concerto d' Os Quatro e Meia
Corria o ano de 2014, quando me deparei com o tema P'ra Frente é Que é Lisboa, d' Os Quatro e Meia. Desde esse momento, percebi que escalariam para o topo das minhas preferências e não me enganei. Aliás, reforço essa certeza todas as vezes que os ouço e, ainda mais, quando os vejo a atuar ao vivo. Há uns tempos, fui surpreendida pela minha Gémea e pelo T., que compraram bilhetes para o concerto que dariam no Centro de Artes de Ovar. Para além da sala ser intimista, assistimos a um momento mágico. Eles são os reis disto tudo.

S. João
Uma das minhas festas favoritas, sobretudo, por ser celebrada em família. Por questões profissionais, este ano, faltaram pessoas à mesa, mas teremos a oportunidade de festejar um S. João tardio. Tudo assume outro significado nesta altura e é maravilhoso viver a noite mais longa da(s) minha(s) cidade(s).

      

      

      

      

      

Outros apontamentos bonitos do mês: ter saídas a solo para escrever e para fotografar, o Porto conquistar a taça de Portugal, receber o livro «Leme» (Margarida Sá Fernandes) e criar o meu cantinho do chá.


       LEITURAS       

📖 A Importância do Pequeno-Almoço, Francisca Camelo
📖 Guarda Nocturno, Ana Freitas Reis

📖 O Pianista de Hotel, Rodrigo Guedes de Carvalho

📖 Maremoto, Djaimilia Pereira de Almeida

📖 Obras Completas Vol. I e II, Maria Judite de Carvalho


Outras leituras do mês: 
Ainda Bem Que a Minha Mãe Morreu (Jennette McCurdy), Lágrimas no Mercado (Michelle Zauner), Conversas Entre Amigos (Sally Rooney), Género Queer (Maia Kobabe) e Rádio Silêncio (Alice Oseman)


     FILMES, SÉRIES E PODCASTS     

Braga
O corpo de uma criança cigana - Carlitos - é encontrado no Miradouro do Bom Jesus e o que chama logo à atenção é a posição em que foi deixado: de braços abertos, como se tivesse sido pregado numa cruz. Numa linha paralela, assistimos à chegada de um jovem padre à cidade de Braga. António instala-se numa paróquia abandonada, num «bairro de pobres e excluídos». É ao tentar recuperá-la que o seu caminho se cruza com Carlitos, de quem se torna próximo. A confiança entre os dois cresce, ao ponto de o rapaz lhe confidenciar que uma «pessoa muito importante da sociedade da cidade é pedófila», mas não chega a revelar o nome, aparecendo morto. Enquanto se investiga o crime, compreende-se que a alma humana será constantemente colocada à prova, numa luta entre o bem, o mal e a verdade - a premissa é excelente, mas há aspetos que necessitam de amadurecer.

A Hora dos Lobos
O filme inspirado no livro «Alcateia», de Carlos de Oliveira, transporta-nos para Cantanhede, nos anos 40. Num mundo de pescadores, Leandro e a filha Mariana «vivem do que o mar lhes dá», tentando contornar a precariedade evidente. Quando Mariana é violada, Leandro faz justiça pelas próprias mãos, por isso, vê-se obrigado a desaparecer e acaba por se juntar a um grupo de saltimbancos. Embora ache que algumas questões foram abordadas com alguma rapidez, foi interessante perceber que o escândalo de uma violação não é pelo ato hediondo em si, mas pelo falatório que pode provocar. E, infelizmente, esta mentalidade não ficou perdida neste tempo, ainda hoje tem um peso considerável.

Instinct
O Dr. Dylan Reinhart foi um agente da CIA, mas, atualmente, é professor universitário. Quando a detetive Lizzie Needham o interpela, para a ajudar a encontrar um assassino que usa o seu livro como orientação, Reinhart retoma funções e deixa de lado a sua vida pacata. Acho que o ponto chave desta série é mesmo a dinâmica entre esta dupla.

Podcasts
🎤 Desengatados Ep.6, que mostra bem a dualidade de critérios em relação às mulheres numa dating app;
🎤 Watch.tm c/ Diogo Dalot, com uma conversa maravilhosa e descontraída;
🎤 Assim Se Faz Portugal, um podcast da TSF, com voz da Maria Rueff a dar vida aos textos de Luísa Costa Gomes, Manuel Monteiro, Filipe Homem Fonseca e Afonso Cruz.


       À MESA       

O meu domingo de manhã está reservado para a preparação dos lanches da semana.

   

Assim, tenho tentado experimentar receitas diferentes e tanto os bolinhos de coco, como o bolo fondant com framboesas são exemplos dessas tentativas mais recentes. São fáceis de confecionar e rendem, o que é sempre ótimo para poupar tempo (tenho só em atenção as framboesas, porque não são fruta duradoura).


       ENTRE LINHAS       

Newsletter 80/90
A Isaura propôs-se a estar três meses sem redes sociais, porque «estava cansada de se sentir uma autêntica máquina de telegramas». Mas como é muitas coisas e precisa de divagar, enviou a sua primeira newsletter, com fixações, manias e pancas do momento. Estou a gostar muito da sua abordagem direta, mas dividida em alguns elementos culturais, que vão de livros a séries e a coisas que a deixam entusiasmada.

Ler a Diferença
A Elga Fontes (@quemmelera) recuperou o seu projeto Ler a Diferença, um ciclo de leituras inclusivas, «que pretende conciliar a exploração dos diversos temas e experiências proporcionados pelos livros com a aposta em autores marginalizados». Assim, todos os meses, haverá um tema associado e duas sugestões (uma de ficção e uma de não ficção), mas podemos explorar outras possibilidades. Esta iniciativa, que creio ser de máxima importância, durará de junho até dezembro.


       JUKEBOX       

Top 5 de favoritas
🎧 Pedra Quente, Salvador Sobral;
🎧 Será o Que Será, Joana Espadinha;
🎧 Não Vás Já, Mimi Froes;
🎧 Paranoia, David Fonseca;
🎧 Agora Vira, Edmundo Inácio


Álbuns
🎵 V.H.S. (Vol. 1), Fernando Daniel;
🎵 Uma Valsa Urgente, António Zambujo


       GRATIDÃO       

Estamos cansados, mas ninguém diz que não

O meu ponto de gratidão, para junho, divide-se em duas vertentes: a oportunidade de assistir a um concerto de uma das minhas bandas favoritas (com a companhia certa) e ter a casa cheia para celebrar o S. João.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Junho foi um mês marcado pelo regresso ao meu Ao Teu Lado, regresso lá sempre. Desta vez para formatar o texto e dar por concluída esta jornada. Foi também um mês de boas leituras, descobri que só me faltam 5 livros para concluir a bibliografia do João Tordo, descobrir a sua obra está a ser uma surpresa. Que julho seja incrível.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww, que maravilha 😍
      É um autor que quero continuar a descobrir. E acho que vou aproveitar a Feira do Livro para investir nisso

      Um excelente julho, minha querida

      Eliminar
  2. Que rico mês de Junho 🤗 Estou cansada mas de coração cheio 🥰 E para terminar em grande por aqui comemora-se 5 de 18 anos de união ✨🌈 Gostei muito da Hora dos Lobos, com a maravilhosa Mariana💛 Tenho muitas saudades dos manjericos por isso plantei sementes 🤞🏻 Feliz Julho que por aqui será de festas 🎉🎈Tily 🌷🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom, quando as coisas nos deixam de coração 😍
      Aww, que maravilha! Muitos parabéns
      Um feliz julho também para vocês 🍀💛

      Eliminar
  3. Não é mesmo que até foi um mês recheado de boas coisas,
    Tão bom quando é assim,
    Só espero que o proximo seja cheio de bons momentos como este
    Um bom fim de semana
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encheu as medidas, sem dúvida!
      Obrigada, Sofia, desejo-te o mesmo
      Bom fim de semana

      Eliminar
  4. Que Julho seja uma bonita continuação 😌

    ResponderEliminar

Enviar um comentário