ESTANTE CÁPSULA
M TRAIN, PATTI SMITH

Fotografia da minha autoria



«Um mapa de estradas da minha vida»

Avisos de Conteúdo: Morte, Luto, Linguagem Explícita


A leitura da obra literária que se segue requer um certo ambiente: intimista, com um aroma a café a inebriar os nossos pensamentos e uma predisposição que nos permita acolher uma infinidade de histórias singulares. Patti Smith abriu o seu álbum de polaroides e nós, imediatamente, sem esforço, seguimos os seus passos.


A ARTE DE ESCREVER SOBRE TUDO E COISA NENHUMA

M Train é uma narrativa de viagens, que nos transporta para o café nova-iorquino preferido da escritora e artista musical/visual, recuperando recordações antigas, leituras, pessoas, referências e inspirações e a sua relação com a arte. Neste revisitar do passado, vêmo-la a «transgredir a ordem do tempo».

«Quando as pesadas cortinas se abriram e a luz da manhã inundou 
a pequena área de jantar, ocorreu-me que, sem qualquer dúvida, nós às vezes 
escondemos os nossos sonhos por baixo da realidade»

O mundo que habita nestas páginas é fascinante, mas aquilo que me atraiu foi a sua capacidade para escrever sobre tudo e coisa nenhuma com o mesmo nível de entusiasmo. Aliás, dentro da banalidade dos dias, é a maneira como descreve as mais diversas situações que eleva a experiência, porque ajuda a criar uma proximidade palpável, mesmo que saibamos que não. Por isso, achei esta viagem tão bonita e difícil de largar.

«Serão os nossos pensamentos nada mais do que comboios a passar, sem paragens, 
sibilando por enormes cartazes de imagens sucessivas?»

A escrita consegue ser, paralelamente, poética e comum, focada em pensamentos profundos ou dilemas peculiares. Há um tom de normalidade, no qual não se leva nada a sério e que quase nos faz esquecer que é a Patti Smith - sou capaz de imaginar uma amiga de longa data a tecer observações similares. Em simultâneo, ao visitar «os lugares em nome de uma memória», notamos um tom melancólico, solitário e, também, de perda.

«- Nunca se paga demais pela paz de espírito - respondi eu»

Ter a oportunidade de descobrir estes textos é ter a sensação que estamos sentados ao seu lado, a percorrer sonhos, espaços bonitos e várias peripécias. M Train é uma partilha familiar entre mais uma chávena de café.


🎧 Música para acompanhar: Frederick, Patti Smith

📖 Da mesma autora, li e recomendo: Apenas Miúdos


◾ DISPONIBILIDADE 

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Respostas
    1. É mesmo, Teresa. Estou cada vez mais fascinada com a escrita da autora e com a forma como desenvolve os temas mais mundanos

      Eliminar
  2. Mais um para a lista :) Gosto muito de Patti Smith *.*

    ResponderEliminar
  3. Como é tão bom quando acabamos por ler algo e gostamos bastante
    Ainda não conhecia, mas me parece ser uma boa sugestão
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Não conheço, mas parece interessante. 😀

    ResponderEliminar

Enviar um comentário