CLUBE LEITURAS DESCOMPLICADAS ◾ A IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO, FRANCISCA CAMELO & GUARDA-NOCTURNO, ANA FREITAS REIS

Fotografia da minha autoria



«Poesia para ser lida com a alma»


O Clube Leituras Descomplicadas, na edição de 2023, aliou-se a pequenas unidades para uma viagem singular. Assim, com duas letras do alfabeto associadas a cada mês, o objetivo passa por selecionarmos um livro de um autor cujo nome ou apelido comecem pela[s] letra[s] em questão. Para junho, temos o F e o U.

Quando a Sandra Cavaleiro disponibilizou as informações, fiz uma lista com os títulos que se enquadravam na dinâmica e, para este mês, tinha destinado o livro do Guilherme Fonseca, o Deve Ser, Deve. Como fiz uma pequena batota e o li logo em fevereiro, achei por bem redimir-me e acabei a ler dois exemplares de poesia.


A IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO, FRANCISCA CAMELO


Avisos de Conteúdo: Referência a Violação, Assédio, Morte, Violência, 
Mutilação Feminina, Linguagem Explícita

O discurso ecoa em surdina: «não saias de casa sem tomar o pequeno-almoço», «o pequeno-almoço é a refeição mais importante», «qual foi o teu pequeno-almoço?». Foi a partir deste momento do nosso dia que a Francisca Camelo nos levou a refletir sobre o quanto esta tarefa é mais uma representação do posto social que nos foi atribuído à nascença e o que é isto de ser mulher.

«o silêncio apodera-se das minhas mãos»

Os seus poemas, tão reais, que parecem uma história versada, são-nos servidos passo a passo, como se fossemos, todos juntos, confecionar este grande pequeno-almoço: para alguns, indigesto, porque coloca em evidência o patriarcado, o medo, a solidão, a diminuição, a violência, a necessidade que ainda temos de, enquanto mulheres, nos fazermos visíveis. E, aqui, refiro o quanto adorei Manifesto de Identidade.

«as batalhas do meu corpo
sou eu que as travo
sou eu que as como
sou eu que as lavo»

Com uma escrita que oscila entre a ternura e a dureza, percebemos que há inúmeros momentos em que estamos sozinhas, mas que continuamos aqui, a resistir.


🎧 Música para acompanhar: Nome de Mulher, Ana Magalhães


GUARDA NOCTURNO, ANA FREITAS REIS


Avisos de Conteúdo: Referência a Morte

O mais recente livro de Ana Freitas Reis oscila entre o abismo e os afetos, oscila entre a tragédia e o que é cómico. Dando um certo palco à dor e a um tom mais pessimista e melancólico, é como se o sujeito poético se fosse libertando desta nuvem negra e tornasse o seu quotidiano um pouco mais leve.

«Pela madrugada a solidão entra»

Num processo catártico, que nos liberta do terror e nos permite regressar ao quotidiano, estes poemas exploram o absurdo, o real que não é racionalizado e o renascimento do corpo. E a ideia de termos o corpo como guarda nocturno torna a experiência de leitura mais visceral.


🎧 Música para acompanhar: Guarda-me Esta Noite, Valter Lobo

📖 Da mesma autora, li e recomendo: Cordão

14 comments

  1. Fiquei curiosa com os dois livros, mas o da Francisca Camelo tem um título mesmo fora da caixa.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho grande, minha querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida. Acho que é dos títulos mais incríveis com que já me cruzei
      Beijo grande, minha querida

      Eliminar
  2. Muito obrigada pela partilha destas bonitas sugestoes *.*

    ResponderEliminar
  3. Posso dizer que não conhecia nenhum dos 2 livros que acabou por falar, mas me parece ser uma boa sugestão, vou levar cada uma das dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostares de poesia, Sofia, aconselho ambos - com particular destaque para o primeiro

      Eliminar
  4. Bastante forte, mas também é preciso ler coisas assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, também é necessário, até para que consigamos compreender melhor certos assuntos, normalizá-los e sabermos o que é preciso fazer para evoluir

      Eliminar
  5. Mais dois que não conheço mas que levo a sugestão 😌

    ResponderEliminar