ESTANTE CÁPSULA JUKEBOX (6)
![]() |
Fotografia da minha autoria |
A banda sonora de uma viagem literária
Liberdade, tristeza, autodescoberta, perda, quebra de estereótipos, vazio, intimidade. Creio que estes poderiam ser os termos-chave para descrever a banda sonora literária de junho, até porque se alinham com os manifestos das várias narrativas. Foram leituras muito ricas e as canções vieram acompanhar essa tendência.
A IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO, FRANCISCA CAMELO
Nome de Mulher, Ana Magalhães ▫ O livro da Francisca Camelo ramifica-se naquilo que é ser mulher, no quanto a sua voz continua a ser invisível, ainda que haja tanto na sociedade que dependa de si. Na música da Ana Magalhães, temos uma mulher que se faz ouvir e que se recusa a sucumbir. Portanto, quando concluí a leitura, senti que a canção encaixava muito bem nos poemas, porque, mesmo que existam tantos obstáculos, tantas tentativas de limitar a liberdade feminina, a mulher continua aqui, a resistir.
GUARDA NOCTURNO, ANA FREITAS REIS
Guarda-me Esta Noite, Valter Lobo ▫ A associação foi imediata pelo título, ainda que partilhem mais a energia do que, propriamente, as palavras. Ademais, sinto que tanto o livro, como a canção transmitem uma certa urgência para não cairmos no marasmo da vida, para «sacudirmos o tédio», porque «o tempo é um fio que pode romper hoje».
OBRAS COMPLETAS VOLUME I, MARIA JUDITE DE CARVALHO
Mariana, Mariana, Maria Bethânia ▫ Tanta Gente, Mariana foi o conto que mais me arrebatou, portanto, quis uma música que, de alguma forma, o evidenciasse. Para além do título da canção cumprir esse propósito, a letra explora uma ideia de descoberta, de viagem interna, que nos fala à alma, exatamente como a escrita de Maria Judite de Carvalho; exatamente como Mariana e as restantes personagens deste primeiro volume.
MAREMOTO, DJAIMILIA PEREIRA DE ALMEIDA
Lisboa Não é a Cidade Perfeita, Deolinda ▫ A cidade de Lisboa é um espaço central na narrativa, por isso, fiz a associação desta maneira. Além disso, «não é a cidade perfeita» remate-me para a marginalização das personagens, em plena capital, ao mesmo tempo que canta as saudades e as imperfeição e que dá «eco a quem nunca tem voz».
O PIANISTA DE HOTEL, RODRIGO GUEDES DE CARVALHO
Prelude in B Minor, Bach & Khatia Bunatislavili ▫ Ainda não tinha iniciado a leitura e já sabia que ia querer que a melodia fosse só de um piano. Como Bach é mencionado, uni o melhor de dois mundos, interligando a escrita com a arte musical, numa versão moderna e plural - até porque esta história não segue apenas um ritmo.
AINDA BEM QUE A MINHA MÃE MORREU, JENNETTE MCCURDY
Heart Of a Child, Jennette McCurdy ▫ Estive um pouco indecisa na música, embora quisesse uma da Jennette McCurdy, porque há vários fragmentos que nos remetem para diferentes canções. No entanto, optei por esta, porque transmite a ideia de uma infância perdida, roubada, que é o que encontramos neste livro de não ficção.
OBRAS COMPLETAS VOLUME II, MARIA JUDITE DE CARVALHO
Lugar Vazio, Aline Frazão ▫ Este volume está dividido em dois contos e uma novela. Foi a novela Os Armários Vazios que roubou o meu coração por inteiro, apesar de haver um fio a interligar cada um dos textos. Por esse motivo, foquei-me no seu propósito e acabei por me cruzar com este tema da Aline Frazão. Ao escutá-lo, percebi que encaixava na perfeição, porque canta a tristeza, a distância, a ausência e esta sensação de vazio, como se, à nossa volta, nada nos amparasse.
LÁGRIMAS NO MERCADO, MICHELLE ZAUNER
Tell Him, Barbra Streisand & Céline Dion ▫ Era uma das músicas favoritas da mãe da autora, logo, fez-me todo o sentido prestar-lhe esta homenagem. A letra talvez não seja a mais alinhada com a narrativa, mas acho que, pela importância que tem, no momento em que Michelle Zauner recupera esta memória, não poderia seguir outra combinação.
CONVERSAS ENTRE AMIGOS, SALLY ROONEY
Atmosphere, James Blake ▫ Estive quase a seguir a sugestão da Sofia e a escolher «Complicated», da Avril Lavigne, porque, de facto, é o que estas personagens mais são. Mas, depois, ouvi esta canção do James Blake e senti que espelhava bem os silêncios ao longo da narrativa, a noção dos perigos e a vontade de permanecer perto. E de conversa em conversa - ou de confusão em confusão -, há um vínculo que se vai criando.
GÉNERO QUEER, MAIA KOBABE
Born This Way, Maia Kobabe ▫ Há uma ocasião em que Maia tem um momento de descoberta que lhe permite compreender que, de facto, nasceu deste jeito e que não há nada de errado com elu e, por isso, refere este tema de Lady Gaga. Claro que aproveitei a dica, até porque acredito que ajuda a destacar este processo de aceitação, nem sempre sereno, muitas vezes pautado por incertezas e desconfiança. Além disso, reconhecendo que a jornada não é fácil, torna-se importante erguer a cabeça e não ficar preso a arrependimentos. E aprendermos a amar-nos pelo que somos é vital.
RÁDIO SILÊNCIO, ALICE OSEMAN
Lost In The Cosmos, Romantica ▫ Uma canção descoberta depois de alguma pesquisa, mas que encaixa neste livro na perfeição por duas razões: porque um dos protagonistas de Rádio Silêncio criou um universo paralelo, como se estivesse mesmo perdido no cosmos, onde se sente em casa; e porque uma das frases de marca desse universo é «espero que alguém esteja a ouvir», algo que também é explorado neste tema. Aliado a isso, sinto que a melodia acompanha bem o ritmo da história.
Das tuas escolhas conheço a Mariana da Maria Bethânia e a Tell Him da Barbara Streisand com a Celine Dion. Gosto imenso, fazem-me lembrar a minha infância.
ResponderEliminarBeijinho grande, minha querida!
Que memória tão boa! Confesso que a da Barbra Streisand com a Céline Dion não conhecia
EliminarConheço alguns de nome, mas ainda não li nenhum deles.
ResponderEliminarSe depois leres algum, diz-me o que achaste
EliminarQue bela compilação *.*
ResponderEliminarTenho memorias muito boas ao som Mariana e Tell Me *.*
EliminarMuito obrigada 😍
EliminarIsso é maravilhoso!
EliminarQue acaba mesmo por ser uma boa conjugação para conhecer cada um
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente
Tenho-me divertido muito com esta dinâmica
Eliminar