PAVILHÃO DA ÁGUA
![]() |
Fotografias da minha autoria |
«Preparem-se para uma experiência surpreendente»
O meu Porto de mil encantos tem, no Parque da Cidade, um acesso privilegiado a experiências bastante diversificadas e únicas. Uma delas acontece no Pavilhão da Água, que proporciona «um mergulho no conhecimento», podendo ser partilhado em família ou entre amigos, porque tem atividades para várias idades.
Por questões profissionais, tive a oportunidade de visitar o edifício pela segunda vez. Num intervalo de quatro anos entre as duas ocasiões, salvo erro, confesso que já não tinha presente todos os espaços disponíveis, portanto, este reencontro teve sabor a estreia - e penso que também sofreu algumas renovações, que vieram acrescentar uma maior interatividade nas dinâmicas e maior equilíbrio entre «diversão e aprendizagem».

No Pavilhão da Água é tudo pensado ao detalhe, por isso é que a visita é divida em três áreas distintas, tendo o rio como fio condutor. Esta estrutura permite debater a importância da água, as suas propriedades, a ligação dos portugueses aos rios e ao mar, fenómenos naturais e a força da água para produzir energia elétrica.
Iniciamos a exploração numa sala imersiva, «que atravessa montanhas, planícies e oceanos», e deixamo-nos guiar, depois, por algumas brincadeiras e experiências, para assimilar a informação transmitida no filme.


Para além da exposição permanente, existem workshops de verão, laboratórios adequados a diferentes faixas etárias e, ainda, a possibilidade de realizar festas de aniversário. Em simultâneo, o Pavilhão promove o Programa Bandeira Azul e desenvolveu o projeto H2Out, com o intuito de levar os laboratórios realizados nas instalações a escolas, empresas e instituições. Com a pandemia, estenderam a sua intervenção ao digital.
No site, podem consultar curiosidades, aceder à newsletter, ler notícias e saber todas as informações necessárias para marcarem a vossa visita (os preços variam consoante a modalidade desejada).

Sabias que os ventos num tornado podem atingir mais de 400 km por hora? Sabes para que serve uma barragem de retenção? Podes descobrir isto e muito mais no Pavilhão da Água, até porque, «do alto das penedias, um pequeno arroio ganha força e corrente». E a água, com as suas formas, dá «vida à Natureza».
10 comments
Desconhecia que existia este pavilhão dedicado à água. Parece-me muito interessante, ainda para mais integrado no Parque da Cidade.
ResponderEliminarVou guardar a sugestão para visitar.
Beijinho grande, minha querida!
É uma experiência mesmo gira, quer para irmos sozinhos, quer para irmos em grupo (sobretudo, se levarmos crianças)
EliminarQue giro *.* Faz lembrar o Museu da Agua em Londres que fomos no ano passado, fizemos um picnic e o Louis adorou brincar com a agua :) A brincar tambem se aprende *.*
ResponderEliminarOww que fixe! Que bela experiência 😍
EliminarSim, sem dúvida, concordo muito com esse pensamento
Já tinha ouvido falar mas nunca visitei! Vou levar a sugestão!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Vale a pena visitar 😊
EliminarQue ainda não tinha ouvido falar, mas me parece ser bastante interessante para se visitar
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente
Vale mesmo a pena a visita 😊
EliminarEstive em algo parecido no Museu do Conhecimento em Lisboa. Tem uma parte também dedicada à água 😀
ResponderEliminarOh, que giro. Tenho de adicionar o Museu do Conhecimento à minha lista
Eliminar