ALMA LUSITANA
ECOLOGIA, JOANA BÉRTHOLO

Fotografia da minha autoria



«Há seis mil idiomas no mundo»

Avisos de Conteúdo: Referência a Prostituição, Violação, Violência, Demência e Suicídio


As palavras ecoam, muitas vezes, sem que compreendamos o seu verdadeiro valor. Porém, quando se começa a desenhar a hipótese de passarem a ser taxadas, equacionamos a diferença entre esse conceito e o preço a que pretendem restringi-las. Será que no livro de Joana Bértholo chegamos a alguma conclusão?


A PRIVATIZAÇÃO DAS PALAVRAS

Ecologia é uma distopia centrada numa sociedade distinta daquela que conhecemos, atendendo a «que se fundiu com o mercado». Com o avanço tecnológico e com a certeza de existirem tantos idiomas no mundo, as palavras passam a ser pagas, de um modo gradual, porque comunicar não pode continuar a ser gratuito.

«Ele acordou com a boca cheia de sonhos e dentro dele 
existem ainda todas as palavras do mundo»

Estava muito curiosa com o livro e o início deixou-me expectante: porque fui avançando sem saber bem para onde ia, mas com vontade de lá chegar. É que a escrita da autora, aliada à estrutura, envolve-nos nos detalhes que revela, porém, sem que o faça em demasia. Há coisas que nos mostra sem estarem escritas e acredito que isso torna a experiência mais estimulante. Além disso, também me agradou o tom da narração, porque temos alguém a falar connosco, mas sem perdermos a noção de que acompanhamos uma personagem.

«Muito mudou em pouco tempo. Sim, só faltava o medo»

Houve, ainda assim, partes descritivas que não me pareceram vitais para a narrativa, no entanto, fiquei fascinada com as linhas paralelas, com a sociedade a ser reestruturada e com a sensação de estranheza que, lentamente, se torna mais familiar. E também fiquei rendida a Candela, que, para mim, é uma das protagonistas mais incríveis e genuínas de todo o leque de intervenientes - confesso que me senti representada em algumas das suas questões e dúvidas e que me ri com algumas das suas observações.

«Finalmente há silêncio entre nós»

Neste livro, em que nada é colocado ao acaso, Joana Bértholo leva-nos a refletir sobre o que nos rodeia, o ambiente em que nos inserimos e a forma como a linguagem nos molda, quer em relação às nossas convicções, quer em relação à maneira como interagimos com os outros. E não deixa de ser curioso que, num enredo em que a comunicação tem tanto peso, existam tantas personagens a não saber comunicar entre si, provocando mal entendidos, cobranças, muros, ligações tóxicas e pouco cordiais e interpretações dúbias.

«Falar desta e doutras formas começa a mudar a forma como as pessoas pensam, 
e mudar a forma como as pessoas pensam sobre o mundo é mudar o mundo»

Com um trabalho de investigação fabuloso, que se alia ao desenrolar trivial dos dias, também nos permite observar o impacto da cultura do medo e o efeito de uma liberdade condicionada. Além disso, é uma obra bastante dinâmica, porque inclui códigos QR, citações, imagens, mapas, discurso técnico de programação, que enriquecem o propósito inicial, mas exige atenção redobrada, precisamente por explorar várias camadas.

«- As palavras por dizer são as flores do silêncio»

Sinto que me falta um pouco mais de cultura geral para decifrar todas as referências, mas, apesar da complexidade, proporcionou-me uma viagem memorável, que aconselho, e à qual regressarei. Ecologia aproxima-nos «do caos em que vivemos», ao mesmo tempo que estimula o nosso pensamento crítico.


🎧 Música para acompanhar: Língua dos Pês, Luisa Sobral


◾ DISPONIBILIDADE 

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Desconhecia por completo! Vou levar a sugestão. 😌

    ResponderEliminar
  2. Fiquei mesmo curiosa com este livro, acho que era daqueles livros que escolheria pela capa. É lindíssima.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro a capa. Muito simples e, no entanto, bastante misteriosa!
      Aconselho a leitura, minha querida

      Eliminar
  3. First time here on the blog, today I've read 5 articles and I liked them all. Its contents are rich in tips and interesting information.

    vale a pena instalar o app snaptube

    ResponderEliminar
  4. Fiquei muito curiosa com esta sugestao ;) Muito obrigada pela partilha, minha querida *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, mas acho que vale muito a pena descobri-la :)

      Eliminar
  5. Que me parece ser mais uma boa sugestão, mas confesso que ainda não conhecia de todo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É diferente de tudo o que já li, mas achei mesmo interessante

      Eliminar

Enviar um comentário