MOLESKINE DE JULHO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Julho é um mês sempre cansativo, pela logística no trabalho, pela bagagem que se foi acumulando, pela bateria que suspira por férias e anda quase em serviços mínimos. Ainda assim, teve muitos dias de sol para renovar energias, encontros que são colo, muita música e uma viagem literária que não pensei que viesse a ser tão extensa (pelo cansaço que dificulta a concentração). Além disso, trouxe planos a curto e a médio prazo, pequenas mudanças digitais e uma novidade que me deixou de coração a transbordar de felicidade.


       MOMENTOS       

Fiz 15 dias de praia, revisitei o Pavilhão da Água, conheci o Museu Militar do Porto, voltei ao cinema (depois de um grande hiato) e tive a experiência de um tour panorâmico pelas cidades de Gaia e Porto com a Magic Train.

Jantei com a minha Gémea, fomos à Festa de S. Tiago e voltamos a marcar presença num concerto d' Os Quatro e Meia - ninguém faz um baile como o deles. Antes do concerto, fiz Geocaching com ela e com o T.

Cortei o cabelo e sinto que isso me deu um toque de confiança acrescido.

      

      

      

      

      

Outros apontamentos bonitos do mês: peguei numa estrela do mar, consegui bilhetes para Uma Nêspera no Cu, deixei de atribuir notas aos livros e consegui, finalmente, encontrar O Cultivo de Flores de Plástico.


       LEITURAS       

📖 Ecologia, Joana Bértholo

📖 E Agora?, Raquel Sem Interesse

📖 Os Números Que Venceram os Nomes, Samuel Pimenta

📖 Flecha, Matilde Campilho


Outras leituras do mês: 
Volta Para Tua Terra (Manuella Bezerra de Melo & Wladimir Vaz), Tropel (Manuel Jorge Marmelo), Os Livros do Final da Tua Vida (Will Schwalbe), Já Não Me Deito em Pose de Morrer (Cláudia R. Sampaio), O Ano do Macaco (Patti Smith), Lenços Pretos, Chapéus de Palha e Brincos de Ouro (Susana Moreira Marques), Contos de Cães e Maus Lobos (Valter Hugo Mãe) e Tudo Sobre o Amor: Novas Perspetivas (Bell Hooks)


     FILMES, SÉRIES E PODCASTS     

O AXN fez um especial Harry Potter: durante os sábados de julho, seriam exibidos dois episódios da saga. Portanto, aproveitei a oportunidade para recordar - e reviver - este mundo mágico (claro) e extraordinário.

Elemental
As personagens desta longa metragem vivem na cidade Elemento, «onde convivem habitantes de fogo, água, terra e ar». A protagonista é a Chispa, do elemento fogo, que acompanha os pais na procura por uma vida melhor, aprendendo, inclusive, a gerir o negócio da família, para continuar o legado. No entanto, ao conhecer Nilo, um elemento de água, começa a «desafiar as suas crenças em relação ao mundo onde vive».

Esta animação conquistou-me por completo, porque, de um modo divertido, mas bastante credível, explora questões interessantes e de máxima importância: as diferenças, o respeito pelo outro, as dinâmicas familiares, a verdade que, por vezes, preferimos ocultar, e o dilema que é assumir os nossos sonhos, quando há perspetivas de futuro que parecem já ter sido definidas para nós - e porque nunca é fácil sentirmos que, ao escolhermos o nosso caminho, estamos a desiludir aqueles que sempre fizeram tudo por nós. Aconselho.

Podcasts
🎤 Inacreditável, um podcast de Inês Catel-Branco, com histórias surpreendentes;
🎤 Fala Com Ela, com uma conversa incrível com o Ivo Canelas;
🎤 Cubinho, um podcast de António Azevedo Coutinho, Vitor Sá e Ricardo Maria


       À MESA       

Di Casa
Localizado na Quinta de Cravel, o Di Casa é um restaurante de comida italiana. A sala onde ficamos é muito bonita e aconchegante e, além disso, fomos muito bem recebidas, a equipa era bastante atenciosa. Quanto à refeição, provamos uma novidade e, embora estivesse saborosa, tendo em conta o meu gosto, preferia que tivesse menos sal. Não obstante, fiquei com vontade de regressar, para experimentar outras sugestões do menu. Terminamos o jantar na companhia de um Crumble di Mele e Cannella. Foi a estrela da noite.

   

DARZ!
O Darz! É uma hamburgueria artesanal com uma particularidade: tanto o ambiente, como o menu são inspirados na Fórmula 1. Embora não seja entusiasta desta modalidade, fiquei rendida ao espaço e à inspiração que os motiva a dar sempre o melhor. Preparando-me para esta experiência original, pedi o hambúrguer Interlagos, composto por costela, queijo coalho grelhado na manteiga de garrafa, melaço de cana, farofa de bacon, vinagrete e uma versão da casa da maionese de pão de alho. Agradou-me o contraste de sabores, mas sinto que esta combinação ficaria melhor com outro tipo de pão - ainda assim, voltaria a escolher esta opção. Para complementar, pedimos as batatas rústicas (acompanhadas com maionese especial de alho e ervas) e uma sangria de espumante de maracujá. Para finalizar, pedimos a Trilogia Brigadeiros. Voltarei.

      

Outras experiências gastronómicas: provei, finalmente, os Mochi de Coco, do Mercadona. Apesar de não ter achado a iguaria mais transcendente, pode ser um bom aliado para quando queremos algo doce, mas não em demasia. Como tive festa à porta de casa, deu para matar saudades dos churros da Ana.


       ENTRE LINHAS       

Uma entrevista da Letras Lavadas Livraria com a Rita da Nova. Foi um momento maravilhoso, não só pela maneira como a conversa foi conduzida, mas também por ser sempre incrível ouvir a Rita a falar do seu livro.

Publicações


       JUKEBOX       

Top 7 de favoritas
🎧 Loucamente, D.A.M.A & Los Romeros;
🎧 Animais, Rita Vian;
🎧 Vais Ter Saudades, Mimicat;
🎧 Chelas, Sara Correia;
🎧 A Melhor Versão de Mim, Firgun & João Couto;
🎧 You & I, Anne-Marie & Khalid;
🎧 Saltei Fora, Lázaro


Álbuns
🎵 Speak Now, Taylor Swift;
🎵 The Entertainer, Rossana;
🎵 Sentido, Nuno Ribeiro;
🎵 Austin, Post Malone;
🎵 rés.tu, Jüra


       GRATIDÃO       

Eu não sabia que dançar era por dentro

Foi um mês cansativo, mas com fragmentos bonitos para guardar. Por isso, em julho, estou grata pelos reencontros, por ter encontrado o livro do Afonso Cruz que tanto procurava e por ter visto Os Quatro e Meia.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Que mês de julho intenso. Gostei muito do teu corte de cabelo, ficas linda.
    Venha agosto com muitas memórias. *.*
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, tão querida, muito obrigada *-*
      Venha ele! Espero que tenhas um excelente mês

      Eliminar
  2. Que rico mes intenso e cheio de memorias boas *.* Por aqui foi igual e agora venha Agosto desta vez bem mais cheio a começar com uma consulta de cardiologia para ver se a minha maquina precisa de reparo 🤞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai correr tudo bem, minha querida. Estou deste lado a enviar boas energias 🍀

      Eliminar
  3. Que mês incrível!
    Por aqui Julho também foi atribulado com uns dias de férias para terminar o mês. Que Agosto seja ainda melhor.

    ResponderEliminar
  4. Oh, que acabou mesmo por ser um mês cheio de coisas incriveis
    só espero que o novo também seja
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sofia! Espero que agosto seja bastante generoso contigo

      Eliminar

Enviar um comentário