OS NOVOS PODCASTS NA MINHA BIBLIOTECA

Fotografia da minha autoria



«A vida, na verdade, é um grande podcast»


A atualização dos podcasts que entram na minha rotina ocorre, por norma, aquando da celebração do Dia Internacional do Podcast (ou, pelo menos, procuro aproximá-la dessa data: 30 de setembro). Uma vez que tenho liberdade para escrever sobre o assunto em qualquer ocasião, apeteceu-me verificar a lista mais cedo.

Mantendo a dinâmica de ter projetos para quase todos os dias da semana (as sextas estão livres), acrescentei podcasts à lista dos que estou a descobrir devagar e à lista dos que faço por ouvir mal sai um episódio novo.


OS QUE ESTOU A DESCOBRIR DEVAGAR

As crónicas da Inês Meneses, para o Público, tornaram-se ainda mais acessíveis. É mesmo um encanto ouvi-la, porque tem uma voz que nos serena, mesmo quando os temas se afiguram mais delicados - e é quase palpável o afeto no seu diálogo. Os episódios são curtos, mas estou a saboreá-los lentamente.

Todas as semanas, Mariana Alvim tem um convidado e procura conhecê-lo enquanto leitor. Acho esta dinâmica muito interessante, até porque a forma como a realidade e a ficção se encontram é distinta de pessoa para pessoa. Além disso, a conversa escala sempre para sugestões que me deixam intrigada e com vontade de ler.

Maria Rueff dá voz - e vida - às palavras de Luisa Costa Gomes, Manuel Monteiro, Filipe Homem Fonseca e Afonso Cruz. Estes autores, nos textos que escrevem, espelham sempre a sua visão «crítica e apurada» sobre o que os rodeia e Maria Rueff interpreta-os, evidenciando o humor, a sátira e a reflexão que os caracteriza.

O autor conversa com a sua mãe sobre os mais variados assuntos, o que resulta numa partilha bastante terna e recheada de memórias. É mesmo comovente escutá-los e até parece que estamos ao lado deles.


OS QUE OUÇO MAL SAI UM EPISÓDIO NOVO

A Andreia e a Rita lançam as questões que importam, como, por exemplo, «falar ou ouvir?», «fazer planos ou deixar ir?», dar recomendações ou não?... Poderia continuar, mas acho que se percebe o propósito. Assim, semanalmente, escolhem um tema e apresentam as suas visões - quase sempre divergentes - do mesmo.

Descobri este podcast no Discord do Livra-te e, deste então, entrou na lista de prioritários, porque rendi-me à dinâmica do casal de leitores que lhe dá voz. Ana Grifo e Tomé Ribeiro Gomes, todas as quintas-feiras, têm um episódio dividido em duas partes: na primeira, cada um fala sobre um livro à sua escolha, estabelecendo uma análise sobre o mesmo; na segunda, debatem um tema literário. Têm sido uma companhia agradável.

É um projeto da autoria do Bruno Nogueira e, só por isso, para mim, já valia o investimento, porque adoro ouvi-lo e perceber até onde é que podem escalar as suas dissertações. Um bocado na onda de Como é Que o Bicho Mexe, a conversa toca em várias frentes e é isso que entusiasma - também podem aparecer convidados.

Rui Maria Pêgo regressou a Portugal e à Rádio Comercial, abraçando o projeto Debaixo da Língua. Todas as semanas, tem encontro marcado com figuras de áreas distintas, para uma conversa franca e intimista.

12 comments

  1. Confesso que sou uma ouvinte recente de podcasts, para já, só ouço o do José Luís Peixoto. Mas tenho curiosidade com o da Carolina Deslandes.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O do José Luís Peixoto é mesmo um encanto! Gostei imenso de acompanhar o da Carolina

      Eliminar
  2. A Menina Alzira é um verdadeiro encanto que me faz lembrar a minha avo e a minha mae *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah tambem ando rendida ao novo podcast do BN, é incrivel a capacidade que ele tem de ler os meus pensamentos *.*

      Eliminar
    2. É absolutamente maravilhoso, também entrou na minha lista de favoritos!

      Eliminar
  3. Posso dizer que é mesmo raro ouvir algo de podcasts, mas ainda não conhecia os que falou
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Mais regularmente apenas acompanho o da Joana David 😁

    ResponderEliminar