CLUBE DO LIVRA-TE ◾
A HISTÓRIA DE ROMA, JOANA BÉRTHOLO
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«(...) raros são os trajetos que coincidem»
Avisos de Conteúdo: Maternidade, Luto, Referência a Drogas e Violência; Linguagem Explícita
A Rita da Nova «arquivou este livro com a etiqueta: livros-que-gostava-de-ter-escrito». A Sofia Costa Lima seguiu a mesma linha de pensamento e, durante a nossa conversa, ainda enumerou motivos para que o lesse em agosto - porque ia deixá-lo para setembro. Quando o terminei, percebi a dimensão das suas palavras.
UMA TOPOGRAFIA ÍNTIMA
A História de Roma tem uma sinopse que parece revelar imenso desta história, no entanto, sinto que diz muito pouco daquilo que vamos encontrar. Em traços gerais, cruzamo-nos com duas pessoas que se reencontram dez anos depois de terem terminado a sua relação, quando ele a vem visitar a Lisboa. Durante uma semana, percorrem a cidade e as memórias que construíram em conjunto, na tentativa de recordarem laços comuns.
«Trazer uma pessoa ao mundo deve ser como inaugurar uma capital ou descobrir uma floresta virgem»
Para além do trajeto pela capital portuguesa, a autora leva-nos até Buenos Aires, Berlim, Beirute e Marselha, que não só moldaram a protagonista, como também tiveram peso na relação entre os dois. Algo que me fascinou foi a capacidade de Joana Bértholo nos transportar para os ambientes mencionados: excluindo Lisboa, não visitei os demais, porém, quase que consegui ver as ruas, as pessoas, a movimentação, a vida a acontecer. Por outro lado, desarmou-me perceber que as versões das personagens, em cada um desses lugares, são díspares, como se tivessem sido vividas em separado, como se não fossem elas as envolvidas.
«A cada dia vou esbatendo a fronteira daquilo que, até ao dia anterior, me parecia intocável»
Senti, sobretudo, que a narrativa se foca no impacto das nossas memórias, enquanto nos leva a questionar sobre podermos ou não confiar nas mesmas. Até que ponto não romantizamos os acontecimento? E, ao fazê-lo, terá sido para nos protegermos? Terá sido por ser mais dura a realidade? Será que é mais fácil preservar o passado, se reajustarmos as nossas recordações? Pelo meio, há outros temas a assumir protagonismo.
«Os amigos parecem ter mapas do futuro que não me foram entregues»
A maternidade é um dos assuntos centrais e achei mesmo interessante - e pertinente - o modo como o explora, como o humaniza, como demonstra que é muito ténue a fronteira entre o querer e o não querer ser mãe - e as repercussões que qualquer uma das decisões tem para a mulher. Ademais, existem tantas camadas neste tema, que, quanto mais penso nele, mais perguntas me vão surgindo. Não sei se algum dia serei mãe, face ao presente, não é um cenário provável, mas fiquei a equacionar esta ideia de querermos ou não querermos algo: será que é uma vontade genuína ou continua a ser condicionada por padrões enraizados na sociedade? Por todas estas possibilidades inesgotáveis, sei que é um livro que ficará comigo, bem colado à minha pele.
«Parece que a vida é sempre dos outros e nenhuma destas moradas a minha»
Desde a escrita aos temas, Joana Bértholo levou-me numa viagem indescritível, numa topografia íntima, explorando geografias locais e afetivas, deixando-me na dúvida entre o que é real e o que é ficção. Senti-me magnetizada durante toda a leitura, portanto, será um dos meus livros favoritos do ano, sem qualquer dúvida.
«O peso destes anos curvava-me as costas»
Só por curiosidade, tendo em conta a identidade visual, adorava que esta história saísse do papel para o ecrã. E termino com uma nota encantadora: A História de Roma ganhou o Prémio da Fundação Eça de Queirós.
🎧 Música para acompanhar: En El Último Trago, Chavela Vargas
📖 Da mesma autora, li e recomendo: Ecologia
◾ DISPONIBILIDADE ◾
Vou acrescentar este livro à minha lista, fiquei com muita vontade de conhecer a história.
ResponderEliminarObrigada pela partilha, minha querida.
Beijinho grande!
Sem querer ser impositiva, sim, lê, minha querida. Esta história é arrebatadora 🥺
EliminarVou guardar esta sugestao para quando fizer uma encomenda na wook *.*
ResponderEliminarAcho que ias gostar, minha querida 😍
EliminarParece interessante! Vou levar a sugestão!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Boas leituras, Teresa!
EliminarQue até me parece ser mais uma boa sugestão, mas ainda não tinha ouvido mesmo falar
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novo Diariamente
Recomendo muito 🥺
EliminarConheço de título e capa, mas nunca li.
ResponderEliminarTornou-se um dos meus favoritos (do ano e de vida)
Eliminar