OFÉLIA: UMA REVISTA POÉTICA

Fotografia da minha autoria



«A todos os que não sabem viver senão poeticamente»


A minha relação com a poesia foi sempre oscilante, como já tive oportunidade de elaborar. Na escrita, de um modo amador, foi a minha primeira forma de expressão, através de quadras desajeitadas, sobre os mais variados temas, porque adorava o traço visual do verso, do texto quebrado, como se rompesse com todas as normas. Na leitura, demorei mais a encontrar-me. Ainda hoje, não é um género que leia com tanta frequência. No entanto, gosto de tudo o que possa estreitar os nossos laços, tal como a Ofélia: uma revista poética.


DAR VOZ À POESIA

A Ofélia é um projeto da autoria de Simone Martins e nasceu da sua vontade de dar voz e espaço a todos os que não sabem viver senão poeticamente. Neste sentido, a revista pretende ser casa para os jovens «sonhadores, criativos, pensadores e destemidos», que encontram na poesia o seu dialeto favorito.

O mote desta ideia é que «tudo é poesia», portanto, encontrámo-la representada de várias maneiras, intenções e identidades. Porque na Ofélia não há limitações, há lugar para que todos partilhem a sua arte.

Fiquei a conhecer a iniciativa graças a uma partilha no Instagram e decidi comprar os dois primeiros volumes, satisfazendo a minha curiosidade. Acho muito bonito ver como tantas vozes se encaixam, como da individualidade se faz um todo e como, no nosso lugar, podemos dar asas a sonhos - e sustentá-los. Folhear a representação física desta ideia é compreender que não há só trabalho, também há muito carinho pelo projeto.

Ofélia é uma revista trimestral, com vários tipos de escrita, desafios e histórias. Pode ser lida entre pausas para um chá ou de uma assentada - e deixa-nos a página aberta para regressarmos aos seus versos. Cativou-me, porque desconstrói a poesia, ao mesmo tempo que a mostra como um espelho, por isso, continuarei atenta ao seu crescimento. E já estou em contagem decrescente para ver o que os futuros números nos reservam.

Comentários

  1. Já estou a seguir no Instagram.
    Deixaste-me muito curiosa com este projecto, vou tentar conhecer, e, se calhar, participar.
    Beijinho grande, minha querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei o projeto mesmo interessante e acho que a concretização não desilude em nada.
      É uma excelente ideia 😊

      Eliminar
  2. Gostei muito de conhecer este projecto e ja estou a seguir no Instagram *.* Fez lembrar (nao sendo o assunto o mesmo) a revista do Doutor do Jovem Coservador de Direita que o meu Rui manda vir de Portugal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa não conheço, tenho de ir procurar. Obrigada pela dica 🫶🏻

      Eliminar
  3. Que acaba mesmo por ser mais um projecto bastante interessante para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário