MOLESKINE DE OUTUBRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Outubro chegou com um ritual que adoro: acender velas. Além disso, alinhou-me com os chás quentes e com a manta que fui resgatar ao armário, porque é mesmo um aconchego chegar a casa, vestir o pijama e desfrutar deste ambiente de conforto - sempre com um livro no colo e, pelo menos, um dos gatos. Este mês também proporcionou reencontros com amigos, uma visita ao novo espaço da Miss Pavlova e novidades bonitas.

O mundo está caótico. Ainda que permaneça distante do centro do problema, parece difícil respirar e acreditar nos valores da humanidade. Neste impasse, aprendemos a relativizar, porque sentimos que é altamente fútil queixarmo-nos quando há destruição do outro lado. Pronúncio-me pouco sobre determinados temas, porque acho que não tenho algo de útil para acrescentar, portanto, remeto-me ao silêncio, mas de olhar atento.

No passado dia 28, foi noticiada a morte de Matthew Perry. Não pretendo dissecar o assunto, visto que nada de bom pode surgir daí, porém, não escondo que me abalou, afinal, é o eterno Chandler, a minha personagem favorita de Friends e o protagonista dos momentos mais sarcásticos e cómicos desta que é uma das séries da minha vida. À custa disto, fiquei a pensar no quanto sentimos estas perdas. Ele não era uma pessoa próxima, mas era uma personagem de conforto e, por isso, fica o vazio, como se perdêssemos o nosso lugar, como se deixássemos de ter um espaço seguro. Prometo continuar a fazer piadas quando estiver desconfortável.

Novembro, podes vir. Por favor, traz coisas maravilhosas.


       MOMENTOS       

Visita à Miss Pavlova
Visitei a Miss Pavlova, pela primeira vez, em 2020 e fiquei logo encantada pela atmosfera envolvente, pelo conforto da sala, pelo traço intimista e, claro, pelas opções gastronómicas deliciosas - é difícil não querermos provar tudo ao mesmo tempo. Embora não seja a cliente mais frequente, é um espaço que recomendo de olhos fechados, porque não desilude. Aliás, surpreende sempre, porque se movem por amor. No passado dia 7 de outubro, fui, finalmente, conhecer o novo espaço e só posso dizer maravilhas: continua acolhedor, ainda mais luminoso, com uma sala em baixo que nos faz sentir em casa. Desta vez, por influência da Sofia, resolvi experimentar uma opção salgada. Ir à Miss Pavlova e não comer uma fatia de pavlova é impensável, portanto, resisti à vontade de pedir umas panquecas para complementar o menu e fui antes para uns Ovos Benedict, que estavam fantásticos. Na fatia de pavlova não inventei e fui para a sempre deliciosa Floresta Negra.

Lançamento do Livro do Nelson Nunes
O Nelson Nunes veio à Casa Comum, uma unidade de cultura da Reitoria da Universidade do Porto, lançar o seu livro Enquanto Vamos Sobrevivendo a Esta Doença Fatal, que é «uma exploração pessoal das várias manifestações da morte». Ainda não o li, mas não podia desperdiçar a oportunidade de escutar esta conversa, que contou com a apresentação de Valter Hugo Mãe. É estranho dizê-lo desta forma, mas, no fim do evento, senti-me leve, porque foi uma partilha muito bonita, emotiva e cómica também, que estreitou laços. Independentemente da idade, da profissão, do estado em que estamos, há perceções sobre a morte que são transversais. Não estamos sozinhos. Debater isso talvez seja a melhor maneira de nos libertarmos do lado sombrio do tema, talvez seja a melhor maneira de compreendermos que, se não há alternativa, então vamos encarar isto de frente. Eventualmente, acabaremos por perder esta guerra, mas todos os dias que acordamos estamos a ganhar a batalha. Se puderem assistir a algum lançamento deste livro, aconselho bastante.

      

      

Outros apontamentos bonitos do mês: O Porto conquistar a Taça Intercontinental em Hóquei, reencontros felizes, a conversa entre a Rita da Nova e a Ann Napolitano e o segundo aniversário do Livra-te.


LEITURAS

📖 Obra Poética, Sophia de Mello Breyner

📖 No Meu Bairro, Lúcia Vicente & Tiago M

📖 Pretérito Perfeito, Raquel Serejo Martins

📖 Ontem à Noite no Telegraph Club, Malinda Lo

📖 O Coração dos Homens, Hugo Gonçalves

📖 Todas as Palavras, Manuel António Pina

📖 Misericórdia, Lídia Jorge


Outras leituras do mês: 
O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca (Ana Pessoa), Bordados (Marjane Satrapi), Apontar é Feio (Joana Marques), Deixa-te de Mentiras (Philippe Besson), Enquanto Vamos Sobrevivendo a Esta Doença Fatal (Nelson Nunes), Bairro das Cruzes (Susana Amaro Velho) e Solitário (Alice Oseman)


     FILMES, SÉRIES & PODCASTS     

O Alma Grande
O terceiro filme do projeto Histórias da Montanha centra-se na história do Tio Alma Grande, cuja função é garantir uma morte discreta aos moribundos. E fá-lo com um único propósito: impedir que, em confissão, revelem os seus segredos e exponham o judaísmo professado clandestinamente dentro de famílias de cristãos-novos. Isaac é um desses moribundos, às portas da morte, mas há uma reviravolta que altera todo o tom da narrativa e, claro, do quotidiano do Alma Grande e da família de Isaac. Não imagino o fardo que é tirar a vida a alguém, mesmo que este «tirar a vida» seja um mecanismo para a salvar da doença, do sofrimento, do perigo que poderá resultar da confissão. Esta dualidade pesa. No entanto, não me consegui envolver com este argumento e acho que parte da culpa se deve à sua duração: tem pouco mais de meia hora e, portanto, parece-me que houve aspetos que se ressentiram disso. É percetível o desejo de vingança, o isolamento e, inclusive, o lado sombrio dos pensamentos mais mundanos, mas faltou-me um pouco mais de contexto.

Reset Temporada 3
A Bumba na Fofinha quis dar voz aos erros e normalizá-los, visto que a nossa história não é só feita de sucessos. Foi assim que nasceu Reset, um podcast (só em áudio ou em vídeo) centrado no fracasso. Patrocinado pela Delta Q e com uma componente solidária, está de volta para a terceira temporada, desta vez, com episódios gravados ao vivo, o que tornou a experiência ainda mais alucinante e com menos filtro.

Podcasts
🎤 Clickbait Ep.19 - uma conversa maravilhosa com a Rita da Nova;
🎤 Vale a Pena - episódios 30 e 33, com Ana Bárbara Pedrosa e Joana da Silva, respetivamente.


       ENTRE LINHAS       

Em Casa Studio
A Inês Sagres desenvolveu um projeto dedicado à criação de velas perfumadas, o Em Casa Studio. Devo confessar que a minha compra foi toda motivada por este copo em forma de bolota. Achei-o amoroso e original, por isso, continuei a deambular pelo site e acabei, também, a adicionar uma base e a não resistir à caixa Book Lover, uma proposta sazonal que vem embalar as nossas leituras. Fiquei mesmo impressionada com a qualidade dos artigos e é bastante provável que volte a comprar por lá - já tenho outro artigo no carrinho.

      

Ofélia: Uma Revista Poética
Ofélia é um projeto da autoria de Simone Martins e nasceu da sua vontade de dar voz e espaço a todos os que não sabem viver senão poeticamente. Neste sentido, pretende ser casa para os jovens «sonhadores, criativos, pensadores e destemidos», que encontram na poesia o seu dialeto favorito. Leiam tudo aqui.


       JUKEBOX       

Top 5 de favoritas
🎧 1950, King Princess;
🎧 Isso, Isaura & Maro;
🎧 Tête-À-Tête, Mónica Teotónio;
🎧 Carro, Bárbara Bandeira & Dillaz;
🎧 Vira-Voltas, Ricardo Ribeiro


Álbuns
🎵 Biografia de Uma Consciência, ACE;
🎵 Liberdade, Sara Correia;
🎵 Maldita Sorte, Mara;
🎵 Protocolar Vol.II, Janeiro & Paulo Novaes;
🎵 Sensoreal, Rita Vian;
🎵 1989 (Taylor's Version), Taylor Swift;
🎵 XX - Ao Vivo no Coliseu dos Recreios, Tiago Bettencourt;
🎵 Cosmopolita, Francisco Fontes


       GRATIDÃO       

«I believe in Pink!»

Outubro, apesar de tudo, foi um mês sereno e estou-lhe grata pelas novidades tão bonitas que recebi.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Outubro foi um mês de várias leituras, acho que foi o mês em que mais li.

    Foi também o mês do aniversário do meu blogue.

    E de continuar a nova edição do meu livro.

    Beijinho grande, minha querida!.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui Outubro foi mesmo cheio como se quer *.* De trabalho, de visitas ao medico para curar uma infeccao provocada por um cisto cebaceo que ja tem 15 anos :O mas e so mais uma prova para eu dar a volta :D Espero que tudo se resolva em Novembro :) Adoro ovos escalfados benedict e essa book box é linda *.* Feliz Novembro *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que estejas a recuperar bem, minha querida 💜
      Claro que vais, não tenho dúvidas!
      São mesmo uma perdição 🤤
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  3. Oh, que foi mesmo um mês cheio de bons momentos e boas coisas, só espero que o novo seja assim
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Não conheço o novo espaço da miss pavlova. Já fui ao "antigo" na rua do Almada, mas não me convenceu. Achei o espaço frio e desaconchegado. Talvez por ter sido no Inverno.

    ResponderEliminar
  5. Que Novembro seja ainda mais incrível! Por aqui, espera-me uma escapadinha até ao Porto este mês 😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e igualmente, minha querida 🫶🏻 aproveita muito!

      Eliminar

Enviar um comentário