ESTANTE CÁPSULA
RÁDIO SILÊNCIO, ALICE OSEMAN

Fotografia da minha autoria



«E se tudo aquilo que te preparaste para ser estiver, afinal, errado?»

Gatilhos: Famílias Disfuncionais, Saúde Mental, Pressão Social


O ser humano projeta, constrói sonhos e expectativas, alimenta uma imagem de um futuro que nem sempre lhe serve, mas acredita que sim. Às vezes, é mais fácil. Às vezes, só não sabe como largar a mão. Por isso é que, por vezes, falamos e nem sempre alguém nos está a ouvir: porque nós também não nos escutámos.


A CORAGEM DE SERMOS NÓS

Rádio Silêncio resgata-nos para o mundo de Frances, uma aluna exemplar, a acusar a pressão de entrar na universidade, algo que se impôs. No entanto, começam a surgir dúvidas e é quando conhece Aled Last, a figura por trás do podcast de ficção científica que adora, que se confronta com a sua verdadeira essência.

«Para ser sincera, bem queria eu fazer a mesma coisa, simplesmente ir para casa quando quisesse, 
mas não podia, porque tenho demasiado medo de fazer o que quero»

Achei o conceito do livro muito interessante, até porque permite criar um universo alternativo - e acredito que todos nós, de alguma maneira, construímos o nosso: para nos sentirmos seguros, para encontrarmos um propósito, para desligarmos daquilo que nos magoa. Há muitos motivos que o sustentam e todos são válidos, a partir do momento em que tentamos cuidar de nós ou, pelo menos, não sucumbir aos focos de pressão.

«Não sei o que senti. Talvez me tenha sentido um pouco sozinha»

Tentei recuar à idade dos protagonistas e interpretar as situações dessa perspetiva. Pensei em tudo aquilo que nos impomos, por sentirmos que é o mais correto ou por já nos termos conformado. Analisei o meu percurso académico e os comportamentos dos meus familiares, durante essa altura, e reforcei a antipatia por pais que tentam que os filhos sigam as suas pegadas, pais que tentam, ao fim da força, que os filhos correspondam às ambições e aos caminhos que lhes idealizaram. Respeito, porém, não compreendo, porque acho que isso retira autonomia à criança/ao adolescente, impedindo-o de consolidar a sua identidade. Portanto, ainda que não tenha sido um gatilho que me tenha feito parar a leitura, confesso que me angustiou acompanhar a evolução desta parte da narrativa, pois fiquei a pensar na quantidade de miúdos que passam pelo mesmo.

«Não parecia que eu estava a tentar ser alguém que não era, que estava a representar»

Por outro lado, embora tenha ficado com algumas perguntas pendentes, Rádio Silêncio é uma obra fascinante por todo o processo de descoberta, pela diversidade, por mostrar que não há qualquer problema em mudarmos de trajetória e por abordar questões de identidade de género. Por vezes, usamos a nossa voz ou ligamos o rádio só para preencher o vazio. Outras, para marcar o tom e recuperar as rédeas da nossa vida.


🎧 Música para acompanhar: Lost In The Cosmos, Romantica

📖 Da mesma autora, li e recomendo: Heartstopper, Nick e Charlie, Sem Amor


◾ DISPONIBILIDADE 

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Acho que iria gostar muito deste livro.
    A premissa deixou-me curiosa.
    Vou acrescentar à lista.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aborda temas importantes de uma perspetiva muito interessante

      Eliminar
  2. Adoro a Alice Oseman *.* Mal posso esperar apra receber o 5o vol. de Hearstopper em Dezembro :)

    ResponderEliminar
  3. Que me parece ser mais uma boa opção para se ler, mas ainda não conhecia de todo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Vale a pena a descoberta! Parece-me interessante! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Este se não estiver já na minha TBR do kobo está na minha wishlist.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário