![]() |
Fotografia da minha autoria |
«Dá-lhe a possibilidade e o tempo de amadurecer e de decidir por si própria»
Gatilhos: Linguagem Explícita
O meu primeiro contacto com Marjane Satrapi aconteceu em 2021, através do extraordinário Persépolis. Desde então, não me voltei a cruzar com a autora, mas essa vontade foi persistindo. E foi, finalmente, concretizada.
um universo de diferentes significados
Bordados centra-se num costume particular: em casa da avó de Marjane, em Teerã, «enquanto os homens iam fazer a sesta» depois do almoço de família, as mulheres reuniam-se para partilharem memórias e opiniões «sobre o que é ser-se mulher». Rapidamente compreendemos que o termo Broderies assume significados distintos e eu achei fascinante a maneira como a autora os interligou a todos, mantendo um tom descontraído.
Esta narrativa, que combina as duas áreas artísticas de Satrapi, a banda desenhada e o cinema, é transversal a várias épocas, porque continua a focar-se na condição feminina, nas convenções sociais que a afetam e na forma como a mulher se tenta afirmar na sociedade. Assim, através de histórias partilhadas com mulheres com quem cresceu, bordam-se vivências sobre amor, casamento, divórcio, medos, opressão familiar e tradição.
Ri-me bastante com este grupo e fiquei cheia de vontade de integrar estas sessões de «ventilação do coração», na companhia de uma chávena de chá, porque o ambiente é propício a isso. Aliás, ler as suas experiências é compreender que, embora os nossos contextos sejam diferentes, há questões que nos inquietam a todas - podendo ser mais ou menos ampliadas pela nossa cultura e pelos nossos valores.
Bordados é sobre mulheres e sobre quebrar estereótipos. Influenciada pela história da trisavó, mostra-nos que também temos uma palavra a dizer sobre quem somos e sobre como queremos que seja a nossa vida.
🎧 Música para acompanhar: Ginger Ale, Diana Castro
📖 Outros livros lidos: Persépolis
8 Comments
Mais uma sugestao que me deixou bastante curiosa por causa dessas conversas de mulheres que me fazem lembrar as conversas das minhas avos e tias :) Muito obrigada pela partilha, minha querida *.*
ResponderEliminarAcho que ias gostar de ler, minha querida, porque é um livro descontraído, mas que continua a tocar em pontos importantes :)
EliminarA minha Wishlist vai ficar interminável.
ResponderEliminarMais uma excelente sugestão de leitura. Desconhecia esta autora.
Beijinho grande, minha querida.
Ups 🤣🤣
EliminarSe gostares de novelas gráficas, aconselho muito esta
Fiquei bastante curiosa em relação ao livro
ResponderEliminarhttps://retromaggie.blogspot.com/
Se tiveres oportunidade, aconselho, Magda :)
EliminarSinto-me sempre mal por dizer que desconheço quase todos os livros que partilhas
ResponderEliminarNão tens de te sentir mal
Eliminar