tudo o que sei sobre o amor, dolly alderton

Fotografia da minha autoria



Gatilhos: Álcool, Drogas, Distúrbios Alimentares, Luto, 
Saúde Mental; Linguagem Explícita


O meu primeiro contacto com Dolly Alderton foi através de Estás Aí? (Ghosts, no título original). Gostei tanto da escrita e da forma descontraída como narrou certos pensamentos, que soube, de imediato, que voltaria aos seus livros. Só demorei três anos, mas quem é que está a contar?


sabemos alguma coisa sobre o amor?

Tudo o Que Sei Sobre o Amor é um livro de memórias, focado na adolescência e nos loucos anos vinte da autora. Ao contar-nos vários episódios da sua vida, facilmente percebemos qual é o tema central e, sobretudo, qual a abordagem que pretende pôr em prática. O mais bonito desta obra, para mim, é a escalada e o facto de não ficar apenas restrita ao amor romântico, porque, pelo meio, encontrou uma rede de apoio de seu nome amizade.

As minhas vivências e a forma como encarava o mundo, na mesma idade da Dolly, são muito diferentes, antagónicas até. Não me revi no caos, nas bebedeiras, na necessidade constante de me relacionar com os outros, nem na obsessão pelas festas e pelos engates. A certo ponto, admito, achei uma série de comportamentos excessivos e preocupantes. Ainda assim, acho que a consegui compreender e relacionar-me com o que foi partilhando.

A caminhada até aos trinta é confusa, cheia de altos e baixos, de tentativas, de erros, de verdades que consideramos absolutas e que, mais cedo ou mais tarde, acabaremos por desmistificar. Nesta tentativa de nos tornarmos adultos responsáveis, somos postos à prova e é natural sentirmo-nos perdidos. Dolly Alderton sentiu-se assim muitas vezes, eu também. Ainda hoje, que já passei essa barreira etária. E isso ligou-me à autora: sobretudo, fez-me compreender que esta é a sua história, que as suas experiências são tão válidas como as minhas e que apenas estamos a tentar fazer o melhor que sabemos, com os recursos e aprendizagens que temos.

«Uma recordação de que, independentemente do que possamos perder, por mais incerta e imprevisível que a vida possa ser, algumas pessoas fazem realmente o caminho a teu lado para sempre»

O tom cómico e irónico embala a leitura, enquanto nos vamos questionando sobre a nossa postura nas mesmas situações, mas aquilo que o livro tem de mais valioso é, por um lado, a capacidade extraordinária de tão depressa nos comover e, rapidamente, nos deixar a rir e, por outro, ser uma ode às amizades e às descobertas que se fazem em conjunto - e que são tantas vezes o suporte que precisamos.

Neste retrato com tantas personalidades dentro, percebemos que não temos de encaixar nos mesmos padrões, nem ter as mesmas ambições na vida. Precisamos, isso sim, de estar em paz connosco e de ter relações de amizade que nos façam sentir seguras e amadas. O amor romântico também pode entrar na equação, claro, mas este livro é muito mais do que isso.

Tudo o Que Sei Sobre o Amor é feito de dúvidas, de excessos, de ciúmes, de vícios e de gestão de expectativas. É sobre crescer e aceitar que não temos de saber tudo, em todos os momentos. Posso continuar a não me rever em muito daquilo que Dolly e as suas amigas fizeram, mas descobri-me em vários fragmentos. E a vida é isto: uma constante descoberta. Mesmo que se prometa que nada muda, nada fica como está e isso não deixa de ser fascinante, por mais que nos leve ao tapete. Tudo o Que Sei Sobre o Amor é vulnerável e, acima de tudo, muito honesto.


🎧 Música para acompanhar: All I Want, Joni Mitchell

📖 Outro livro lido: Estás Aí?


Disponibilidade: Wook (Livro | eBook) | Bertrand (Livro | eBook)

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

Comentários

  1. Fiquei com imensa vontade de ler este livro. Acho que iria adorar.

    Vou guardar a sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A autora é muito honesta nas suas partilhas, sem polir o que pode ser mal interpretado/julgado. E adoro isso, porque conseguimos rever-nos em muitas coisas, mesmo quando temos estilos de vida tão distintos

      Eliminar
  2. Nunca li, mas já ouvi falar. Obrigada pela sugestão 😊

    ResponderEliminar
  3. Andreia um livro que me deixou curiosa pra ler, desejo uma ótima semana bjs
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário