alma lusitana: os autores de novembro
![]() |
Fotografia da minha autoria |
Uma viagem literária para descobrirmos autores portugueses
O penúltimo mês (do ano e desta viagem literária) combinou mais dois autores. Um deles, curiosamente, li de uma assentada e cheia de vontade de continuar na sua companhia. Já o outro, mesmo sem ler, tive de controlar a vontade audível de adquirir todas as suas obras publicadas, porque só leio críticas maravilhosas. Assim, a proposta é ler Ana Bárbara Pedrosa, enquanto autora para descobrir, e Nuno Nepomuceno, enquanto autor que já li e recomendo.
ana bárbara pedrosa
Natural de Vizela, o seu percurso académico inclui um doutoramento em Ciências Humanas, um mestrado em Estudos Portugueses, Pós-Graduações em Linguística e em Economia e Políticas Públicas e uma licenciatura em Línguas Aplicadas. Esta pluralidade, parece-me, é evidente noutras áreas da sua vida, não só por já ter vivido e estudado em diferentes países, mas também por aquilo que gosta de fazer nos seus tempos livres. Ainda assim, escrevendo para «vários órgãos de imprensa», as palavras acabam por assumir um plano central.




nuno nepomuceno
Nascido em 1978, tem um percurso profissional vasto e centrado em áreas muito distintas, uma vez que é escritor, matemático e controlador de tráfego aéreo. Estreou-se no panorama literário com O Espião Português, foi nomeado para vários prémios e, atualmente, é autor de duas séries de ficção bastante aclamadas. Também escreve contos e um dado curioso é que tem podcasts que alimentam a aura misteriosa dos seus livros, criando quase narrativas paralelas, que nos permitem entrar ainda mais no ambiente descrito.
LI E RECOMENDO
Outras obras do autor
A Noiva Judia | O Espião Português | A Espia do Oriente | A Hora Solene
O Alma Lusitana tem grupo no Goodreads
Obrigada pela partilha!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Obrigada pelo retorno, Isa!
EliminarApostaria um pouco mais no Nuno por ser mais do género Dan Brown. Mas Amor estragado também suscitou a minha curiosidade.
ResponderEliminarBeijinho grande, minha querida 😘
Nunca li Dan Brown, mas, pelo género, acredito que sim. Achei os livros do Nuno Nepomuceno muito viciantes e com uma camada psicológica fascinante.
EliminarEstou desejosa de ler Ana Bárbara Pedrosa
Quero muito ler o "Palavra do Senhor" da Ana Bárbara. Quanto ao Nuno confesso que os últimos livros da série Afonso Catalão me desiludiram um bocado mas hei-de terminar, até porque só me falta o ultimo
ResponderEliminarTambém quero muito ler Palavra do Senhor. Sinto que assim que terminar Lisboa, Chão Sagrado vou direitinha a esse 🤣
EliminarOh, a sério? Que pena! Por acaso, na altura, sei que li tudo de uma forma um bocadinho frenética - Pecados Santos talvez tenha sido o menos entusiasmante para mim. Estou curiosa para ver como termina a série
Conheço os livros do Nuno de vista mas nunca li nada dele ainda.
ResponderEliminarSe leres, vou gostar de saber a tua opinião
Eliminar