Doce ou salgado q.b. #5


«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski


Adoro panquecas! Acho que isso é motivo suficiente para que sejam as protagonistas no dia em que tiro o pó à rubrica «Doce ou salgado q.b». Não faltam receitas de como fazer esta especialidade. Pessoalmente, gosto delas simples, mas para aqueles dias mais gulosos, admito, arrisco-me a fazê-las de chocolate. Quando a consciência me pesa opto por improvisar umas de aveia - nunca é por esta razão, aprecio genuinamente panquecas de aveia. Se tiver vontade de as preparar - sejam de que tipo forem - e não tiver todos os ingredientes em casa adapto as receitas, e a verdade é que até agora não correu mal. Além de ser algo fácil e rápido de fazer, a massa rende bastante. Depois é só escolher com o que as queremos acompanhar!


Receita 1 - Panquecas normais

Ingredientes:
- 250g de farinha;
- 2 ovos;
- 3 dl de leite;
- 70g de margarina derretida e morna;
- 1 colher de sopa de açúcar.

Preparação:
- Bater os ovos numa tigela;
- Acrescentar o açúcar, a margarina, o leite e a farinha; 
- Mexer tudo;


Receita 2 - Panquecas de chocolate

Ingredientes:
- 1 chávena de farinha;
- 1 chávena de leite;
- 1 ovo;
- 1 colher de margarina derretida;
- 1/2 colher de fermento;
- 4 colheres de chocolate.

Preparação:
- Juntar em primeiro lugar os ingredientes molhados (leite, ovo e margarina) e mexer;
- Acrescentar os restantes;


Receita 3 - Panquecas de aveia

Ingredientes:
- 1/2 chávena de chá de flocos de aveia;
- 1/2 chávena de chá de farinha;
- 1 colher de fermento;
- 1 copo de iogurte natural;
- 1 ovo;
- 1 pitada de sal
- Azeite q.b.

Preparação: 
- Juntar os flocos, o fermento e a farinha e misturar tudo muito bem;
- Acrescentar o iogurte;
- Adicionar o ovo e voltar a mexer.


Nota comum a todas as receitas:
- Depois de a massa estar preparada, colocar uma frigideira a aquecer em lume médio, pincelando-a com óleo. Quando estiver quente, deitar uma concha do preparado e esperar que a massa comece a ganhar uma espécie de furinhos. Virar e deixar alourar. Depois é só repetir o processo até terminar a massa e servir! 


Já experimentaram alguma destas receitas? Como é que costumam fazer as vossas panquecas? Qualquer dúvida ou sugestão que tenham deixem nos comentários ou enviem-me uma mensagem para o e-mail do blog. 

Comentários

  1. eu faço panqeucas de aveia, estranho estas levarem farinha, as que faço é só: aveia (4c.); 1banana; duas claras e uma gema de ovo ;) Vi também que háde café, vou ter de pesquisar a receita xD
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi panquecas.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. wow this looks so yummy! Thanks for sharing the recipe <3
    Anyway would you like to follow each other? Follow me and let me know so i can follow you back instantly ^_^

    Join my giveaway
    www.sarahrizaga.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Panquecas.. na semana passada com várias, tanto salgadas como doces. A panqueca de aveia e chocolate, agrada-me.

    ResponderEliminar
  5. Tenho que experimentar as de chocolate :)

    ResponderEliminar
  6. nunca comi panquecas, mas têm tão bom aspeto! :o

    ResponderEliminar
  7. Aiiiii gosto muito! :)

    (já consegues ver o meu blogue linda)

    ResponderEliminar
  8. Odeio o cheiro e as panquecas. lol

    ResponderEliminar
  9. Essas panquecas de aveia,
    devem ser muito deliciosas
    confeccionadas por Andreia
    são, anda, mais apetitosas!

    boa noite e bons sonhos Andreia, um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. A primeira receita é a que eu costumo fazer, mas acho que vou experimentar as de chocolate +.+

    ResponderEliminar
  11. Não sou muito fã de panquecas, mas por acaso ainda no outro dia a minha mãe fez, mas não sei qual a receita que usa. Até porque não faz as típicas panquecas, faz como a minha avó fazia e até lhe dá uma forma diferente e tudo. Mata um bocadinho de saudades ao fazer as coisas assim :)

    ResponderEliminar
  12. Xi tens aqui panquecas para todos os gostos... Vou experimentar as de chocolate e as de aveia... Só sabia fazer as ditas normais!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  13. Nice pics dear, follow me on gfc and i Follow you back, kisses

    ResponderEliminar
  14. MY GOD!!! Vir ao teu blog de manhã e ler receitas e ver imagens de panquecas não é um bom presságio porque a pessoa fica com fomeca ahahah

    Sem dúvida. Agora de certeza que as vou usar mais, principalmente agora com a chegada do calorzinho. Adoro estas coisas que me fazem logo poupar dinheiro (A)
    Então espera aí que já vou ter contigo. O destino depois escolhemos!! ahahah

    Eu não posso pôr a vaselina da vasenol no rosto porque a minha pele já por si é oleosa :(

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  15. Tenho de experimentar as panquecas de aveia. Acho que são as únicas que ainda não provei!!

    ResponderEliminar
  16. Já fiz todas menos as de chocolate mas vou ter de tratar disso não é??? :p

    ResponderEliminar
  17. Também adoro panquecas e adoro come- las com nutela, ou com frutos silvestres :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário