MOLESKINE 2021 ||
O MELHOR DE SETEMBRO
O MELHOR DE SETEMBRO
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A vida é feita de momentos colecionáveis»
Setembro. Mês de regressos e de recomeços. De me despedir de mais uma edição da Feira do Livro do Porto. E de receber, de peito aberto, uma das estações do ano que mais me fascina: o outono. Além disso, foi tempo de reorganizar a rotina, de matar saudades e de receber mensagens desarmantes. Setembro chegou luminoso.
⚓ MOMENTOS
---------------------------
O meu despertador começou a tocar uma hora mais cedo, porque senti necessidade de reajustar a minha rotina matinal. E isso permitiu-me desfrutar da magia que é assistir ao nascer do sol - e da paz do seu silêncio. Parece que tudo flui com outra naturalidade, quando observamos estes detalhes tão inspiradores.
As saudades eram imensas. Por isso, soube-me pela vida ir tomar café com a minha gémea de coração. Não importa o tempo que passe, desde que nos vimos pela última vez, porque a ligação e as conversas soarão sempre como se nos tivéssemos encontrado no dia anterior. É assim a amizade. E esta é até ao fim do fim.
A Portugalid[Arte] chegou ao nº 12 e, consequentemente, ao seu primeiro ano de existência. Para marcar o acontecimento, que me encheu o coração, renovei a sua imagem, acrescentei um novo segmento e preparei um mimo bastante simbólico para aqueles que a acolheram sem reservas. Sou muito grata pelo carinho.

O mês ficou, ainda, marcado por mais uma ida às urnas, para exercer o meu direito [e dever] ao voto.
📚 LEITURAS
---------------------------
O Que Veem as Estrelas, Nuno Camarneiro
Mar, Afonso Cruz
Outras Leituras do Mês
O Homem que Confundiu a Mulher Com Um Chapéu [Oliver Sacks], Balada Para Sophie
[Filipe Melo & Juan Cavia], Gabriel 120419 [Liliana Rodrigues Brito], A Civilização do Espetáculo
[Mário Vargas Llosa], Tudo São Histórias de Amor [Dulce Maria Cardoso], A Tosse [Mami Pereira], A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert [Joël Dicker] e Notas Sobre Ela [Zack Magiezi].
📺 FILMES & SÉRIES
---------------------------
Chegar a Casa
A nova aposta da RTP 1 é gravada entre Portugal e Espanha e acompanha uma família a desmoronar. Perante um divórcio surpreendente e inevitável, é urgente recomeçar e encontrar alento para não sucumbir ao desgosto e ao julgamento alheio - que vem, não tão raras vezes assim, dos nossos. Embora tenha a sensação que existem cenas um pouco exageradas, não deixa de ser um retrato muito humano e fiel dessa jornada. Ainda para mais, quando se regressa a um meio mais pequeno. Está a ser uma descoberta interessante.
✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------
O evento mais mágico e magnético do ano invadiu a cidade do Porto. Mais concretamente, os Jardins do Palácio de Cristal. E eu voltei a sentir que a época natalícia chegou mais cedo, até porque não resisto a complementar as estantes com novos autores e um plano narrativo infinito. Interligando literatura, cultura e diversidade, a Feira do Livro tem uma atmosfera que aconchega. Um ritmo frenético. E olhares que revelam um profundo amor a esta arte. Talvez seja esse o motivo que me permite ter a sensação de estar sempre em casa.

A aceitação da identidade literária de cada um deveria ser inata - até porque cada ser humano tem a sua. No entanto, continua a ser um processo em desenvolvimento, porque os preconceitos, as exigências e as comparações tendem a sobrepor-se. E isso, no meu ponto de vista, condiciona o caráter mágico da viagem.

O outono é poesia. É o estado mais puro do processo de renovação - interna e externa -, porque abre os seus braços para acolher a mudança. Além disso, há algo de deslumbrante no seu traço melancólico, que nos incentiva a procurar aconchego em tudo aquilo que nos acrescenta. Atendendo a que, a par da Primavera, é a minha estação predileta, no ano transato, partilhei aqueles que considero serem os seus encantos. Para 2021, optei por combinar sugestões culturais que nos permitem abraçar o outono com todo o rigor e propriedade.

🍴 À MESA
---------------------------
Setembro não me reservou visitas a espaços novos, mas permitiu-me regressar ao Bibó Porto. Além disso, provei os gelados Mini Nocciola, da Mercadona, com sabor a Ferrero Rocher, que são mesmo deliciosos!
📌 ENTRE LINHAS
---------------------------
Truque Para não Quebrar as Lombadas dos Livros
A Inês Mota partilhou uma dica preciosa para todos os leitores que pretendem manter as lombadas dos seus livros imaculadas. E podem consultá-la sempre que quiserem, pois teve o cuidado de deixá-la num destaque.
Sacos de Pano Cultura Editora
Estou, cada vez mais, rendida aos sacos de pano, tal como mencionei nesta publicação. Por essa razão, não resisti a estas duas opções lançadas pela Cultura Editora. Já as tinha visto a desfilar pela Feira do Livro de Lisboa e fiquei muito feliz por terem-nas disponibilizado online, caso contrário, nunca poderia adquiri-las.
Melhor Duo: Lo Que Soy [Tiago Nacarato & Mari Segura]
A Diferentona: OOO [Branko]
As Favoritas: Boa Sorte [João Couto], Margem do Mondego [Firgun],
Vem Dançar Comigo [Diogo Piçarra] e Eco [Carolina Deslandes]
Artista Revelação: São Roque
Álbuns: Sub-Urbe Vol.1 [Maze & Azar Azar], A Chama e o Carvão [O Príncipe], Histórias do Meu Lugar [Martim Baginha], No Ar - Live Session [Papillon], Sabi na Sabura [Julinho KSD],
Ninguém nos Vai Tirar o Sol [Joana Espadinha], Camomila [Luísa Sobral] e Cisma [We Sea]
🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------
Afonso Cruz Sobre Escrita
O podcast 10.000, do Público, é uma espécie de masterclass áudio, visto que cada episódio é direcionado para uma área em concreto. Assim, convidaram Afonso Cruz para conversarem sobre os labirintos da escrita literária. Aprendo sempre, portanto, não podia perder a oportunidade de apanhar boleia deste testemunho.
Uma pequena nota para partilhar a felicidade de ter Isto é Gozar com Quem Trabalha de volta.
✨ GRATIDÃO
---------------------------
«Há tanto que mudou, mas vamos lá chegar»
Este mês, estou particularmente grata por ter estado com a minha melhor amiga, por ter visto o golaço do Sérgio Oliveira, por saber que a Carolina Deslandes, com o seu projeto Mulher, foi nomeada para um Grammy e por, num momento de despedida, ter tido o privilégio de ter visto Roda Bota Fora ao vivo, por duas vezes. Foi um projeto inovador, que merece todo o reconhecimento. Espero que esgotem todas as últimas datas da tour.

Como foi o vosso mês?
O meu Setembro foi assim assim, vi bons filmes mas não li muito, ando a escolher leituras muito longas, ia ser marcado pelo North Music Festival, mas foi cancelado na semana passada =(. Vou falar sobre isso na próxima semana no meu blogue.
ResponderEliminarBeijinho grande, minha querida!
Espero que outubro seja melhor, minha querida <3
EliminarOh, a sério? Que pena!
Pelo que vi foi um mês cheio de coisas boas para fechar o Verão.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Foi mesmo :)
EliminarObrigada e igualmente!
"Uma pequena nota para partilhar a felicidade de ter Isto é Gozar com Quem Trabalha de volta."
ResponderEliminarSIMMMMMM!!!! :)
Um dos pontos altos 😍😍
EliminarAndreia foi mês ótimo cheio de acontecimentos, que venha mais coisas boas, desejo um ótimo dia pra você bjs.
ResponderEliminarNão me posso queixar, Lucimar :)
EliminarUm excelente mês para si
Gostei bastante deste BEST OF!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Obrigada!
EliminarComo é sempre bom ver os melhores momentos do teu mês, confesso que o meu não foi assim nada de mais
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Muito obrigada, Sofia :)
EliminarEspero que outubro te surpreenda
Que mes tao bonito <3 Eu ja acordo cedo desde sempre :) A minh ame era madrugadora e passou isso para mim :) Mas custa apesar de gostar de saborear os nasceres do sol <3
ResponderEliminarGostava muito de poder ver a ser Chegar a Casa mas a RTP Play nao deixa :(
Para o ano tenho mesmo de ir à Feira do LIvro do Porto no lugar mais magico do mundo e arredores :)
Feliz Outubro, minha querida <3
Também já acordava cedo, mas agora acordo mais :)
EliminarA série está interessante, mas cortava algumas coisas, sobretudo, o exagero de algumas séries.
Apoio muito essa decisão!
Obrigada e igualmente, minha querida <3
mãe*
EliminarEu percebi :D
EliminarComo sempre o teu mês foi repleto de alegria, cultura e amizade.
ResponderEliminarE também como sempre as tuas fotografias são fenomenais.
Saudações de Fehmarn, ilha no Mar Báltico 🌊
Não pode faltar :)
EliminarMuito obrigada, Teresa!
O meu setembro foi bem divertido. Tive 2 viagens com menos de um mês e pude respirar novos ares. Coisa maravilhosa é encontrar amigos que, embora exista uma distância, quando se encontram, parece que a gente continua de onde a conversa parou :)
ResponderEliminarBeijos!
www.lolahurricane.blogspot.com
Oww, que bom! Isso é maravilhoso *-*
EliminarSem dúvida, sabe pela vida, até porque percebemos que, com eles, os elos são inquebráveis
Que mês tão bom e recheado! Que Outubro seja ainda melhor. Beijinhos minha querida.
ResponderEliminarDesejo-te o mesmo, minha querida <3
EliminarAdorei a ideia para ver o nascer do sol, sou apaixonada por essas cores!
ResponderEliminarBom mês minha querida
Dá logo outra motivação *-*
EliminarObrigada e igualmente!