stoner, john williams

Fotografia da minha autoria



«(...) sentiu uma certeza forte de que mais uma parte de si, do seu passado, estava a afastar-se lentamente, 
quase impercetivelmente, na escuridão»

Gatilhos: Referência a Suicídio e Alcoolismo, Morte, Luto, Relações Tóxicas


A minha participação em clubes de leitura tem respeitado o princípio de diminuir a lista de livros por ler. Mas também pode acontecer a redução de outra lista: a dos livros a comprar. E foi assim que o de John Williams veio morar cá para casa, pois já queria lê-lo há algum tempo e foi a escolha da Rita, este mês, no Livra-te.


 estranho, curioso e com uma personagem memorável

Stoner é a história da personagem homónima. William veio de uma família humilde, dedicada à agricultura, e foi para a universidade para se especializar na área agrícola, mas a sua vida sofreu uma reviravolta e acabou a estudar literatura, tornando-se professor de literatura inglesa. O enredo foca-se no seu percurso académico, o que parece não ter um grande ponto de interesse, no entanto, é a essência de Stoner que o abrilhanta.

O ritmo é lento, mas deslumbra, porque a aparente pacatez deixa-nos intrigados, faz-nos questionar sobre a importância de abrandar e de viver os acontecimentos sem esperarmos fogo de artifício e experiências memoráveis. Por vezes, precisamos só que as coisas sigam o seu rumo, sem malabarismos, sem esperarmos que tudo seja mais do que é. Em simultâneo, percebe-se que existe um tom intimista, solitário e melancólico.

Uma característica que me fascinou foi mesmo o estilo da narração, porque parece que exclui o lado emocional da equação e pretende manter-nos à margem, como se o objetivo fosse impedir a criação de qualquer vínculo com a história e, sobretudo, com a personagem. Não obstante (e acho que é aqui que se nota a genialidade do autor), sentimos tudo aquilo que é descrito. Aliás, creio que há momentos em que projetamos ainda mais a tristeza, a revolta e os rasgos de esperança.

Senti a escrita algo académica, talvez pelo ambiente retratado, mas fui ficando presa a estas páginas e cada vez mais rendida a Stoner, até porque senti que o desenvolvimento desta personagem é mesmo o ponto chave: William é credível e é absolutamente fascinante na sua trivialidade. Ademais, a sua integridade é admirável, visto que se manteve sempre fiel aos seus princípios. Teria sido fácil quebrar, procurar agradar, mas soube escolher as suas batalhas e nunca desistiu delas, não por capricho, mas por acreditar em todas elas.

Um pensamento que me acompanhou durante a leitura, e que vi validado no Posfácio, é que este livro é sobre amor e as várias formas que pode assumir. E não deixa de ser interessante que uma narrativa construída para um certo afastamento emocional tenha esta identidade tão vincada. Mas senti mesmo que o protagonista colocou amor em tudo aquilo a que se dedicou.

Stoner alberga, também escolhas, a importância do trabalho, «um casamento destrutivo» e um «lar envenenado». Alberga muitas guerras internas, saúde mental e um novo fôlego. Acompanhando a vida de William desde a infância até à sua morte, esta obra reforçou a minha admiração por histórias sem personagens heroínas. Talvez não seja uma obra que mudará a minha vida, talvez nem me recorde dela pelo enredo em si, embora algumas passagens se tenham colado à minha pele, mas amadurecerá com o tempo. Além disso, houve vários momentos que me deixaram emotiva e a refletir sobre tudo o que poderia ter sido e não foi.

Stoner esteve entorpecido e desabrochou. Quis abraçá-lo inúmeras vezes. E sei que nunca o esquecerei.


🎧 Música para acompanhar: True Love Will Find You In The End, Someone & Benjamin Longman


Disponibilidade: Wook (Livro | eBook) | Bertrand (Livro | eBook)

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

8 comments

  1. Fiquei com muita vontade de ler e ja está no kindle *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, que bom, fico mesmo feliz! Acho que vais gostar, muito por causa da personagem. Acho mesmo que o livro marca por causa do Stoner 😍

      Eliminar
  2. Há alguns anos, 'Stoner' foi um livro muito comentado em parte da comunidade literária brasileira que eu acompanhava no YouTube. Sempre tive vontade de lê-lo, apesar de nunca me ater às explicações do enredo que encontrava por aí. Imaginava que seria uma leitura que despertaria algo parecido com o que você descreveu. Recentemente tenho visto 'Stoner' ser mencionado com frequência, não sei muito bem o que aconteceu (a editora que publicava o livro aqui fechou faz tempo e nenhuma outra voltou a publicá-lo). Mas o seu texto me pareceu um bom sinal! Adoro ler o que você diz sobre o seu relacionamento com a literatura, Andreia! É sempre muito cuidadoso, honesto. Obrigada por compartilhar <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal, voltou a ser publicado pela Dom Quixote, em 2014. Só conheci o livro há uns tempos e fiquei muito curiosa. Quando vi que seria uma das escolhas de um dos clube de leitura em que participo, foi a oportunidade perfeita para o descobrir ☺️
      A história em si talvez não seja a mais marcante, mas o Stoner faz com que valha muito a pena. A construção desta personagem é fascinante, porque também é muito credível. Se tiver a possibilidade de ler, aconselho, Maria.
      Agradeço por essas palavras. Tento que seja o mais cuidadosa possível, sem deixar de ser honesta, porque não deixa de ser o trabalho de alguém (mesmo que o autor nunca se cruze com estas palavras)

      Obrigada pela sua partilha, Maria!

      Eliminar