mana, joana estrela

Fotografia da minha autoria



«Não sabes falar como deve ser e no entanto nunca te calas!»


A minha lista de Natal, durante a infância, incluía sempre um desejo peculiar: um irmão. Nunca aconteceu e acabei por fazer as pazes com essa inevitabilidade, não só por compreender as motivações dos meus pais, mas também por ter encontrado quem se aproximasse desse elo. Ainda assim, por não partilharmos a mesma casa, ficarei sempre com uma visão enviesada da realidade descrita no livro da Joana Estrela.


uma relação oscilante

Mana conta a história de duas irmãs, recorrendo a uma narrativa epistolar para evidenciar as quezílias e os cuidados inerentes à relação de ambas. E, parece-me, a qualquer vínculo entre irmãos. Apesar de ser filha única, creio que traça um retrato transversal e fidedigno. Aliás, nota-se que não fica num mero plano especulativo.

A carta é escrita pela irmã mais velha e tem muita graça na forma como nos apresenta todas as suas queixas, até porque engloba várias técnicas, estilos, cores e criatividade - como se a irmã mais nova tivesse mesmo passado por estas páginas, qual furacão. Além disso, há muita verdade nesta partilha e, por isso, torna-se tão próxima.

Outro aspeto curioso prende-se com a parte emocional: embora apresente pontos de discórdia e irritações, esta também é uma carta de amor. Percebemo-lo apenas nas entrelinhas, mas não me parece que sobrem muitas dúvidas quanto a isso, quanto à sua existência, uma vez que está sempre por perto e que as suas histórias se unem.

Mana lê-se num sopro, mas tem tudo o que necessitamos para compreender a mensagem. Ademais, mostra que, mesmo numa relação oscilante, há laços que se estreitam, que se mantêm inquebráveis. Ser irmão não é o mesmo que ser amigo, porém, não implica estar constantemente em lados opostos da margem.


🎧 Música para acompanhar: Da Mesma Pele, Irma

📖 Outros livros lidos: Pardalita | A Rainha do Norte


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

8 Comments