alma lusitana: os autores de março

Fotografia da minha autoria



Uma viagem literária para descobrirmos autores portugueses


O mês da primavera, das flores e da poesia. Neste embalo, em março, o Alma Lusitana contemplará três escritores: Cláudia Araújo Teixeira, enquanto autora para conhecer, José Luís Peixoto, enquanto autor que já li e recomendo, e Cátia Cardoso, enquanto autora extra, que teve a generosidade de me enviar um livro seu para leitura. Já acompanho a Cátia há algum tempo e fez-me todo o sentido incluí-la nesta viagem literária.


 cláudia araújo teixeira

É natural do Porto, estudou Direito e, «influenciada pela série Teias da Lei», pensou mesmo ser advogada, contudo, acabou por perceber que esse não seria o seu caminho. Assim, licenciou-se em Ciências da Comunicação e «fez carreira na área editorial». Depois de trabalhar com escritores que admira (como Paul Auster, por exemplo), chegou o momento de estar do outro lado e ser, também ela, uma autora publicada.



 josé luís peixoto

É natural de Galveias e um dos autores mais conceituados da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra contempla prosa e poesia, tem vários livros traduzidos «num vasto número de idiomas» e títulos a serem estudados «em diversas universidades nacionais e estrangeiras». Além disso, a crítica já lhe atribuiu prémios de renome. Também o podemos encontrar no encantador Menina Alzira, podcast que mantém com a mãe.

LI E RECOMENDO

   

   


Outras obras do autor:
A Casa, a Escuridão | Antídoto | Cemitério de Pianos | Gaveta de Papéis | Uma Casa na Escuridão | Morreste-me | Livro | Abraço | A Mãe Que Chovia | Dentro do Segredo | Galveias | A Viagem do Salmão | Todos os Escritores do Mundo Têm a Cabeça Cheia de Piolhos | Estrangeiras | O Caminho Imperfeito | Autobiografia | Regresso a Casa | Almoço de Domingo | Onde


 cátia cardoso

É natural de uma «aldeia pintada a xisto e que guarda as maiores trilobites do mundo». Licenciou-se em Comunicação Social e é mestre em Cinema. Para além da escrita literária, faz Rádio, escreve para a imprensa regional e é dirigente associativa, onde «trabalha a cultura: a maior arma que conhece». O seu caminho começou na poesia e é por lá que vai regando as suas raízes, no entanto, também se aventurou na prosa.

      


O Alma Lusitana tem grupo no Goodreads

Comentários

  1. Boas escolhas. Já li livros do José Luís Peixoto (não fosse o meu autor-casa) e da Cátia. Tenho curiosidade em ler o último livro dela.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero muito continuar a explorar a obra do Peixoto! E estou muito curiosa com a da Cátia 😍

      Eliminar
  2. Curioso, estou neste momento a ler Morreste-me de JLP *.* Estou a gostar muit de descobrir a sua escrita e está a tornar-se num dos meus escritores preferidos :) De seguida tenho para ler Almoço de Domingo e The implacable Order of things*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coincidência boa ☺️ também hei-de ir ao Morreste-me, porque todo o feedback que ouço/leio é maravilhoso.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Tenho imensa curiosidade em conhecer a escrita de Luís Peixoto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do pouco que li, o de poesia foi o livro que me marcou mais. Mas também estou bastante curiosa para descobrir mais

      Eliminar
  4. Nunca li nada dos autores. Talvez no futuro lhes dê uma chance :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário