ENTRELINHAS // NENHUM OLHAR

Fotografia da minha autoria



«O fantástico é contado com a naturalidade do quotidiano»


A partilha literária proporciona descobertas e debates muitos interessantes. Embora não priorize tanto o empréstimo de livros, tenho feito algumas trocas com o meu vizinho e foi assim que regressei à escrita de José Luís Peixoto, cuja obra continua a despertar-me imensa curiosidade, pois sinto que tem a capacidade de nos transportar para mundos distintos, fomentando a sensação de sermos parte do enredo.

«Penso: talvez haja uma luz dentro dos homens, talvez uma 
claridade, talvez os homens não sejam feitos de escuridão»

Nenhum Olhar apresenta um estilo poético belo, mas tenho de confessar a minha dificuldade em empatizar com a narrativa, pois pareceu-me um pouco repetitiva em certos pensamentos. Além disso, há uma dinâmica de acontecimentos mais caótica e uma transição entre narradores que pode confundir. No entanto, é inegável que o seu traço emocional nos aproxima, enquanto seres humanos, porque existem circunstâncias e dores que são transversais, independentemente do meio que habitemos. Portanto, leva-nos numa viagem introspetiva, que nos confronta com a nossa natureza, com a nossa fragilidade e, até, com a nossa finitude.

«Não sei o que nos arrasou. Somos ruínas [...] Alguma vez 
teremos sido uma coisa sólida, uma casa viva? Para mim, fomos»

Tendo o Alentejo como cenário de fundo, este livro é feito de silêncios, com uma carga acentuada de melancolia, até porque expõe a solidão, a morte, a pobreza, as angústias, o medo e a dormência de quem abdicou da felicidade. Com personagens inquietantes, é uma história bastante sincera, demonstrando que o nosso olhar esconde um universo de metáforas. Apenas não correspondeu às minhas expectativas.

«O teu olhar ficará no meu olhar quando morrer e, morto, contemplar as planícies que serão o teu olhar a anoitecer lento. O teu olhar ficará nas minhas mãos esquecidas e ninguém se lembrará de o procurar aí»


// Disponibilidade //
Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Um dos "novos" escritores que gosto e sigo a sua obra.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de descobrir a sua obra poética!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Já li este livro há algum tempo, na altura gostei, apesar de também ter tido alguma dificuldade em me render à narrativa. No entanto, é de destacar a genialidade do José Luís Peixoto. :)

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há apontamentos incríveis, bem evidentes do seu talento :)

      Eliminar
  3. Uma historia bonita mas inquietante... se tiveste dificuldade em te render à narrativa, então eu tambem acho que nao irei me concentrar nela... Estou naquela fase em que preciso mesmo de uma leitura que me cative e me prenda, deve ser da idade hehe ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não me conquistou, mas pode-te cativar, minha querida. É sempre muito subjetivo :)

      Eliminar
  4. Conheço a poesia de José Luís Peixoto, a prosa não.

    ResponderEliminar
  5. É uma boa sugestão literária.
    Vale a pena ler este livro do JLP.
    Continuação de boa semana, querida amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não me conquistou em pleno, mas também não foi uma leitura perdida :)

      Obrigada e igualmente, Jaime!

      Eliminar
  6. Que sim deve ser um bom livro para conhecer, acho que nunca tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Achei interessante... Curiosamente também tenho trocado livros com os amigos. Nestes tempos não tenho comprado livros...

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente, até tenho trocado pouco, mas é sempre um processo especial :)

      Eliminar
  8. Também já tive essa mesma sensação com esse autor!!
    xoox

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  9. Adoro o Peixoto, mas este nunca li! Se não estou em erro, foi o seu primeiro romance publicado :)

    ResponderEliminar
  10. Andreia uma ótima indicação de livro, é sempre bom conhecer bons livros, Andreia bjs.

    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  11. Confesso que nunca li nada de José Luís Peixoto. Mas vai acontecer um dia destes, quem sabe.

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  12. Não li esse livro, mas pelo que li, nesse curto texto que escreveu, fiquei com sensação de que deve ser interessante.
    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora tenha sentido a narrativa um pouco confusa, há aspetos muito interessantes :)

      Eliminar
  13. agora é minha vez: não li, mas me pareceu interessante (apesar dos pesares)!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário