30 LIVROS ANTES DOS 30

Fotografia da minha autoria



«Somos o resultado dos livros que lemos»


A idade não me influencia, porque, assim como nunca quis ser mais velha, também não me assusta envelhecer. É um número, um passo mais vincado de maturidade, mas sem pressões - ou ambições - desmedidas. Portanto, em jeito de consequência, distanciei-me sempre da ideia de alcançar determinados objetivos dentro de uma faixa etária específica, porque acredito que tudo tem o seu momento certo. Apesar disso, inspirada pela partilha da Patrícia Lobo, decidi abraçar uma exceção.

A literatura é uma arte imprescindível na minha vida, por isso, fez-me todo o sentido reconsiderar o projeto de ler 30 livros antes dos 30 [ideia da Pam Gonçalves]. Uma vez que este marco acontecerá a 15 de abril de 2022, tenho uma margem de manobra confortável, proporcionando-me um impulso extra para priorizar obras e autores que figuram na minha lista de desejos há bastante tempo. Além disso, atendendo a que posso definir o meu ritmo, sinto que é uma dinâmica vantajosa e uma forma muito original de celebrarmos a nossa jornada.

O mais certo é começar este desafio apenas em janeiro, porque, deste modo, consigo adquirir os exemplares que estão em falta na minha estante - ou, pelo menos, uma parte. Contudo, já organizei a lista de livros que pretendo conhecer até alcançar o meu trigésimo aniversário.

1. Para Onde Vão os Guarda-Chuvas, Afonso Cruz:
2. O Último Volume, Miguel Esteves Cardoso;
3. A Cor Púrpura, Alice Walker;
4. Uma Educação, Tara Westover;
5. Persuasão, Jane Austen;
6. A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, Joël Dicker;
7. Livro do Desassossego, Fernando Pessoa;
8. O Monte dos Vendavais, Emily Brontë;
9. A Força dos Afetos, Torey Hayden;
10. Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez;
11. Americanah, Chimamanda Ngozi Adiche;
12. Um Amante no Porto, Rita Ferro;
13. Campo de Sangue, Dulce Maria Cardoso;
14. As Intermitências da Morte, José Saramago;
15. Memória de Elefante, António Lobo Antunes;
16. Filho da Mãe, Hugo Gonçalves;
17. O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, Charlie Mackesy;
18. Vidas Adiadas, Dorothy Koomson;
19. Isto Acaba Aqui, Colleen Hoover:
20. Outlander Nº1, Diana Gabaldon;
21. Persépolis, Marjane Satrapi;
22. A Trança de Inês, Rosa Lobato Faria;
23. A Civilização do Espetáculo, Mario Vargas Llosa;
24. Se Esta Rua Falasse, James Baldwin;
25. Um Gato Entre os Pombos, Agatha Christie;
26. Publicação da Mortalidade, Valter Hugo Mãe;
27. Rio das Flores, Miguel Sousa Tavares;
28. O Labirinto dos Espíritos, Carlos Ruiz Zafón;
29. O Jogo do Anjo, Carlos Ruiz Zafón;
30. O Prisioneiro do Céu, Carlos Ruiz Zafón.

A possibilidade de optar por outros títulos era enorme, até porque vários são aqueles que tenho em espera - e que sinto como leitura prioritária. No entanto, parece-me que cheguei a um excelente compromisso. Estou bastante entusiasmada para dar asas a este projeto.

Comentários

  1. Da tua lista tenho apenas o livro do Desassossego, ainda não li, sinto que ainda não chegou o momento.

    Desafiei-me a reler os livros sobre os quais escrevi na antiga casa do meu EscreViver, vou eliminar esse blogue porque já não o uso, mas não queria despejar resenhas no actual sem reler os livros, por isso tenho alternado entre autores portugueses e estrangeiros. :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando há imenso tempo a querer aventurar-me no Livro do Desassossego, mas acabo por adiar a sua compra :o

      Parece-me um excelente desafio! Boas leituras

      Eliminar
  2. Que bela ideia! Gostei!
    Boas leituras! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegue ser algo simples, mas muito estimulante :)
      Obrigada!

      Eliminar
  3. Que post tao inspirador <3 Ando a ler Vidas Adiadas da Dorothy Koomson (em ingles) que me diz muito por ser a sequela do meu livro preferido dela, Um Erro Inocente, uma historia que mexeu muito comigo pois nao consigo imaginar o que estas duas mulheres passaram na adolescencia e ainda viverem a vida toda sem saberem a verdade...
    E tens toda a razao, somos mesmo o resultado dos livros que lemos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento, curiosamente, estou a ler Dorothy Koomson, mas Amor e Chocolate. É uma autora em que quero investir mais :)
      Ah! Não tinha percebido que era sequela. Então, vou ter de começar por Um Erro Inocente

      Eliminar
  4. Ainda não li nenhum dos livros que tens na tua lista, mas ando com o olho no Livro do Desassossego!

    Patrícia, Querida Lua

    ResponderEliminar
  5. Li oito dos livros que mencionas.
    NUNCA pensei em organizar uma lista de livros que pretendo ler.
    Espero que tenhas um excelente mês de novembro ❤️

    ResponderEliminar
  6. Muito bem, tens uma lista impressionante para antes dos 30, achei a ideia engraçada. Tal como tu nunca tive objectivos por faixa etária.
    Alguns desses livros da lista vão-te deixar rendida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto mesmo que não temos que ter a idade como um fator limitador.
      Achei este desafio muito interessante :)
      Estou mesmo curiosa!

      Eliminar
  7. Ainda é uma boa lista com grandes livros para ler, mas acho que tu consegues
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Que lista maravilhosa, Andreia! Fico muito contente por abraçares este desafio também. Será uma ótima partilha e espero que mais pessoas o façam por se inspirarem em ti também 🥰
    Alguns dos livros da lista já li e são, sem dúvida, uma escolha maravilhosa, como o "Isto Acaba Aqui", da Colleen Hoover, e o "Se Esta Rua Falasse" do James Baldwin. Não te vais arrepender destas escolhas de certeza 😊
    Um grande beijinho e muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Patrícia! E obrigada pela inspiração *-*
      Acho que seria um movimento muito bonito, mesmo que o adaptem a outras idades.
      Estou particularmente curiosa com Se Esta Rua Falasse

      Eliminar
  9. excelente seleção e iniciativa :) shame on me - nunca li nenhum xD

    ResponderEliminar
  10. Dessa bela lista já li Persépolis e
    Rio das Flores de Miguel Sousa Tavares que gosto muito do autor.
    Beijinhose boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de Miguel Sousa Tavares :)

      Obrigada e igualmente, querida Amélia

      Eliminar
  11. Na "biblioteca" cá de casa tenho apenas "As Intermitências da Morte", mas confesso que nunca o li.
    Esta tua lista é considerável, tendo em conta que tens ai livros bem extensos! Boa sorte!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero mesmo aventurar-me em mais obras de Saramago, agora que fiz as pazes com o autor :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  12. Gostei imenso das tuas sugestões, inclusive vários dos livros também constam na minha "to read list". Beijinhos,

    http://sixmilesdeeper.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Tenho pensado em fazer a mesma lista, mas depois dou por mim a pensar que, em 4 anos, muda muita coisa e então acho que vou adiar! 😂


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, compreendo-te 😂 estava a fazer a lista e a pensar no mesmo, até porque tenho ali livros que não sei se vou conseguir manter até ao início do desafio [não é que falte muito, mas tudo bem ahahah]

      Eliminar
  14. Nunca li nenhum desses livros e confesso que muitos deles nem conhecia :)

    ResponderEliminar
  15. Tenho aprendido a olhar para a idade um pouco como o teu ponto de vista: é um número e não nos devemos limitar à mesma. Eu já passei dos 30 e nunca cheguei a fazer uma lista destas. :)
    Já li "Força dos afetos". Torey Hayden é brilhante, uma verdadeira inspiração. Não sei se conheces Cathy Glass. Os livros estão em sintonia dos da Torey. Não são tão bons, mas as histórias ensinam sempre alguma coisa.
    "Monte dos vendavais" gostei na altura em que o li, mas acho que preciso de o reler à luz de uma nova maturidade.
    Tens aí outros livros que também figuram da minha lista de desejos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não estava nos meus planos fazer uma. Aliás, nunca me tinha passado pela ideia, até ver a publicação da Patrícia e senti que seria um desafio interessante :)
      Adoro Torey Hayden. Foi através dos seus livros que a minha relação com a leitura mudou, tornando-se imprescindível.
      Conheço apenas de nome, mas vou anotar a sugestão. Obrigada!

      Eliminar
    2. De nada :). Se tiveres oportunidade vais gostar. Tenho a certeza.

      Eliminar
    3. Se entretanto ler, também partilho o que achei :)

      Eliminar
  16. Adorei a ideia. Acho que vou fazer o mesmo :)

    ResponderEliminar
  17. Eu já tentei fazer listas (e continuo a fazê-las) mas raramente consigo completá-las a 100%. Ou porque surgem outras leituras inesperadas, ou porque me atrasei nas leituras prévias ou até porque simplesmente alterei a ordem de leitura. Isto qcontece-me com alguma frequência porque tenho mesmo de estar com o espírito para ler determinada obra 🥰💛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que toca a leituras, é muito raro fazer listas, porque acho que a nossa disposição tem de prevalecer e é natural que nem sempre nos apeteça ler aquilo que estipulamos previamente. Ainda assim, achei esta ideia curiosa, até porque ainda me falta um tempinho para chegar aos 30 :p
      Acho que o segredo é não tornarmos estas listas extremamente rigorosas

      Eliminar
  18. Concordo plenamente! Quando me tento "prender" demasiado, acabo por não conseguir cumprir. Tento ter uma espécie de meta, mas um pouco moldável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, se for moldável é muito mais benéfico, porque estás a idealizar um objetivo, mas sem colocares uma pressão acrescida :)

      Eliminar

Enviar um comentário