PODCASTS: AS MINHAS
ESCOLHAS 2.0

Fotografia da minha autoria



«Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa 
por ouvir cuidadosamente»


A minha personalidade introvertida permitiu-me potenciar uma das características que mais aprecio em mim: a capacidade de escutar os outros. Por muito que me entusiasme envolver-me numa boa conversa, gosto ainda mais de ouvir o que os intervenientes têm para partilhar. Por essa razão, sou uma consumidora assumida de podcasts, atendendo a que funcionam num formato que, para mim, é bastante estimulante.

Em março, de 2019, estava a desbravar este mundo e senti que fazia todo o sentido enumerar aqueles que escutava com regularidade - sem esquecer os pontuais [aqui]. Mais de um ano depois, aumentei a lista e achei pertinente elaborar uma versão 2.0 das minhas escolhas, até porque acredito que devemos valorizar os trabalhos que nos enchem as medidas, seja por nos divertirem, seja por nos tirarem da nossa zona de conforto, seja por apelarem ao nosso sentido crítico. Portanto, se nos acrescentam, é porque estamos a priorizar conteúdo de qualidade.

Continuo a acompanhar Ask.tm [Pedro Teixeira da Mota], Ar Livre [Salvador Martinha] e Sozinho em Casa [Guilherme Geirinhas], mas, agora, tenho mais cinco podcasts aos quais dispensar atenção e amor.


FUSO

A Bumba na Fofinha, no final de 2019, mudou-se temporariamente para Nova Iorque e aventurou-se neste formato, partilhando as suas peripécias por lá. Entretanto regressou e, abençoada seja, continuou com o podcast. Com um registo descomplicado, não deixa de abordar temáticas importantes e de divagar por apontamentos triviais do quotidiano. A boa disposição é ponto obrigatório desta casa virtual.



TERAPIA DE CASAL

A Rita da Nova e o Guilherme Fonseca criaram um projeto comum. Como já acompanhava o lado criativo de ambos, fiquei bastante entusiasmada com esta novidade, até porque a dinâmica entre eles é muito engraçada e relacional. Neste podcast, discutirão temáticas sobre as quais discordam profundamente e os episódios têm dois formatos distintos, pois ora terão a presença de «terapeutas» para os auxiliar, ora responderão a perguntas enviadas pelos ouvintes. E as minhas segundas-feiras, pelas oito da manhã, ficaram logo com outro encanto e animo.



CONGRESSO BOTÂNICO

A Lyne é uma comunicadora nata e, por isso, tem sido um gosto tremendo escutar as suas divagações e pontos de vista sobre os mais variados temas. Sem tabus e com uma dose de inspiração contagiante, é sempre ótimo quando disponibiliza um novo episódio, pois terei um momento para parar, refletir e desfrutar de uma chávena de chá em excelente companhia - ainda que à distância, mas isso quase que não se nota.



DESTA PARA MELHOR

Acompanho o percurso do Diogo Faro com particular atenção, uma vez que sinto que tem uma voz social muito ativa e focada nas temáticas certas. Portanto, quando anunciou o seu novo projeto, fiquei logo interessada no propósito e na concretização do mesmo. Além disso, achei curiosa a sua denominação, porque esta expressão é sempre associada a uma conotação negativa. No entanto, o humorista pretende quebrar a tendência e descobrir uma perspetiva mais otimista. Para tal, contará com a presença de convidados, para conversas que nos farão repensar posturas e questões transversais à nossa sociedade.



PROFECTUS

É a minha aposta mais recente, mas a premissa conquistou-me de imediato, porque é um «podcast onde os convidados apresentam os livros que os marcaram e exploram, em conversa, a relevância dos temas em questão». Assim, com o objetivo de promover a leitura em Portugal, demonstram que «cada livro tem inúmeras interpretações e que estas interpretações nos levam a fazer perguntas essenciais para melhor entendermos a complexidade daquilo que somos e do que nos rodeia».



Na lista dos podcasts que ouço de um modo esporádico também houve aquisições, nomeadamente: Só Mais 5 Minutos [Catarina Miranda], N'A Caravana [Rita Ferro Alvim] e Ponto Final, Parágrafo [Magda Cruz].

Comentários

  1. Confesso que nunca me aventurei a ouvir podcasts, mas vou levar as tuas sugestões para experimentar. Obrigada pela partilha, minha querida.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Andreia maravilhosas as suas escolhas, você tem bom gosto, Andreia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  3. Adoro podcasts, aprendemos tanto :) Sou da tua opiniao, parece que aprendemos a ouvir mais cuidadosamente :) Das tuas sugestoes tenho ouvido Terapia de Casal e gosto muito do Diogo Faró :) E ja estou a ouvir a Bumba na Fofinha :)

    ResponderEliminar
  4. Confeso que é uma das coisas que não tenho ligado muito, mas sim é uma boa sugestão para o fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Ainda não aderi totalmente aos podcasts. Terapia de Casal é o único que oiço, religiosamente, todas as segundas-feiras. Depois, de vez em quando, gosto de ouvir o Fuso e o Sozinho em Casa. Ainda não ouvi nenhum episódio do Desta para Melhor, mas está em lista de espera ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Terapia de Casal está incrível! Que bela ideia que eles tiveram *-*
      Recomendo, tem um tom mais reflexivo, que é mesmo importante

      Eliminar
  6. Adorei as dicas! Vou dar um passeio por eles!
    bjs

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Oieee Linda! Amei aqui e já estou seguindo❤❤❤
    Eu não tenho muito costume de ouvir podcast, mas amei as suas dicas.
    Também sou umapessoa q ouço mais os outros do que falo.


    Gostaria muito de saber sua opinião na última postagem que fiz.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      Sinto que aprendemos imenso enquanto escutamos os outros

      Eliminar
  8. A maioria não conheço.
    Adoro a Bumba na Fofinha.

    ResponderEliminar
  9. Whoaaaaaa, que máximo estar incluída numa lista com pessoas exepcionais!! 😭 Fico sempre muito emocionada com menções deste género. Tenho muito amor pelo meu projeto e, apesar de ainda estar a explorar a minha voz, gratidão é a palavra de honra, por saber que faço companhia a tantas pessoas! :') 💛

    Quero TANTO ouvir o podcast do Diogo Faro... A tua descrição encaixa tão bem com o trabalho que ele desenvolve, e aposto que as suas conversas são muito pertinentes! *-*

    Beijo enorme, Andreia! E muito, muito obrigada!

    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É totalmente merecido 💛
      Acho que esse amor se sente e, também por isso, cativa-nos de imediato. Por favor, continua, porque estás a fazer um excelente trabalho.

      Acredito que vais adorar! É como tu mencionas, as conversas são muito pertinentes e fazem-nos refletir imenso

      Eliminar
  10. São poucos os Podcasts que conheço. Nunca oiço um por iniciativa própria, até porque não sei o que me espera. Os único que já ouvi intensamente foram sobre crimes (não) resolvidos e teorias da conspiração hahah

    Beijinho
    Querida Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a parte gira também é essa, nunca sabermos bem o que esperar :)
      Fiquei curiosa sobre os de crimes não resolvidos

      Eliminar
  11. Tenho que ir espreitar as tuas sugestões!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  12. É inteligente saber escutar o que os outros têm para nos dizer. E responder com serenidade. Sem exaltação mesmo que as palavras que acabamos de ouvir nos tenham ofendido. Gostei de ouvir e ler.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  13. eu tbm sou introvertido e falo pouco. sou dos ouve, mas não tenho muito tempo para ouvir podcasts. tenho pena pq gostava e tens uma seleção muito interessante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendemos tanto a ouvir os outros :)
      São uma excelente companhia quando, por exemplo, vamos no carro ou estamos a fazer tarefas domésticas

      Eliminar
  14. Não conhecia nenhum dos podcasts mas já adicionei no Spotify para ouvir alguns!

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Também costumo seguir Fuso e o Desta Para Melhor! Ouço bastante episódios da Prov Oral, do Fernando Alvim, também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela lembrança, tenho de me dedicar ao do Fernando Alvim!

      Eliminar
  16. Também sou fã de podcasts. Poder escutar os outros a divagar sobre tudo e sobre nada é algo tão enriquecedor!
    Deixo a sugestão de dois podcasts que acompanho: o Segundo, do Mocê dum Cabréste; e o Sobremesa, da Mafalda Beirão.

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto o mesmo! Adoro *-*
      O do Mocê também costumo acompanhar, o da Mafalda tenho de ir ouvir. Obrigada pelas sugestões

      Eliminar
  17. Cada vez ouço mais podcasts e cada me deixo mais "encantar" por este formato. Acho que há mesmo conversas boas, partilhas e aprendizagens incríveis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante aquele momentos, podes-te permitir parar e desfrutar da conversa. É mesmo maravilhoso *-*

      Eliminar

Enviar um comentário