ENTRELINHAS // A QUE SABE A LUA?
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«À noite, olhavam ansiosos para o céu»
A literatura infantil tem um traço tão benigno e estimulante, que me apaixona em cada exemplar que descubro. Porque, com a dose certa de magia e de imaginação, leva-nos por uma viagem de aprendizagens infinitas. Portanto, creio que seríamos seres humanos ainda mais completos, se concedêssemos espaço nas nossas leituras a obras que, sendo destinadas aos mais novos, potenciam um contacto direto com o verdadeiro sentido da vida, tal como no livro de Michael Grejniec.
«Um belo dia, a pequena tartaruga decidiu escalar
a montanha mais alta para conseguir chegar à Lua»
A Que Sabe a Lua? tem, para mim, um significado muito especial. Para além da sua história maravilhosa, recorda-me dos pequenos meteoritos, que já não se lembram de mim, mas que permanecerão sempre no meu coração. Lendo-se num sopro, é uma narrativa emocional, com uma mensagem tão importante, permitindo-nos sonhar, uma vez que evidencia o companheirismo, a entreajuda, a capacidade de reconhecer as nossas limitações e o quanto é bonito unirmo-nos por objetivos comuns, mantendo uma postura empática e de profunda consideração pelo outro.
«- Se subires para as minhas costas,
é provável que nos aproximemos dela»
Como Educadora de Infância [de formação], reconheço a multiplicidade de atividades que podemos desenvolver a partir deste livro, pois tem ramificações pedagógicas e criativas. O título, por ser em forma de pergunta, implica-nos logo enquanto leitores, abrindo-nos a porta da fantasia. Por outro lado, haver uma repetição textual não só pode contribuir para aprender a ler, como também torna a sequência mais próxima e compreensível. Além disso, as ilustrações amplificam o faz de conta. Assim, estabelece-se um elo entre a vertente pictórica e linguística, criando um plano semântico diverso, ao mesmo tempo que se explora o mistério, a curiosidade e as distintas áreas de conteúdo.
«O macaco já conseguia cheirar
a Lua, mas tocá-la nem pensar!»
Esta história revela-nos um desejo, aparentemente, inalcançável, confrontando-nos com duas visões antagónicas, que contrapõem o marasmo e a iniciativa; a luz e a sombra; o real e o imaginário; o ceticismo e a crença. Com um final delicioso, cómico e reflexivo, demonstra uma atitude muito esclarecedora do ser humano, apelando às conquistas que são sempre mais prazerosas quando partilhadas; quando cooperamos em vez de subestimarmos os demais. Deste modo, destacando os pequenos Heróis, compreendemos que as pessoas não se medem aos palmos: é o nosso prosaísmo que nos limita e que, ainda, nos condena à inércia.
«E a Lua soube-lhes exatamente àquilo...»
A Que Sabe a Lua? tem uma abordagem singular, que nos permite revisitar dois mundos: o daqueles que preferem acomodar-se e viver na ignorância e na ilusão das sombras e o daqueles que, com alguma ousadia, se libertam das amarras que os prendem ao chão, quebrando estereótipos e desfrutando do quanto é doce, num esforço conjunto, subir esta escada - independentemente de ser física ou metafórica; e da sua própria estrutura - que [n]os leva sempre um passo mais longe.
«Nessa noite, os animais dormiram todos muito juntos»
Nunca tinha ouvido falar deste livro, obrigada pela partilha. A premissa parece-me muito interessante. Vou acrescentar à lista.
ResponderEliminarBeijinho grande!
É um livro muito amoroso!
EliminarParece-me interessante! :)
ResponderEliminarwww.amarcadamarta.pt
Sim, é *-*
EliminarUm livro perfeito para o meu Louis que anda sempre a procurar a lua atraves das janelas <3
ResponderEliminarUma das historias preferidas dele é esta do Eric Idle: https://www.youtube.com/watch?v=sGqAw7UM6qo <3
A historia em portugues chama-se "Papa, por favor, apanha-me a lua" e esta disponivel aqui https://www.wook.pt/livro/papa-por-favor-apanha-me-a-lua-eric-carle/193667
EliminarAcredito mesmo que ele ia adorar *-*
EliminarObrigada pela partilha, vou adicioná-la à lista!
EliminarOlá! Também eu gosto muito de livros infantis e tal como tu fazem me viajar quase para outro siio!
ResponderEliminarObrigada pela partilha!!
www.pimentamaisdoce.blogspot.com
É maravilhoso descobrir um livro infantil *-*
EliminarParece um livro interessante.
ResponderEliminarVou anotá-lo para os meus pequenotes...
Continuação de boa semana, querida amiga Andreia.
Beijo.
É sempre uma bela prenda para os mais novos. Recomendo *-*
EliminarObrigada e igualmente, Jaime!
Confesso que nunca tinha ouvido falar, mas parece ser uma boa sugestão para o fazer
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
É mesmo :)
EliminarConheço. Adoro
ResponderEliminarSou fã de livros infantis.
É tão bonito *-*
EliminarSomos duas, Magui!
Um livro muito versátil com passagens muito interessantes :)
ResponderEliminarPS: Confesso que foste tu quem me inspirou no post de hoje xD pq tocaste no tema e achei bastante interessante.
É uma obra incrível, mesmo que eu seja suspeita ao dizê-lo :p
EliminarOh, obrigada! Fico contente por ler isso
Adoro esse livro. Tal como tu sou apaixonada por livros infantis.
ResponderEliminarNas livrarias, é esse o lugar onde vou sempre primeiro :)
E nunca venho sem nenhum :D
Obrigada por partilhares
Um grande beijinho
Que maravilha! Por acaso, é algo em que tenho de investir mais, porque há livros infantis que se tornam quase imprescindíveis *-*
EliminarObrigada pelo retorno