ENTRELINHAS // A QUE SABE A LUA?

Fotografia da minha autoria



«À noite, olhavam ansiosos para o céu»


A literatura infantil tem um traço tão benigno e estimulante, que me apaixona em cada exemplar que descubro. Porque, com a dose certa de magia e de imaginação, leva-nos por uma viagem de aprendizagens infinitas. Portanto, creio que seríamos seres humanos ainda mais completos, se concedêssemos espaço nas nossas leituras a obras que, sendo destinadas aos mais novos, potenciam um contacto direto com o verdadeiro sentido da vida, tal como no livro de Michael Grejniec.

«Um belo dia, a pequena tartaruga decidiu escalar 
montanha mais alta para conseguir chegar à Lua»

A Que Sabe a Lua? tem, para mim, um significado muito especial. Para além da sua história maravilhosa, recorda-me dos pequenos meteoritos, que já não se lembram de mim, mas que permanecerão sempre no meu coração. Lendo-se num sopro, é uma narrativa emocional, com uma mensagem tão importante, permitindo-nos sonhar, uma vez que evidencia o companheirismo, a entreajuda, a capacidade de reconhecer as nossas limitações e o quanto é bonito unirmo-nos por objetivos comuns, mantendo uma postura empática e de profunda consideração pelo outro.

«- Se subires para as minhas costas, 
é provável que nos aproximemos dela»

Como Educadora de Infância [de formação], reconheço a multiplicidade de atividades que podemos desenvolver a partir deste livro, pois tem ramificações pedagógicas e criativas. O título, por ser em forma de pergunta, implica-nos logo enquanto leitores, abrindo-nos a porta da fantasia. Por outro lado, haver uma repetição textual não só pode contribuir para aprender a ler, como também torna a sequência mais próxima e compreensível. Além disso, as ilustrações amplificam o faz de conta. Assim, estabelece-se um elo entre a vertente pictórica e linguística, criando um plano semântico diverso, ao mesmo tempo que se explora o mistério, a curiosidade e as distintas áreas de conteúdo.

«O macaco já conseguia cheirar 
a Lua, mas tocá-la nem pensar!»

Esta história revela-nos um desejo, aparentemente, inalcançável, confrontando-nos com duas visões antagónicas, que contrapõem o marasmo e a iniciativa; a luz e a sombra; o real e o imaginário; o ceticismo e a crença. Com um final delicioso, cómico e reflexivo, demonstra uma atitude muito esclarecedora do ser humano, apelando às conquistas que são sempre mais prazerosas quando partilhadas; quando cooperamos em vez de subestimarmos os demais. Deste modo, destacando os pequenos Heróis, compreendemos que as pessoas não se medem aos palmos: é o nosso prosaísmo que nos limita e que, ainda, nos condena à inércia.

«E a Lua soube-lhes exatamente àquilo...»

A Que Sabe a Lua? tem uma abordagem singular, que nos permite revisitar dois mundos: o daqueles que preferem acomodar-se e viver na ignorância e na ilusão das sombras e o daqueles que, com alguma ousadia, se libertam das amarras que os prendem ao chão, quebrando estereótipos e desfrutando do quanto é doce, num esforço conjunto, subir esta escada - independentemente de ser física ou metafórica; e da sua própria estrutura - que [n]os leva sempre um passo mais longe.

«Nessa noite, os animais dormiram todos muito juntos»


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar deste livro, obrigada pela partilha. A premissa parece-me muito interessante. Vou acrescentar à lista.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Parece-me interessante! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Um livro perfeito para o meu Louis que anda sempre a procurar a lua atraves das janelas <3
    Uma das historias preferidas dele é esta do Eric Idle: https://www.youtube.com/watch?v=sGqAw7UM6qo <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A historia em portugues chama-se "Papa, por favor, apanha-me a lua" e esta disponivel aqui https://www.wook.pt/livro/papa-por-favor-apanha-me-a-lua-eric-carle/193667

      Eliminar
    2. Acredito mesmo que ele ia adorar *-*

      Eliminar
    3. Obrigada pela partilha, vou adicioná-la à lista!

      Eliminar
  4. Olá! Também eu gosto muito de livros infantis e tal como tu fazem me viajar quase para outro siio!
    Obrigada pela partilha!!

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Parece um livro interessante.
    Vou anotá-lo para os meus pequenotes...
    Continuação de boa semana, querida amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre uma bela prenda para os mais novos. Recomendo *-*

      Obrigada e igualmente, Jaime!

      Eliminar
  6. Confesso que nunca tinha ouvido falar, mas parece ser uma boa sugestão para o fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Conheço. Adoro
    Sou fã de livros infantis.

    ResponderEliminar
  8. Um livro muito versátil com passagens muito interessantes :)

    PS: Confesso que foste tu quem me inspirou no post de hoje xD pq tocaste no tema e achei bastante interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma obra incrível, mesmo que eu seja suspeita ao dizê-lo :p

      Oh, obrigada! Fico contente por ler isso

      Eliminar
  9. Adoro esse livro. Tal como tu sou apaixonada por livros infantis.
    Nas livrarias, é esse o lugar onde vou sempre primeiro :)
    E nunca venho sem nenhum :D
    Obrigada por partilhares
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha! Por acaso, é algo em que tenho de investir mais, porque há livros infantis que se tornam quase imprescindíveis *-*

      Obrigada pelo retorno

      Eliminar

Enviar um comentário