ORGANIZAR LIVROS FORA
DAS ESTANTES

Fotografia da minha autoria



«Reserve os espaços da sua casa para os itens que você ama»


A leitura encanta-nos na mesma medida que nos preenche. E segurar um livro nas mãos é abrir a porta de um mundo mágico, que nos desperta sentidos, sentimentos e emoções. Por isso, mantemos uma relação tão especial com as nossas estantes: porque são a representação física de todas as vidas com as quais nos cruzamos, de todos os lugares que visitamos sem sair do lugar, de todos os momentos que ultrapassamos através das palavras. O único senão é quando o espaço começa a ser pouco para a quantidade de obras que vamos acomodando nas prateleiras.

A organização é uma parte essencial do processo, pois permite-nos repensar a área disponível e aproveitá-la com maior consciência. Quando adquiri a minha Billy [podem ler tudo aqui], consegui minimizar o número de exemplares em segunda fila e dispersos por outros compartimentos, sendo mais acessível encontrá-los. No entanto, entre o meu aniversário e a Feira do Livro, a pilha de livros aumentou e voltei a preocupar-me com a sua distribuição, uma vez que não queria comprometer a harmonia da divisão onde habitam. Para tal, comecei a procurar opções que fossem práticas e que funcionassem como elemento decorativo, transmitindo mais um traço da minha identidade livrólica.

Sinto que, por vezes, só temos de interpretar a nossa casa, porque há divisórias que se adaptam, com naturalidade, a esta nova função. Ainda assim, podemos usufruir de artigos específicos - ou combinar outros recursos - para um efeito mais surpreendente, original e aconchegante.


 CINCO FORMAS DE ORGANIZAR OS
 LIVROS FORA DAS ESTANTES 







O primeiro passo será sempre compreender a planta que temos à nossa frente e definir uma estratégia que funcione de acordo com as nossas necessidades. Depois, com um pouco de criatividade, descobriremos infinitas opções, que podem incluir livros como centros de mesa, exemplares acomodados em cabeceiras de cama alternativas, móveis giratórios e, inclusive estantes com assentos e aparadores. Tudo é uma possibilidade, porque os nossos livros ficam ótimos em qualquer lugar.

Comentários

  1. Adorei as tuas ideias de organização, gostei particularmente das caixas e dos cestos.

    Eu tenho a minha estante organizada por ordem alfabética, recentemente fiz umas trocas no Tradestories e tenho esses livros logo na frente para saber que são por ler, quando acabar encaixo na respectiva letra do alfabeto.

    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm sido ótimas ajudas *-*

      Qualquer dia, tenho de me aventurar a organizar por ordem alfabética. Por enquanto, estão por autor.

      Eliminar
  2. Excelentes dicas :) Eu tenho o carrinho do Ikea para organizar os stocks da minha loja e recomendo :) Adorei a ideia das cestas e das caixas :) O meu tio, irmao da minha mae tinha os livros dele, do Circulo dos Leitores, num bau, eu adorava la ir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida!
      Acho que esse carrinho ainda me vai dar imenso jeito, quando reformular o meu quarto.
      Para já, cestos e caixas têm sido os meus melhores amigos ahahah
      Awww, adoro!

      Eliminar
  3. Belas ideias, Andreia! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei de todas as ideias, mas a minha favorita é a solução das caixas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas dicas! Dão sempre jeito!!!

    ResponderEliminar
  6. Não é mesmo que sim são umas boas ideias para organização
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Ideias muito criativas. :) Parabéns pela seleção xD

    ResponderEliminar
  8. Tudo, muito, bem arrumado. Cada coisa em seu lugar. É meio caminho andado, para a cada livro mais depressa poder chegar.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  9. Que ótimas sugestões. E bem que estou a precisar :D

    ResponderEliminar
  10. Adorei estas sugestões. Também tenho muitos livros em segunda fila :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Os livros em segunda fila também já regressaram cá a casa :p ahahah

      Eliminar
  11. Adorei todas estas ideias, mas pessoalmente (uma questão de gosto, simplesmente) prefiro tê-los sempre em estantes. Tenho algumas manias esquisitas e esta é uma delas... Não sei porquê dá-me uma sensação de maior segurança e organização dos livros ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podendo, também prefiro tê-los nas estantes. Acho que ficam mais acomodados e com menos riscos de estragos. No entanto, se o espaço for pouco, acho que podem ser boas alternativas :)

      Eliminar
    2. Sim, é verdade! Nos entretantos e até porque comprar uma estante pode demorar algum tempo. :)

      Eliminar
    3. Exato, isso também :) depois, dá para aproveitar estas opções para outras coisas

      Eliminar

Enviar um comentário