FILMES QUE QUERO VER
ATÉ AO FINAL DO ANO

Fotografia da minha autoria



«Presta atenção na cena»


O outono convida a inúmeros programas caseiros, com um toque de aconchego que nos aquece a alma. Sempre desfrutei de atividades entre portas e, neste ano tão atípico, tem sido imprescindível. Embora tenha muitos aspetos negativos associados - e acredito que estamos todos conscientes deles -, houve algo de bom a retirar desta pandemia, a título pessoal, porque passei a priorizar mais a magia da sétima arte.

É certo que a lista de filmes por ver permanece astronómica e que continua a não ser a minha primeira escolha. Contudo, tenho procurado colmatar essa falha, estando, inclusive, mais atenta a lançamentos e à transmissão de certos argumentos na grelha televisiva. Portanto, vou minimizando os estragos e o desconhecimento de grandes obras cinematográficas. E 2020 tem-me permitido descobrir surpresas muito bonitas, que já conquistaram o meu coração. Inspirada por esta consequência extraordinária, pretendo investir mais nesta componente.

Assim sendo, há sete filmes que quero ver até ao final do ano.

 THE POST 
Um thriller político que recorda a posição assumida por Katharine Graham, proprietária do «The Washington Post», quando o Governo de Nixon tentou impedir o jornal de prosseguir com a publicação de uma extensa e ultra-secreta documentação sobre o envolvimento norte-americano na Guerra do Vietname que Daniel Ellsberg, um funcionário do Pentágono, fizera chegar clandestinamente à imprensa. O braço de ferro entre a Casa Branca e a imprensa desembocou numa histórica decisão.

 EXTREMAMENTE ALTO, INCRIVELMENTE PERTO 
Oskar, de 11 anos, demonstrou desde cedo ser um menino-prodígio. Pacifista e entusiasta, o seu passatempo predilecto era a «expedição de reconhecimento», um jogo que criara com o pai, com quem sempre tivera uma ligação de absoluta cumplicidade. Porém, a trágica morte deste, durante os atentados terroristas do 11 de Setembro, vem alterar a própria natureza do pequeno Oskar que, incapaz de lidar com a perda, se fecha sobre si mesmo e se torna uma criança infeliz e solitária.

 O MEU NOME É ALICE 
Aos 50 anos, Alice Howland é uma mulher realizada: tem um casamento feliz, os filhos crescidos e uma carreira prestigiante como professora universitária. Tudo lhe corre de feição até ao momento em que começa a esquecer palavras e a baralhar-se nas coisas mais simples do dia-a-dia. Depois de fazer alguns exames, recebe o terrível diagnóstico.

 A PLATAFORMA 
Numa prisão, um laje com comida desce piso a piso, deixando os reclusos acima de barriga cheia e quem está em baixo faminto e desesperado. Mas sopram ventos de revolta, expondo a condição humana.

 KNIVES OUT: TODOS SÃO SUSPEITOS 
Harlan Thrombey é um escritor de renome que resolve organizar uma grande festa para celebrar o seu 85.º aniversário. Tudo isto não passaria de uma vulgar reunião familiar não fosse o facto de, no dia seguinte, o velho senhor aparecer morto. Para investigar o caso é enviado Benoit Blanc, um detective conhecido pela sua extraordinária agudeza de espírito. Qual não é o seu espanto quando o investigador percebe que todos os presentes têm um motivo real para o assassinar.

 IRREGULAR 
Neste thriller, Gabriel é casado com Patrícia e pai de Michelle, uma menina de dez anos. A vida deles é tranquila até ao dia em que ele comete o erro de deixar a filha no carro para fazer uma compra numa estação de serviço. Quando regressa, percebe que a criança desapareceu e que, no seu lugar, está um rapaz que nunca viu. Ainda a tentar perceber o que se passa, vê a filha ser arrastada por dois homens para dentro de uma carrinha preta que, entretanto, desaparece na autoestrada. O seu pânico ganha novas proporções quando entra em casa e, em vez da esposa, está uma desconhecida que afirma ser sua mulher.

 LISTEN 
O drama vivido por uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais retiram a guarda dos três filhos, que consideram em risco de sofrer danos emocionais, desencadeando os protocolos do sistema de adopção forçada. Desesperados, os pais tentam encontrar uma forma de provar que são capazes de cuidar das crianças.

Comentários

  1. Respostas
    1. Se não estou em erro, alguns deles serão transmitidos no canal Hollywood :)
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Também quero ver o Listen, deve ser espectacular. Tenho muita curiosidade.

    O meu nome Alice já vi, gostei muito da abordagem ao alzheimer.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve mesmo! Estou muito curiosa *-*

      Tenho de ver se o priorizo!

      Eliminar
  3. Temos alguns filmes em comum na lista (sorrisos), os outros vou acrescentar.

    Também gosto muito, apesar de confessar que para esta segunda vaga vou dar prioridade à leitura.

    Não têm sido tempos fáceis, mas é essa a perspetiva possível, a de retirar o que há de bom ou de menos maus e transformar em bom.

    Um beijo e bons momentos cinematográficos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me muito bem :)

      Temos de tentar encontrar aquilo que nos permite não perder a motivação, para ver se os dias se tornam um pouquinho menos pesados emocionalmente.

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Da tua lista ja vi The Post, O Meu Nome é Alice (adorei e chorei tanto, que papelão) e Knives Out (Uau) :) Tambem quero muito ver Listen mas acho que ainda vai demorar para o ver uma vez que nao estou em Portugal...
    Eu adoro esta epoca para ver filmes e series no sofa <3 Sabe mesmo bem :) Acompanhados de um cha ou chocolate quente e pipocas ou biscoitos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mesmo de os ver :o
      Oh, que maravilha. Assim sabe mesmo bem!

      Eliminar
  5. Da tua lista apenas vi "O meu nome é Alice" e "A Plataforma", o primeiro é um dos meus filmes favoritos, acho que nos faz pensar em coisas que julgamos simples e que são complicadas para tantas pessoas, como o simples facto de querermos ir à casa de banho e não nos lembrarmos onde fica, sendo a mesma na nossa própria casa. É um aperto no coração de todo o tamanho.
    O segundo acho que tem uma ótima premissa, levando-nos a comparar o mesmo à forma como vivemos e como a sociedade é no geral, porém acabou por me desiludir. Ainda assim, aconselho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que vou ter de me preparar emocionalmente para ver O Meu Nome é Alice.
      Por acaso, tenho mesmo receio que A Plataforma me desiluda, porque a premissa é incrível, mas acho que tem de ter uma execução quase exímia para nos arrebatar.

      Eliminar
  6. Só vi O meu nome é Alice, recomendo.
    Também quero muito ver Listen.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mesmo de investir nesse futuramente!
      Deve estar incrível *-*

      Eliminar
  7. A sinopse do " EXTREMAMENTE ALTO, INCRIVELMENTE PERTO" cativou-me :)

    ResponderEliminar
  8. Confesso que ando muito desligada da onda dos filmes, mas tens aí umas boas sugestão para o fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ver se retomo o ritmo, porque até me estava a portar bem :p

      Eliminar
  9. Da tua lista já vi "O meu nome é Alice" e gostei muito (embora me tenha custado muito também) e quero ver "The Post" também! Vai com tudo! 💪


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de ver O meu nome é Alice vou ter de fazer um trabalho de preparação! Salvo erro, o The Post vai dar no canal Hollywood este fim de semana

      Eliminar
  10. Já houve tempo em que eu via filmes e telenovelas na televisão. Agora pouco mais vejo do que as notícias. Também não são nada animadoras. Do que mais se fala é de desgraças que acontecem a todo o momento, infelizmente. Uma boa lista de filmes, talvez possa ver alguns deles?

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Telenovelas também já não acompanho, mas ainda vou vendo algumas notícias, séries e filmes [ainda que este último não seja tão prioritário].
      Infelizmente, é bem verdade.
      Acho que faz muito bem, Edumanes :)

      Eliminar
  11. não assisti a esses filmes, ando desatualizado, apesar de gostar muito de cinema - e apenas de cinema (não vejo séries, telenovelas, etc.). vou anotar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes também ainda não vi, mas quero ver se trato disso até ao final do ano :)

      Eliminar
  12. Irregular também está na minha lista ;)

    ResponderEliminar
  13. Listen, está na minha! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  14. Andreia, "O meu nome é Alice" é intenso, assustador e desarma os nossos pensamentos em relação à doença e aos cuidadores. Um filme que me inquietou. É daqueles filmes que se estiver a passar na TV paro para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito! Tenho mesmo de o ver. E, por acaso, acho que será transmitido, brevemente, no canal Hollywood

      Eliminar

Enviar um comentário