UMA DÚZIA DE LIVROS // NOVEMBRO

Fotografia da minha autoria



Tema: Um livro relacionado com comida


As histórias podem ser doces, mas também podem ter um travo mais picante, dependendo dos condimentos que o artista quiser utilizar como trunfo. Mas, tal como na culinária, acredito que o resultado é mais saboroso quando há um certo equilíbrio na escolha de ingredientes, para que a experiência seja memorável. Assim, para o tema de novembro de Uma Dúzia de Livros, quis regressar a Dorothy Koomson, aventurando-me num exemplar que ansiava que combinasse o melhor de dois mundos.

«Acabava de descobrir que sem chocolate 
sou incapaz de trabalhar sob pressão»

Amor e Chocolate, contrariamente aos outros dois títulos que li da autora, apresenta uma narrativa descontraída. E conquistou-me, de imediato, pelo sentido de humor e pelo sarcasmo da protagonista. Aliás, várias foram as passagens que me fizeram rir: pela pertinência, pela autenticidade e pela proximidade do discurso. Além disso, é mesmo interessante o facto de associar o chocolate a tudo o que acontece na sua vida, seja por uma questão de necessidade, seja para validar determinados comportamentos e/ou características de alguém. No entanto, confesso, estava à espera de ser arrebatada e tal não se verificou, pois senti o enredo um pouco previsível e com uma elevada dose de drama irracional. Porém, centra-se em questões importantes.

«- Estás sempre a pedir desculpa, 
mas continuas a fazer o mesmo»

A escrita familiar e credível faz-nos refletir sobre o quanto o passado pode alimentar as nossas inseguranças, sobretudo, caso existam feridas mal saradas. Em simultâneo, confronta-nos com o medo do compromisso, com a nossa urgência em fugir, sempre que as circunstâncias se complicam e com a dúvida inerente às segundas oportunidades: até que ponto devem acontecer? Desconstruindo a certeza de que todas as ligações têm de duram uma vida inteira, ajuda-nos a compreender que as pessoas mudam e que, por isso mesmo, as suas estradas nem sempre encaixam e os objetivos deixam de ser compatíveis. Embora custe a aceitar, faz parte, porque é uma consequência do nosso crescimento e de fortalecermos a nossa identidade e os nossos limites.

«Púnhamo-nos sempre uma à outra em primeiro 
lugar e ele sabia que não podia competir com isso»

Outro aspeto chave reside no alerta para os efeitos da falta de comunicação e para a recorrência com que colocamos os outros em primeiro lugar. Por outro lado, mostra o quanto é ingrato sentirmo-nos na obrigação de escolher entre a amizade e o amor; e a postura inflexível que assumimos perante situações transversais a ambas as componentes relacionais, uma vez que tendemos a manter critérios distintos [fundamentados no tempo da relação]. Contudo, é essencial escutarmos as duas partes, pois nenhuma história tem uma só versão.

«Era tudo o que eu queria, que ele percebesse 
que a minha família era como uma caixa de bombons»

Amor e Chocolate foi uma leitura morna, mas não deixarei de a recomendar, porque diverte e proporciona-nos algum conforto. E, acima de tudo, é um enredo sobre crescimento e sobre a necessidade de mudarmos de dentro para fora, fomentando uma mensagem imprescindível.

«Como esperamos ser tratados quando 
não nos defendemos a nós próprios?»


// Disponibilidade //
Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Li dois livros desta autora e gostei muito, principalmente pelo facto de a protagonista ser negra. Fiquei curiosa com este livro, sendo eu apaixonada por chocolate. Vou levar a sugestão.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes deste, também li dois que adorei! Este lê-se bem, mas confesso que estava à espera de mais

      Eliminar

  2. Da minha querida Dorothy ❤️ Dos melhores seres humanos que conheço e ainda não desistimos de nos conhecer pessoalmente, já lhe disse que um dia meto-me no comboio e vou ter com ela a Brighton 🥰 Concordo com a tua opinião sobre este livro, já o li há 10 anos, mas recordo-me que não me fascinou por completo apesar de me ter divertido com ele 💛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que esse momento aconteça *-*
      Sim, adorei todo o humor do livro, porque a protagonista é espetacular nesse sentido. Estava era à espera que a história tivesse outras reviravoltas

      Eliminar
  3. Ja tinha ouvido falar do livro mas nunca o li.

    ResponderEliminar
  4. Oh que deve ser um bom livro, ainda não conhecia mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Nunca ouvi falar desta autora, mas penso que não é o tipo de leitura que me fascina.

    AMOR SIM!!!
    De chocolate gosto pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se sabe :)

      Há alturas em que também gostava de ser assim, mas adoro chocolate ahahah

      Eliminar
  6. Já me cruzei com esse livro, mas não o tenho na minha estante. Pode ser que um dia destes...


    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se procurares uma leitura mais leve e engraçada, aconselho :)

      Eliminar
  7. Não podia concordar mais contigo. O que me marcou neste livro foi ter rido às gargalhadas e também ter chorado, estava mesmo envolvida na história embora não seja uma história surpreendente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê-se muito bem e rápido, se calhar, pela personalidade tão cómica da protagonista, mas estava à espera de algumas reviravoltas. Ainda assim, não foi tempo perdido :)

      Eliminar
  8. já passou bastante tempo desde que li esse livro, mas ainda me lembro da história... É uma história muito bonita, mas confesso que não acho a melhor da autora!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho muitos termos de comparação porque, para além deste, ainda só li outras duas obras da autora. Mesmo assim, também não sinto que seja o melhor

      Eliminar
  9. Não li o livro. Por isso não poderei fazer qualquer crítica, seja ela negativa ou positiva. Amor e chocolate. Amor felicidade. Chocolate guloseima.

    Boa noite e bons sonhos Andreia.

    ResponderEliminar

  10. Infelizmente já não tenho capacidade para ler livros de lombada grossa!
    Talvez quando for mais velhota e reformada! Neste momento não tenho disponibilidade nem pachorra!
    Mas acredita que gostava de ter!

    Beijinhos chocolatodependentes
    (^^)

    ResponderEliminar
  11. É mesmo um livro leve, divertido... Parece-me, pela tua opinião que vibrei um bocadinho mais do que tu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a personalidade da protagonista e alguns momentos, mas confesso que estava à espera de uma história um pouco mais entusiasmante

      Eliminar

Enviar um comentário