PROJETO 642 // CARTA A UM DESCONHECIDO

Fotografia da minha autoria



Tema: Escrever uma carta anónima a um estranho 
a detalhar as coisas que aprendeste sobre a vida


Do lado de dentro da janela, 2020

Querido estranho, gostava de te escrever sobre alguns pensamentos que pairam no meu peito inquieto e sempre desejoso de encontrar o Norte.

Estou um pouco enferrujada, porque não me recordo da última vez que me sentei a redigir uma carta. E a verdade é que é um pouco ingrato não saber a quem a endereçar, mas, se calhar, pode resultar algo de extraordinário a partir desta troca anónima. Para ambos, porque dissocio-me dos poucos conhecimentos que tenho como certos, permitindo que se tornem viajantes, neste mundo imenso, guiando quem necessitar de um pouco mais de alento. Peguei, então, na caneta com o propósito de detalhar as coisas que aprendi sobre a vida, porém, não estou segura de ser capaz de cumprir esta missão. Porque há sempre uma nova camada de imprevisibilidade, dependente de circunstâncias e contextos.

Posso, isso sim, mencionar algumas aprendizagens que têm revolucionado a minha jornada, proporcionando-me uma espécie de salvação, sobretudo, quando a minha mente divaga para compartimentos muito mais sombrios:

1. Há sempre alguém a dar-nos a mão;
2. Nem todas as relações duram uma vida inteira;
    2.1. Mas não deixam de ser especiais por isso;
3. Definir limites é imprescindível;
4. A comunicação é a base de tudo;
5. É bom sentir saudades, mesmo que nos pesem;
6. Nada acontece por acaso;
7. O amor próprio trabalha-se todos os dias;
8. É muito mais bonito quando construímos pontes e não muros;
9. Aprende a dizer não;
    9.1. E sem sentir culpas;
10. Sê coerente, sem exigir o que não és capaz de dar;
11. Tudo passa - no bem e no mal;
12. Cuida da tua saúde: física, emocional, mental.

Reconheço que ainda sei muito pouco sobre a vida, mas tenho tentado fortalecer cada ensinamento que me pareça útil para o futuro. Portanto, no meio de tanta divagação, o que quero, de facto, ressalvar é que nada é garantido, que o destino pode virar-nos do avesso e que, por isso mesmo, devemos apenas ser: presentes, autênticos, empáticos. E essa talvez seja a nossa maior aprendizagem.

Despeço-me sem te dizer quem sou, porque a mensagem, neste caso, será sempre mais valiosa que o remetente. Aproveita a vida. Até breve!

 «A vida é meia hora» 

Comentários

  1. Que ideia mais original. Adorei. Obrigada pelas reflexões que nos obrigam a parar para pensar.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Eu ia gostar de receber essa carta. obrigada pelo texto, deixou-me mais animada!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Acho boa ideia escrever uma carta a um estronho. Tendo como resposta uma agradável surpresa. Há quem diga que a vida são três dias, Você Andreia diz que é meia hora. Se três dias já era pouco. Meia hora quase não dá para nada.

    Tenha um muito agradável fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma dinâmica desafiante, mas muito interessante :)
      Verdade, a vida passa a correr

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  4. Uma bela carta e gostei da mensagem final, há que aproveitar a vida.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  5. Uma carta excepcional, infelizmente nem todas as relações duram uma vida inteira, Andreia bjs.

    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lucimar :)
      Há ligações que chegam à nossa vida com a missão de durar um tempo menos duradouro, faz parte, mas ensinam-nos sempre algo

      Eliminar
  6. Adorei a ideia <3 Que carta tao inspiradora <3 Eu diria o mesmo que tu e ficava de coracao cheio ao receber esta carta :)

    ResponderEliminar
  7. Que essa tua ideia é mesmo orginal, nunca tinha pensado nisso, mas é sempre bom para escrever algo que nunca queremos dizer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Que bela carta, minha querida <3
    E que aprendizagens tão boas e úteis. Ainda bem que passem os anos que passarem estamos sempre a aprender, a saber mais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprender é mesmo das coisas mais bonitas desta vida!
      Obrigada, coração *-*

      Eliminar

Enviar um comentário