Sem medo do medo


«(...) O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo», Nelson Mandela.


Os fortes também caem. Também sentem o medo a invadir-lhes cada pedaço do seu corpo - por mais que o queiramos, não podemos ser inabaláveis o tempo todo -, mas é esse medo que nos cobre o rosto que um dia nos fará dar valor aos nossos rasgos de coragem. E quando o mundo desaba aos nossos pés temos dois caminhos: desmoronarmo-nos com ele ou mantermos a máscara colocada, impedindo-nos de exteriorizar tudo aquilo que nos magoa. Não mostro o jogo, tento aliar-me à força que me cresce no peito, guardo para mim. Sufoco as lágrimas e liberto o sorriso, sabendo que esta ilusão cessará. E é quando deixo de ter medo de cair, de me envolver num abraço solitário, e liberto o choro que percebo que não tenho que aguentar o peso do mundo às costas. Por momentos, revivi o pesadelo cravado à minha memória. Senti o estômago a dar voltas, o coração a acelerar irregularmente e a ansiedade a toldar-me os passos. E num instante o passado parece caminhar lado a lado com o presente. Não acontecerá! Por pior que se apresente o cenário, há uma coisa que aprendi: mesmo que se perca o sorriso, o importante é não perder a fé. 

Comentários

  1. Adoro tudo o que escreves! Escreves de uma forma nada aborrecida, e dizes coisas tão acertadas...adoro!

    ResponderEliminar
  2. É tão verdade...nunca podemos deixar de acreditar...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. É tão verdade...nunca podemos deixar de acreditar...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Não tens noção do quão bem me caiu estas palavras...motivaram-me! :)

    xoxo, Sofia Pinto

    Morning Dreams

    ResponderEliminar
  5. Todos caímos, apenas somos fortess porque mesmo com medo vamos à luta :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo tanto com as tuas palavras!!! Adorei o texto!

    ResponderEliminar
  7. O homem grande nasceu pequenino!
    cresce e vive no mundo a sonhar
    corajoso sente medo é o destino
    para vencer o que deseja tem de lutar?

    Resto de bom domingo,
    desejo para você Andreia, um beijo
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  8. Que grande verdade! É exactamente assim que tens que pensar. Que todos temos que pensar!!

    ResponderEliminar
  9. amei ;)


    Santi
    santiroyalhome.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. escreves tão bem!

    xoxo
    http://18shadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Que grande verdade, beijinho :)

    ResponderEliminar
  12. O medo não pode ser maior do que nós, temos que enfrentar ele de frente, Andreia beijos.

    ResponderEliminar
  13. O medo não pode ser maior do que nós, temos que enfrentar ele de frente, Andreia beijos.

    ResponderEliminar
  14. Queria comentar alguma coisa de jeito mas apercebi-me que aquilo que estava a escrever era, por outras palavras, exactamente o que o Sr. Mandela disse.

    ResponderEliminar
  15. Que texto lindo, Andreia! Sabe que eu penso a mesma coisa, de que são nos nossos momentos de angustia que tiramos força pra irmos em frente. É como se fosse eles que me fortalecem.

    Beijos!
    blogdocmedeiros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Também me acontece sempre isso... Sempre que vejo alguma coisa de que gosto, nunca há tamanhos :(
    Desta vez tive sorte, não sei como :P

    Giveaway | Ganhem um Créme de Rosto Benamôr
    Miguel Gouveia do Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  17. "...mesmo que se perca o sorriso, o importante é não perder a fé." se tu soubesses o quanto me identifico...
    O medo é do pior que há, mas eu sempre digo "faz o que tens mais medo de fazer", e eu sinto medo muitas vezes!

    ResponderEliminar
  18. Adorei o texto, nunca podemos parar de ter fé, o medo somos nós que o criamos e que o alimentamos de um certo modo, há que manter um sorriso aberto e sorrir ao mundo com fé que todos os dias tiramos o melhor de cada experiência.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Que texto.... muito bom.

    Mas a fé apesar de ser importante, não menosprezes nunca o teu sorriso, ela espelha o que sentes, assim como o teu olhar e tantas vezes fazemo-nos de fortes, evitamos as lágrimas e carregamos o peso do mundo às costas.
    E depois quando damos por nós... perdemos o sorriso, perdemos alegria e uma parte de nós e isso não é bom querida... Não queiras nunca um dia tentar '' encontrar '', a menina alegre e sorridente que foste, procura antes manter sempre essa menina, essa alegria e esse sorriso.

    Beijinho grande Andreia*

    ResponderEliminar
  21. * Não quis dizer com isto que a fé não é importante, não podemos deixar de acreditar nunca... na vida... nos nossos sonhos, etc. ( Desculpa já me alonguei ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário