Doce ou salgado q.b. #3


«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski


Há algum tempo atrás ouvi dizer que uma chávena de chá pode ser a cura para muitas dores. Apaixonada como sou por esta bebida acredito sinceramente nesta afirmação. A variedade é infinita e o facto de existirem infusões para diferentes finalidades é uma excelente ajuda. Em conversa com os meus tios fiquei a conhecer o Funcho - «planta umbelífera, aromática, de sabor doce e flores amarelas, que se usa em medicina e como condimento»; também designado por fiolho. O cheiro e o sabor são bastante agradáveis e é próprio para o mal estar intestinal e afeções do trato respiratório. Contudo, os seus benefícios não ficam por aqui, sendo, por isso, uma escolha fantástica. Vamos provar?

Infusão:
- Colocar num recipiente três colheres de sobremesa de funcho (ou a olho, como preferirem);
- Ferver a água;
- Assim que estiver fervida, verter sobre a planta seca;
- Deixar repousar durante cinco minutos para libertar o sabor;
- Coar e servir.

Observação: Há quem ferva a água juntamente com as sementes/folhas/planta seca (dependendo do que utilizarem) e depois deixe estar três minutos em repouso, mas acho que desta forma acabamos por não conseguir extrair na totalidade todas as propriedades da planta. Talvez seja impressão minha, mas prefiro separar. 

Qualquer dúvida ou sugestão que tenham podem deixar nos comentários ou enviar por e-mail. 

Comentários

  1. Tenho que experimentar!! Eu adoro chá e agora todas as manhãs levo um termo com o equivalente a umas duas chávenas. Sabe-me tão bem ir bebendo enquanto trabalho :)

    ResponderEliminar
  2. Visitar este teu espaço é mesmo como se visitássemos as tuas gavetas, mas com a tua autorização ahah Até a música acompanha perfeitamente! :P

    Tenho que experimentar esta dica definitivamente. Nós gostamos bastante de chá. Somos uns completos viciados ahah

    Ela.
    www.elaeele-nos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Querida, desculpa, ontem não co seguia comentar aqui, afinal, o problema era meu, da internet que falhava. Não conseguia abrir o teu blogue, quiçá, pelas fotografias, e template, não conseguia mesmo, por isso deixei aquele poste.


    Funcho...Funcho, como deves imaginar deu o nome ao Funchal...por isso aqui é comum o chá e rebuçados de funcho.
    Gosto muito e como qualquer madeirense que se preze, tenho um pé de funcho, no quintal
    Kis :>}

    ResponderEliminar
  4. Não sou grande fã de chá, mas este teu post aguçou-me a vontade de o beber!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto de chá por acaso, beijinho :b

    ResponderEliminar
  6. eu coloco logo só se for em saquetas é que primeiro fervo a água :D
    bom fim de semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não sou a maior apreciadora de chá mas vou experimentar :)
    Women's Stuff

    ResponderEliminar
  8. r: É verdade, eu tenho com quem falar, mas nem isso consigo falar. Todos os momentos em que tento abrir-me completamente, nunca consigo e não consigo dizer tudo o que quero ou como quero! Hoje em dia, confiar nas pessoas é uma tarefa um pouco difícil. Não digo que não confio nos meus amigos, mas tenho aquela sensação de não querer chatear ninguém! Infelizmente, penso assim!

    ResponderEliminar
  9. Óptima sugestão! Também sou uma fervorosa adepta de chá.

    ResponderEliminar
  10. r: é pena que não conseguias participar, mas o meeting foi adiado também :)

    ResponderEliminar
  11. Infusão de funcho... uma delicia!
    Parabéns pelo excelente blog! Manuela

    ResponderEliminar
  12. Eu sou viciadíssima em Chá *.* e ainda bem, visto que não gosto de água da torneira e cá em casa não se compra água engarrafada é ao chá que me agarro (só com uma pedrinha de adoçante para não fazer mais mal que bem). Fiquei com vontade de experimentar este pois nunca tinha ouvido falar :)

    ResponderEliminar
  13. Não gosto muito de chá, e nunca ouvi falar em Infusão de Funcho. hehehe

    Beijos.
    http://blogdocmedeiros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Muita pena! =/

    Preciso experimentar o funcho!

    Ótima sexta, Andreia!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  15. Eu também adoro chá :)

    ResponderEliminar
  16. Eu amo chá ótima dica, bom final de semana
    Vídeo Novo: https://www.youtube.com/user/NekitaReis/channel
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  17. O sabor do funcho não me agrada muito :s

    r: Eu também não me importava de enviar uma mensagem assim!

    Eu já perdi a minha à mais tempo, no início do 10º ano, mas sei que ela iria adorar isto porque quando a minha prima (sobrinha dela) entrou para o primeiro ano ela gostava quando ela falava nisso.

    A vanessa canta tão bem! *.*

    É a melhor coisinha que para aí anda não é? Eu também vejo bem vários episódios de seguida!

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente, não me arrependo de me ter apaixonado por esta pessoa, mas arrependo-me de ter andado tanto tempo de olhos fechados e não entender que tipo de pessoa que é. Nunca pensei que fosse capaz de me desiludir tanto e de fazer com que me sentisse culpa de tudo, mas tudo mesmo quando ele também teve culpa. Culpei-me, andei burra atrás dele, deixei que ele me mal trata-se, rebaixei-me muito.. Enfim!
    r: não nos devemos fechar completamente, mas o pensamento de não querer incomodar, as vezes, fala mais alto!

    ResponderEliminar
  19. adoro infuçoes, acho que a melhor é a de roiboos, é muito boa para muitas coisas

    agora te tenho no banner lateral do meu blog, assim posso olhar quando é que escreves


    beijinhos linda

    ResponderEliminar
  20. R: Eu nunca estive à espera e talvez é isso que mais me magoa e mais me desilude! Nunca fui perfeita, tive os meus erros, mas os meus erros foram zerinho perante aos deles depois de me dizer a palavra 'perdoou-te'. Felizmente, entendi que palavras toda a gente sabe usar e que só conta realmente as atitudes. Essas assim, vão mostrar se as palavras são verdadeiras.

    Temos que mudar isso linda!

    ResponderEliminar
  21. Adoro chás, saudaveis, e nesta altura querem-se quentinhos ;)
    Provei á pouco tempo o de maçã e canela da Lipton, tem um cheiro tao bom e um sabor delicioso :)

    beijinhos, Danielle

    www.toneyourwaves.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Será uma ótima compra. Só tens de ter algum cuidado na altura de o fazeres. Retifica bem todas as embalagens :D
    Não vou abrandar, não. Já comecei a gerir melhor o tempo :P Obrigado por te preocupares meu bem :') <3 Sempre aqui!!

    Giveaway | Ganhem um Créme de Rosto Benamôr
    Miguel Gouveia do Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  23. Terei de experimentar :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário