Entrelinhas #9


«Em O Tempo dos Amores Perfeitos, Tiago Rebelo conta-nos as aventuras de um oficial português em Angola, nos finais do século XIX, nos conturbados anos que se seguiram ao Ultimatum britânico...»


Um Homem Escandaloso. Era este o título que me vinha automaticamente ao pensamento sempre que ouvia/lia o nome de Tiago Rebelo. Contudo, foi O Tempo dos Amores Perfeitos que comprei primeiro, até porque a curiosidade foi aumentado. Era uma estreia, uma vez que nunca tinha lido algo dele, e tenho a certeza que escolhi muito bem. Agora resta-me esperar pela oportunidade de ler o próximo!

A linguagem utilizada permite-nos compreender com facilidade a sequência da história. Os diálogos são muitíssimo bem construídos e à medida que a ação se desenrola é impossível não nos envolvermos. Há presença de humor, personalidades vincadas, ideais defendidos na altura que rapidamente transportamos para o presente (como é o caso da luta pelo direito das mulheres); ciúme, ódio, abusos de poder, jogo de interesses, tragédia. No fundo, há um conjunto de fatores que nos agarram às palavras e nos fazem avançar rapidamente, porque queremos saber o que acontece depois.

A época a que este livro nos remete tem bastante influência na forma como determinados acontecimentos são tratados. E o facto de se basear, em parte, num antepassado do escritor permite-nos conjugar realidade e ficção. Verdade seja dita, conseguiu fazê-lo de forma exemplar! Não há pontas soltas. E há cuidado na descrição dos pormenores - e por ser repleto deles torna tudo muito mais coerente.

Demonstra-nos a cruel realidade em que algumas pessoas viviam, o quanto as aparências iludem e que, muitas vezes, não fazemos ideia da bagagem que carregam. A força dos preconceitos, também eles abordados na história, alteram a forma de agir - há ódios que se desenvolvem e passam a ser transversais a uma raça inteira, e a sede de vingança manifesta-se. A necessidade de fugir em busca de liberdade cresce. E o desespero leva-nos a tomar decisões drásticas. 

Paralelamente a tudo isto, este livro também nos dá a conhecer uma história de amor conturbada, é certo, e condicionada desde o início. No entanto, o caminho foi percorrido de modo a que resultasse. Este amor foi colocado à prova inúmeras vezes, mas em todas elas houve sempre algo que o fez vencer. Mas será que foi suficiente? Será que há sempre um final feliz?

Não ficamos indiferentes. Em muitos momentos vamos sentir as nossas emoções à flor da pele. E, confesso, houve partes em que as lágrimas quiseram rolar pelo meu rosto. Há revolta, há injustiça, há questões que se levantam porque não conseguimos compreender como é que um ser humano pode ser capaz de determinados atos. Mas também há lealdade, valores e muita verdade. O Tempo dos Amores Perfeitos é surpreendente!


Agora deixo-vos algumas citações: 

«- Não concordo nada com isso. A vida de uma mulher não é mais preciosa do que a de um homem.
- Talvez, mas cada um é para aquilo que nasceu. 
- Pois sim, não vou ao exagero de dizer que o exército devia recrutar mulheres, mas insisto que todas as vidas são preciosas por igual.
- Certamente, certamente... - aquiesceu Carlos, apaziguador» (pág. 20);

«Sem se deter no gesto, sem ponderar a insensatez, Leonor pousou a mão em cima da dele, apertando-a contra o rosto. Carlos aproximou-se um pouco mais, lentamente, fez-lhe uma carícia, como que a compor-lhe o cabelo desalinhado. Olharam-se nos olhos, a centímetros um do outro, notando a respiração apressada, os corações galopantes, as bocas entreabertas numa expectativa amorosa, inevitável» (pág. 35);

«Benvinda, pequenina e magrinha, foi agarrada por um braço e atirada violentamente e com desprezo contra uma parede da casa. Desmaiou, e só não teve o mesmo destino dos outros porque, no meio da confusão da chacina, ninguém voltou a reparar na menina ensanguentada que, após recuperar a consciência, se deixou estar, imóvel, a fazer-se de morta» (pág. 65).

Comentários

  1. Já li dois livros do Tiago e gostei da sua escrita.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado eu, querida :D

    Exatamente e foi nesse sentido, o de ter mais valências, que me decidi atirar de cabeça para algumas cadeiras que me pareceram mais apropriadas na área do Direito. É tudo uma questão de sabermos o que queremos e nos encontrarmos acima de tudo.

    Ahahah eu devo perceber menos que tu. De certeza!

    Colei com as citações!!! Tenho de ler este livro o quanto antes!
    Quanto te custou, posso saber? :P

    NEW FASHION POST | Get to know STREET CHIC trend
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Estou a promover um passatempo no meu blogue sobre stress e como o combater; podes ganhar uma embalagem de um suplemento de magnésio da Pharma Nord.

    Basta entrar no seguinte link: http://historiasdeariadne.blogspot.pt/2015/10/o-magnesio-e-o-stress.html

    Participa e ajuda-me a divulgar este passatempo que pode ajudar muitas pessoas que tentam combater o stress diário.
    Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Até já fiquei com vontade de ler!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Há algum tempo que o queria comprar por causa do título, mas tenho tantos livros a ler ao mesmo tempo que acho uma pena acumular mais...mas parece tão bom! :/

    xoxo, Sofia Pinto
    Morning Dreams | Facebook | Instagram | Last Post

    ResponderEliminar
  6. O Tempo dos Amores Perfeito é um livro interessante, gostei dele, Andreia beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    ResponderEliminar
  7. Ainda não o li, mas parece óptimo :)
    Beijinhos*
    http://dreamcatcher-byandreiaisabel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Parece-me um bom livro, mas não faz o meu gosto literário!

    Beijinho, boa semana :)

    ResponderEliminar
  9. Nossa!
    Não conheço o título nem o autor, mas sua resenha é maravilhosa e o livro, por suas, palavras, não fica atrás. Deve nos despertar sentimentos profundos e um mergulho total na história.
    Boa leitura!

    Abraços e ótima semana.

    ResponderEliminar
  10. Li o livro e gostei mas confesso que estava à espera de mais.

    ResponderEliminar
  11. Nunca li nada do Tiago. Mas já ouvi excelentes críticas à sua escrita :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Resenha maravilhosa não li esse livro ainda mais amei a dica,
    uma semana abençoada para você.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Great post dear! Hope you have a lovely day.

    ** I'm inviting you to join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!

    xoxo;
    BEAUTYEDITER.COM

    ResponderEliminar
  14. Por entre linhas, amor perfeito,
    que o seja mesmo na realidade
    para que sempre seja satisfeito
    o amor na vida com felicidade!

    Boa tarde Andreia e continuação de óptima semana.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  15. Ai eu até sinto vergonha quando leio sobre livros, os livros que eu devorava, que lia na cama, no autocarro e em todo o lado, mesmo nas ruas, em andamento e que agora ganham pó e bolor em cima da mesa-de-cabeceiro. :/

    R:Andreia, quer-me parecer que tu não leste bem, ou então não estás a percebeste aquela parte em que eu digo isto:
    A condição essencial à mudança, é ter para onde mudar.
    Não se muda de casa para dentro da mesma casa; não se muda de cuecas, vestindo as mesmas cuecas; não se pode mudar de políticas, quando olhamos para o fundo da gaveta e não existem políticas diferentes para onde mudar.

    Mostra-me uma força política que cumpra os requisitos essenciais à mudança e eu entro com um requerimento na Comissão Nacional de Eleições a ver se me deixam votar com uns dias de atraso.
    Se analisares a história recente, é muito fácil perceber que a única diferença entre PS e PSD, é um "D". Os outros não contam para nada. Ou queres viver num regime ao estilo de Cuba (PCP), ou de inspiração maoista (BE)?
    É claro que esta é só a minha opinião. Por mim tens todo o direito de continuar a votar na mudança em que acreditas, porque foi para isto que fizemos o 25 de abril (brevemente num blog perto de si) :)))

    ResponderEliminar
  16. Pronto, às vezes a melhor atitude é fazer de morto e esperar que ninguém dê por nós, até que um dias os criminosos sejam postos atrás das grades, ou morram empanturrados. xD (comentário após leitura das citações lol)

    ResponderEliminar
  17. n faz mt a minha onda mas parece griro ainda assim =D

    ResponderEliminar
  18. Nunca li nenhum livro desse autor mas agora fiquei curiosa, talvez quando meter a leitura em dia invista num livro dele :)
    Tem mesmo de ser com muita calma,
    Li**

    ResponderEliminar
  19. Nunca li nenhum livro dele e confesso que o titulo também não chama a minha atenção, mas depois de ler o que tens aqui fique com vontade de ler esse livro :)

    ResponderEliminar
  20. Ainda não li este livro, mas fiquei curiosa com as citações ;)

    Beijinho querida*

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia o escritor mas fiquei curiosa com o livro.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Não conhecia nem o livro, nem o escritor mas fiquei curiosa depois de ler estas tuas palavras :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário