2015 Reading Challenge


«Como leitor, o que eu gosto é de ler e dizer, bolas, é exactamente isto que eu sinto e não era capaz de exprimir. Quando um livro me ensina a explicitar emoções que eu sinto, esse é um livro bom», António Lobo Antunes


O Goodreads, para quem não conhece, é uma plataforma para leitores. E permite-nos enquadrar os livros em três categorias: Read (aqueles que já lemos, e aos quais podemos atribuir uma pontuação e uma crítica, que será sempre útil aos restantes utilizadores); To-read (aqueles que pretendemos ler); Currently-reading (aquele ou aqueles que estamos a ler no momento). Paralelamente, é possível criar grupos de discussão e trocar recomendações com amigos.

Registei-me no site em janeiro e é mesmo uma mais valia, uma vez que ficamos a conhecer várias obras e podemos ler opiniões distintas. Além disso, vamos acompanhando o nosso percurso literário. Assim que criei a conta, também decidi participar no «2015 Reading Challenge». Em que consiste? Definir o número de livros que queremos ler nesse ano. Coloquei a minha meta nos 25 e consegui atingi-la na passada sexta-feira (9/10). Adoro ler, não é segredo, mas acabo por não ter noção da quantidade, por isso achei interessante estabelecer um objetivo e ver se era capaz. Completei-o, mas as leituras estão longe de ter chegado ao fim. Ainda tenho tempo de aumentar a lista até ao fim de 2015. E talvez esse número seja o patamar para 2016.

Deixo uma recomendação: não percam o foco daquilo que é realmente importante. Desafiem-se a ler mais, sim, mas tenham sempre presente que o fundamental é desfrutar da história, das personagens, das mensagens nas entrelinhas. Não leiam por ler. Se o número tiver mais valor que a obra estão a privar-se de tudo aquilo que esta tem para vos oferecer. 

Já conheciam o Goodreads? Alguém está a fazer o desafio? Qual a vossa meta? Estão perto ou longe de a atingir? Contem-me tudo! 


Comentários

  1. Adoro esta plataforma, para quem lê é perfeita. A minha meta é 50. Ainda não a atingi.

    Bom Domingo! ♡

    ResponderEliminar
  2. Como te entendo! Registei-me lá faz tempo mas nunca fui um utilizador presente...
    Lê :)
    Beijinho ♥

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do Goodreads! Registei-me há relativamente pouco tempo, mas fiquei fascinada :)
    Tenho de ver se ponho a leitura em dia para actualizar a minha conta!

    ResponderEliminar
  4. Então usas sempre dois dos meus produtos favoritos que eu mais gosto de ver! :P

    Ahahah, é uma pena mesmo!!

    Não conhecia a plataforma mas realmente é extremamente útil para nós que somos viciados em leitura! :D ADORO!

    NEW FASHION POST | Funny Fashion: When Fashion is a Joke
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia a plataforma, infelizmente tenho lido (livros) muito pouco ultimamente. Jáz um bom tempo desde que li algum... não sou muito de ler, primeiro tenho que encontrar um livro que me cative logo e depois só me consigo manter a lê-lo se me envolver realmente na história. Acho que no começo de 2016 vou aderir ao desafio, para me incentivar a ler mais! :)
    Beijinhos
    Fui Eu Que Disse - Blog
    Facebook | Instagram | Canal Youtube

    ResponderEliminar
  6. Obrigado :')
    Às vezes quando releio o que escrevi penso "Bolas, fui eu que escrevi?"

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pelo comentário lá no blogue*

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente não conhecia, mas parece ser bastante útil :)

    ResponderEliminar
  9. Eu já me registei lá mas nunca utilizei muito.

    ResponderEliminar
  10. Já conhecia mas por acaso não uso. É como dizes: leio pelo prazer de ler :) Parabéns por teres alcançado a tua meta!

    ResponderEliminar
  11. Desconhecia mas tenho a certeza que é um site que irei gostar muito!

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia mais amei a dica super bacana
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. não conhecia, mas é excelente!! :) beijinhos querida

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia, mas como gosto de ler é uma mais valia!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia, mas vou certamente usar porque eu amo livros :)

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  16. gostei do teu blog. Achas que os Homens são todos iguais?

    http://oshomensnaosaotodosiguais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. nao conhecia... mas decidi experimentar :)

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia a plataforma e infelizmente com a universidade e tudo mais não consigo ter tempo para meter a leitura em dia como deve ser...
    Obrigada!
    Li**

    ResponderEliminar
  19. Eu já conhecia mas não participo no desafio :)

    ResponderEliminar
  20. Não conhecia a plataforma, Andreia, mas não gosto de me obrigar a ler.
    Á medida que os amigos mencionam, vou procurar para ler ou, busco entre os meus livros, para reler.
    Leio muito, principalmente, quando aguardo por atendimento, em qualquer lugar. Enquanto as pessoas reclamam, aproveito para ler. Não me estresso e aprendo... leio uma média de 8 a 10 livros ao ano.
    Tive minhas fases de autores, depois de assuntos tipo astrologia, de auto ajuda, fui muito de fases, mas sempre com um bom romance para contrabalançar.
    Hoje, busco desenvolver a atividade manual, para não ser tão certinha.
    Agradeço a dica, vou lá!
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  21. E António Lobo Antunes é muito bom a explicitar emoções.

    Não conheço a plataforma, mas concordo que ler só por ler, deve ser como encher chouriços. :)

    ResponderEliminar
  22. Adorei! Vou ter que visitar essa plataforma parece que ela é mesmo a minha cara!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  23. Não conhecia a plataforma...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Não conhecia a plataforma...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Não conhecia, tenho de ir cuscar eheh
    A minha meta é 5, pouquinha eu sei, não sou muito de ler :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário