1/4 de século: Momentos

Imagem retirada do google

A nossa vida é cheia de momentos. Quando vos convidei para sugerirem tópicos para abordar nesta semana temática, a Ana Ribeiro [Escreviver], a quem agradeço desde já, lançou-me o repto de escrever sobre o momento mais especial destes (quase) 25 anos. É sempre complicado selecionar, por isso optei por alargar o leque a outras dimensões e catalogar alguns acontecimentos. E é assim que abro o meu álbum de memórias.

Momento mais especial: O nascimento do meu afilhado.
Quando a minha comadre anunciou a segunda gravidez eu estava longe de imaginar o que me esperava! No dia em que me perguntou se aceitava ser a madrinha, a minha resposta foi um sim óbvio, apesar de, naturalmente, o receio de não estar à altura da responsabilidade se ter feito sentir. Tinha 15 anos e a noção clara de que o meu percurso ficaria mais enriquecido. Não sei descrever a emoção de pegar no meu afilhado pela primeira vez. O sorriso era largo e as lágrimas turvavam-me o olhar. Senti uma paz tão boa, como se nada mais existisse para além de nós. Era tão pequenino, tão frágil, e eu só queria garantir que não o magoava, que o protegia convenientemente nos meus braços. Perdi o único registo fotográfico que a minha mãe conseguiu tirar naquele momento, mas sei que nunca me esquecerei daquela imagem. Da mão agarrada à minha camisola. Da cabeça encostada ao meu peito. Da respiração tranquila. Naquele dia, peguei no meu mundo ao colo. E ficaria para sempre naquele quarto de hospital a absorver e a partilhar todo o amor que cresceu em mim mal vi o meu pestinha predileto. 

Momento embaraçoso: Contacto aproximado com o chão.
Quinto ano, primeira semana de aulas. Estava no exterior da escola quando ouvi a campainha. E como não queria chegar atrasada comecei a correr. Levava a mochila à tiracolo e com a força da corrida ela girou para um lado e eu para o outro. Resultado? Caí, mesmo à vista de todos. A risota deve ter sido geral, mas levantei-me tão rápido como caí e saí dali a correr para completar a minha missão.

Momento de realização: Entrar na faculdade.
Fiz a candidatura presencialmente, na reitoria da Universidade do Porto, e não fazia ideia de que enviavam um e-mail com o resultado. Um belo sábado [dia anterior a saírem as colocações], estava a sair para ir à missa e resolvi aceder à minha conta. Quando vi o e-mail na minha caixa de entrada não consegui reagir. Recompus-me. E assim que o abri e vi que tinha entrado na minha primeira opção comecei aos berros. Escusado será dizer que preocupei todos cá em casa porque não conseguia dizer mais nada a não ser o nome dos meus pais. Quando me acalmei, e lhes expliquei o que se passava, o ambiente foi de festa. No entanto, acho que só acreditei quando lançaram o resultados das candidaturas online.

Momento cómico-trágico: Família de férias.
Estávamos de partida do Cercal (Alentejo) para Évora. O meu pai ligou o carro e colocou uma cassete no rádio, mas não ouvíamos nada. Pensando que fosse do volume aumentou-o até ao máximo. Tudo na mesma, até que ouvimos um som que mais parecia uma explosão. Ninguém estava a contar com aquilo e a minha avó deu um grito capaz de acordar a vizinhança. Qual foi o problema? Para passar do lado A para o lado B da cassete há um compasso de espera. E a primeira faixa começa com uma batida forte. Isto não seria assustador se o volume não estivesse no máximo. Recompostos do susto, começamos a viagem, mas as peripécias não ficavam por aqui! Levava no meu colo uma boina cor-de-rosa com os meus bonecos preferidos [devia ter uns oito anos]. Ia tranquila, até que olho e vejo uma vespa a passear em cima deles. Paralisei e desatei a chorar a pedir ajuda. A minha avó matou a vespa e tirou-me a boina do colo para dar à minha mãe, que a sacudiu pelo vidro. O carro continuava em andamento e, nesse momento, a minha ovelha caiu. A minha mãe ainda me perguntou se queria que voltássemos para trás, mas com medo que qualquer outra vespa regressasse disse-lhe para não pararem. Hoje rio-me sempre que contamos esta história, mas na altura fiquei mesmo triste, até porque tinha sido uma prenda.

Momento traumático: Foguetes.
Esta situação aconteceu a um sábado. Não me recordo de muitos pormenores, apenas de que isto se deve ter passado pouco depois das 11h. A minha mãe tinha ido buscar-me à catequese e seguimos pelo caminho de sempre. Estávamos a passar um café e vi um senhor em cima de um muro com foguetes ao lado. Numa questão de segundos ouve-se uma explosão e ao olhar pelo vidro de trás do carro só consegui ver uma enorme nuvem de fumo. Os foguetes estavam presos e rebentaram, deixando o homem gravemente ferido e o muro completamente destruído. O meu carro e o que vinha imediatamente atrás passaram no exato momento da explosão. Felizmente, não houve despistes e paramos em segurança. Hoje é mais tranquilo, mas durante muito tempo não conseguia ouvir fogo de artifício sem ficar assustada e bastante ansiosa. 

Momento de hesitação: Quando a vergonha ganha.
O Quaresma - para quem não sabe é o meu jogador favorito - morava muito perto da minha escola básica. Estava no intervalo com os meus amigos quando alguém me veio chamar a dizer que ele estava parado um pouco mais a baixo da escola. Fui confirmar e fiquei a olhar para ele, com os meus amigos a dizerem que era a oportunidade perfeita. Estava a morrer de vergonha e aquele impasse foi decisivo. Quando finalmente ganhei coragem, procurei a minha mãe [que trabalhava na escola] para me autorizar a sair. Aconteceu tudo muito rápido e assim que saio vejo o Quaresma a dar a volta para ir embora. Fiquei deprimida o resto do dia!

Momento azarado: Distensão de ligamentos.
Nas aulas de educação física, no secundário, tínhamos dança. Uma das tarefas propostas foi dividirmo-nos por grupos, escolher um estilo e preparar uma coreografia para apresentar e ensinar à turma. Estava bastante entusiasmada, porque adoro dançar, mas num dos ensaios fiquei com o pé preso ao chão ao tentar rodar a perna. Através desse movimento fiz uma distensão de ligamentos no joelho, o que me impediu de fazer a coreografia com o grupo.

Momento de estupidez: Calada sou uma poeta.
Na minha faculdade organizam-se anualmente os Encontros Luso-Galaico-Franceses do Livro Infantil e Juvenil, onde figuram alguns convidados especiais. Numa das edições, contamos com a presença do escritor Álvaro Magalhães. Tenho uma obra sua, que adoro, por isso resolvi levá-la para ele assinar. Quando cheguei à sua beira, pedi-lhe um autógrafo e ele perguntou-me o meu nome. O que é que lhe respondi? Obrigada. Se tivesse um buraco para me esconder era o que tinha feito!

Estes são alguns dos momentos que marcam os meus 24 anos. Quais são aqueles que vocês mais recordam?


Último dia para participarem no desafio aqui

Comentários

  1. Gostei de conhecer um pouquinho mais da blogger.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de conhecer os teus momentos, adoro estes registos tao nossos :) Eu acho que tambem tenho um momento de foguetes mas o teu foi mesmo assustador, coitado do senhor, espero que tenha recuperado bem. Ah e acredita que tambem ja respondi Obrigada ao Nuno Markl, foi um fartote de gargalhadas boas hehe :D
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Até ser mãe o momento mais bonito para mim, mais feliz foi, exactamente o nascimento do meu afilhado no ano da graça de 1998. Foi também o segundo filho da minha comadre. E eu assisti ao parto!

    ResponderEliminar
  4. Adorei todos :) Obrigada por teres escolhido a minha questão para começar.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
  5. A no que todas nós mulheres tivemos um afilhado antes de um filho
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  6. Gostei de ter ficado a saber de alguns dos teus momentos. Alguns deles bem hilariantes...
    Uma Páscoa Feliz, amiga Daniela.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Foi um post que serviu para a minha reflexão pessoal, também vou fazer assim uma listiha! Acho que faz todo o sentido :)
    - Adorei!
    with love, KATE 🖤

    ResponderEliminar
  8. Que excelente iniciativa, foi bom conhecer um pouco mais de ti :)

    ResponderEliminar
  9. Muito bom conhecer tanto de ti. Pois é evidente que aí está um resumo do que tu racional e sentimentalmente elegeste, a representação do mais tocante nesses anos. Cada palavra escrita por ti conterá muitos significados. Cada frase, dezenas de amostragens de teu temperamento, antes e agora, e de teu caráter, e de tua personalidade. Excelente. Un abbraccio, cara
    Luc

    ResponderEliminar
  10. Adorei a publicação :)
    Gostei muito de conhecer mais sobre ti ^^

    Beijinhos
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso destes teus episódios! Boa Páscoa princesa <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  12. Identifico-me tanto com o segundo e com o terceiro :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Que iniciativa esplêndida Andreia. Compartilhar os momentos marcantes da sua vida; Adorei conhecer-te um pouquinho mais
    Uma feliz e abençoada páscoa
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. São histórias que vão, sem dúvida nenhuma, acompanhar-te o resto da vida! E que eu adorei ler! Quanto mais te conheço, ainda que só através do blogue, mais gosto de ti. És uma pessoa incrível :)

    ResponderEliminar
  15. Adorei isto! Também quero fazer!
    A entrada na faculdade, responderia igualzinho a ti!

    ResponderEliminar
  16. Como adorei ler estas memórias, tens aqui peripécias\histórias bem engraçadas, outras nem tanto, mas são coisas que te marcaram e que vais levar para sempre. Gostei mesmo de ler :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário