O mundo por olhos tom de castanha #34


«Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual»


A oportunidade de visitar o Jardim Botânico do Porto surgiu, finalmente, aquando a realização de um trabalho para uma das unidades curriculares do Mestrado. Uma vez que este local era o ponto de partida para uma das atividades - ainda que fossem um mero exemplo do que poderiamos tentar aplicar num contexto prático -, pareceu-nos lógico irmos até lá, para conhecermos o espaço e tudo aquilo que o constitui. Apesar de termos ido no inverno, fiquei encantada. E mal posso esperar para voltar!

Situado, atualmente, nos jardins da Quinta do Campo Alegre, está «organizado em três patamares com caraterísticas muito distintas. No primeiro patamar, envolvendo a Casa Andresen, desenvolvem-se os jardins formais, separados pelas altas sebes de camélias centenárias, e influenciados pelo movimento Arts and Crafts. No segundo patamar, encontra-se o jardim de plantas xerófitas com diversos catos e plantas suculentas e onde podemos encontrar a estufa de catos, a estufa tropical e a estufa de orquídeas. Finalmente, no patamar mais baixo, localiza-se o arboreto, no qual se encontram as coleções de coníferas, plantas autóctones, o fetário e o maior lago do Jardim». Para além disso, «assume hoje importância pela sua vertente botânica, possuindo um conjunto significativo de espécies quer pela sua raridade quer pela sua dimensão, nomeadamente espécies exóticas. É ainda representativo das quintas de recreio do Porto oitocentista e é também um espaço literário. É um lugar de referência na vida e na obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben Alves» [saibam mais aqui]

É um lugar lindíssimo. Mágico. Romântico. E merece mesmo uma visita atenta e demorada, até porque não faltam motivos e pormenores para o explorarmos. Como as fotografias também contam histórias, deixo-vos com alguns registos que a minha objetiva captou.






























Comentários

  1. Adorei as fotos, estão mesmo giras. Numa próxima ida ao Porto tenho que visitar :)

    Beijinhos, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Um jardim magnifico, adorei fazer esta viagem contigo! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, concordo que a fotografia é uma forma de expressão do momento, é o olhar para além da maquina, as fotos de belo Jardim Botânico estão excelentes, revelam a sua magia para fotografar.
    AG

    ResponderEliminar
  4. Sitio magico :) Acreditas que, grande falha minha, e dos poucos sitios quenao visitei do nosso Porto? Tao proximo do Jardins do Palacio de Cristal, o meu sitio preferido da cidade :) Adorei as fotos e o texto :)
    Bjinhosss, princesa*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  5. Um espaço notável com uma rica flora muito bem documentada por você amiga. Gostei de apreciar
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Wooow! Que lindíssimo e que fotos maravilhosas dá para tirar aí!

    ResponderEliminar
  7. Uau!
    Que lindeza meu Deus do Céu!
    Eu diria que fotografar é pintar poeticamente um quadro de amor.

    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  8. ;D

    O lugar é realmente lindíssimo! Amei as fotos!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  9. Muito bem documentada esta tua visita, as fotos estão lindas!
    Um beijinho

    O Toque do coração

    ResponderEliminar
  10. Belas fotos, de um lugar que ainda não conheço... :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Andréia que lugar lindo, ficar perto dá natureza não tem preço, belas as fotos, bjs.

    ResponderEliminar
  12. Nunca lá fui, mas depois de ver estas fotos fiquei com vontade!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  13. Obrigado, meu bem! Não poderia estar mais de acordo :')

    Acho que, num espaço como este, até a apresentação é capaz de correr melhor. Espero que Mestrado esteja a correr bem!
    As fotos ficaram lindas :D Que sítio encantador!

    NEW TIPS POST | Mother’s Day Complete and LOW COST Gift Guide!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário