MESA REDONDA | ESPECIAL FÉRIAS

Fotografia da minha autoria


«Cozinhar é só um jeito diferente de amar»


A cultura gastronómica portuguesa transmite um aconchego diferente. Mas é interessante perceber - e descobrir - as fusões que se têm criado e a aposta numa restauração mais contemporânea, que abriga novas influências, ingredientes e receitas. Porque, no fundo, a nossa cozinha começa a ser do mundo. Embora o número de restaurantes aumente com frequência, partilhando conceitos inovadores, não tenho o hábito de comer fora de casa regularmente - existindo, claro, situações pontuais. No entanto, durante o período de férias, esta é uma realidade muito mais próxima. E, este ano, fui agradavelmente surpreendida. Por isso, há cinco espaços que merecem destaque.

Churrasqueira Primitivus: A nossa primeira noite foi passada em Campo Maior. Depois de uma caminhada, optamos por virar para a Rua Capitão António Vieira e entrar no número 19B. A sala simples, mas agradável, convidou-nos a sentar. Além disso, fomos muito bem recebidos. Para jantar, escolhemos entrecosto [que, para mim, corresponde às costelinhas] e deliciei-me, pois estava bastante saboroso. Um pormenor útil é que disponibilizam pratos do dia também à noite, ficando mais económico. No geral, só posso tecer elogios, uma vez que tem uma ótima relação entre a qualidade, o serviço cuidado e o preço.

Café Alentejano: Chegamos a Estremoz, na segunda noite, já depois das 21h. Para nós, é cedo, mas entre instalarmo-nos e sairmos para jantar pode tornar-se mais complicado. Após tentarmos a sorte em dois restaurantes - cheios e com lista de espera -, acabamos por entrar no Café Alentejano, que também funciona como pensão. Localizado no Rossio Marquês de Pombal, no número 13, a carta leva-nos a viajar pelo que «há de mais típico na gastronomia alentejana». Apesar disso, fiquei-me por uma dose de bifinhos de peru grelhados. E, bem, estavam maravilhosos! O sabor a comida caseira, aliado a uma sala aconchegante e a um atendimento simpático, não tem preço. E não posso deixar de mencionar a sobremesa de café, que me conquistou para sempre.

Pingo Doce: Não, não é engano, há mesmo uma cadeia de supermercados nesta lista. Uma vez que, enquanto ao jantar privilegiamos uma refeição mais demorada e completa, ao almoço procuramos opções mais rápidas, para aproveitarmos o passeio ao máximo. E o Pingo Doce tem uma confeção fantástica. Em Elvas, rendi-me às Empadas de Frango Thai [frango com caril] e o de Óbidos é, na minha opinião, o mais completo, porque, para além de ter os típicos pratos do dia, sandes e salgados, ainda dispõe de saladas - fazendo lembrar o Vitaminas. A juntar ao lado saboroso da questão, é ótimo para equilibrarmos as despesas.

Restaurante Típico Medieval: Se o amor fosse um prato, uma das minhas opções seria «Carne de Porco à Alentejana». Aparentemente, não é algo fora da caixa, mas é uma das iguarias que mais aprecio. Portanto, quando decidimos jantar em Évora, já sabia qual seria a minha escolha no menu. Situado no número 47, da Rua do Raimundo, O Medieval foi o palco da nossa refeição e eu só posso dar nota máxima a tudo: atendimento, confeção e rapidez. As doses são generosas e o sabor estava divinal, já para não mencionar que a equipa andava sempre de sorriso largo, o que conta imenso. Mal posso esperar para regressar.

Pão da Vila: Marca de referência na Ericeira, o Pão da Vila tem 25 anos de história. E de padaria e pastelaria de fabrico próprio, o negócio expandiu para outras ramificações. Na nossa última noite de férias, queria mesmo jantar salmão, mas as filas intermináveis em todos os restaurantes obrigaram-nos a seguir um plano b. E foi assim que entramos neste espaço, que me fez lembrar o Dona Maria Pregaria, pois o conceito acaba por ser similar. Embora se fizesse sentir um ritmo frenético na sala, o atendimento foi de enorme qualidade e o serviço célere. As doses são bem servidas e, honestamente, até sinto que a minha acabou por ser excessiva [para quem não comer muito, a salada de salmão fumado e espargos dá perfeitamente para duas pessoas]. Os preços, por seu lado, são bastante convidativos. E, além disso, localiza-se na Praça da República, onde o ambiente acolhedor nos proporciona momentos descontraídos.


Já conheciam algum destes espaços?

Comentários

  1. Eu adoro comer fora, pena a carteira não dar sempre, mas acho que é sempre um motivo de alegria, muita conversa e convívio!!

    Registei o Pão da Vila para uma próxima visita à Ericeira!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a carteira nem sempre nos permite estes luxos, digamos assim, mas de vez em quando sabe bem :)

      Acho que vais gostar!

      Eliminar
  2. Fico com estas sugestões para uma futura visita e aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, apesar de já ter provado uma sandes do Pingo Doce e ter ficado agradavelmente surpreendida.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não desgosto das sandes, mas desde que descobri as Empadas não quero outra coisa ahahah :p

      Eliminar
  4. Bom dia queridas amizades. Derivado a trabalho a dobrar na empresa por causa das férias, passo numa visita rapidinha (copy-past) para vos saudar e deixar mais uma publicação da minha autoria. Peço desculpa por ser assim...Se acharem que mereço retribuição, agradeço :)) Muito grata a todos.

    https://brincandocomaspalavrass.blogspot.com/

    Bjos
    Votos de um óptimo fim-de-semana. :))

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, mas obrigada pelas sugestões! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelas dicas... Quando em casa há "arte", tenho essa sorte, mas também faço por estar à altura (quando me calha)refeições fora apenas se justificam para termos acesso a algo diferente... felizmente, há uma variedade incrível de tipos de refeições e há sempre bons motivos para sair de casa.

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu :)
      Sim, felizmente, não faltam opções, quer ao nível de receitas, quer ao nível de preços, permitindo-nos uma maior margem de escolha

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  7. Confesso que ainda não conhecia, mas gostei bastante de conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Cozinhar é experimentar novas culturas e sabores. Gostei muito do cantinho.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Adorei as sugestōes e deixaste-me com saudades das ementas do Pingo Doce :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que bom :) têm cada vez mais opções, o que é ótimo!

      Eliminar
  10. Por acaso partilho da mm opinião do pingo doce. tem uma boa relação preço qualidade. é tipo mac donalds. nunca deixa ficar mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Com a sorte de conseguirmos encontrar opções bastante saudáveis e versáteis :)

      Eliminar

Enviar um comentário