PÃO DE FORMA | COMPLEXO NATURAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Fotografia da minha autoria


«É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já»


Os trilhos pedestres proporcionam uma proximidade mais íntima com o local que pretendemos explorar, uma vez que nos colocam no centro da ação - e da atração. Quando ainda nos encontrávamos na aldeia do Talasnal [antes de transitarmos para o Chiqueiro & Trevim], ponderamos seguir o caminho até ao Castelo, mas tivemos que suspender a aventura, porque não fomos preparados para o efeito. A exigência física talvez não seja elevada, porém, requer calçado apropriado e ausência de horas marcadas. Assim, voltamos para trás, mas procuramos uma rota alternativa. E descobrimos um mundo absolutamente deslumbrante.






José Saramago afirmou - com toda a propriedade e sensibilidade - que o Castelo da Lousã «é, paisagisticamente, das mais coisas mais belas que em Portugal se encontram». E ao passar pelo Alambor, subindo até à Torre de Menagem, é surpreendente a Natureza que nos envolve. Lá no alto, há uma sensação de plenitude, como se estivéssemos numa realidade paralela. Sem qualquer hesitação, era capaz de permanecer naquela paz por tempo indeterminado. Porque é um pequeno paraíso na Terra, que corrobora a certeza de que o nosso país tem recantos mágicos. É certo que, muitas vezes, não chega a vontade de os conhecer, pois é necessário haver equilíbrio entre as várias disponibilidades - financeira, temporal, física e, até, emocional. No entanto, merece, pelo menos, ser colocado em hipótese. Portugal tem um património lindíssimo, só precisa de uma oportunidade. E se há algo que tenho apreendido é que consegue sempre maravilhar-nos.






Falar da Lousã implica ter em atenção os monumentos que a desenham. Depois de circularmos pelo seu representante medieval, descemos a rua em declive, que nos levou até à praia fluvial da Nossa Senhora da Piedade. Este esconderijo, que já não passa despercebido, usufrui do rio que por ali corre e possibilita-nos um misto de lazer e de espiritualidade. A água límpida e fresca é um convite permanente para momentos descontraídos em família, entre amigos ou a sós. Porque concede-nos espaço para relaxar. No cimo da praia, existe O Burgo, um restaurante que tem recebido ótimas críticas, mas também é possível piquenicar. Assim, é percetível que este lugar está bem preparado para receber os seus visitantes. E, acredito, ninguém ficará desiludido.






O Complexo Natural Nossa Senhora da Piedade, para além de ser ladeado pelo Castelo de Arouce [ou Castelo da Lousã] e de acolher a bela piscina natural, conta ainda com o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. No total, são quatro as capelas que o constituem - todas de paredes brancas - e a paisagem envolvente é mesmo de «cortar a respiração». Este cenário parece retirado de um conto de fadas, onde o xisto assume a personagem principal. Escusado será dizer que me rendi a cada detalhe. Que obra de arte fenomenal!












Já tiveram a oportunidade de conhecer?

Comentários

  1. Que lugar lindo! Esta semana encheste-né o coração com as paisagens tão bonitas do centro do nosso país :)
    Portugal é tão bonito quanto o Reino Unido que temos andado a descobrir :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São 2 países com muito em comum é a conclusão a que chegamos quando vamos pelas estradas daqui, estamos sempre a dizer isso hehe

      Eliminar
    2. Eu é que fico de coração cheio com esse retorno. Significa imenso, minha querida! Obrigada <3

      Eliminar
    3. Sabe sempre bem quando conseguimos identificar essas pontes entre dois locais, aparentemente, distintos. Há uma sensação a casa recompensadora

      Eliminar
  2. Que lindo lugar para visitar, não me lembro de ter ido aí
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Eu já estive nessa praia fluvial mas nunca subi ao castelo, não sabia que aramago o achava o mais bonito de Portugal, tenho de lá voltar.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nível paisagístico, é fácil perceber o porquê de o afirmar :)
      Acho que vais gostar de o fazer!

      Eliminar
  4. Que sítio mais bonito e medieval. Fiquei encantada com as fotografias =)

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
  5. Eu que detesto agradecimentos, é que sou obrigada a agradecer-te, pelas excelentes dicas. Estou a tomar nota das tuas viagens para uma possível oportunidade de visitar esses lugares, logo que chegue ao Porto.

    Continuação de viagens encantadoras 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo retorno sempre tão amável!
      Quando chegares, acho que vais adorar :)

      Eliminar
  6. Estou a gostar muito de acompanhar esta tua viagem e de conhecer melhor o nosso país através dos teus olhos. As fotografias estão muito bonitas, para não variar!

    ResponderEliminar
  7. Costumo ir 5 ou 6 vezes por ano para uma zona não muito distante e tive o privilégio de passar por lá com as mimosas em flor... lindo. Não tive oportunidade ainda de fazer os trilhos mas pareceu-me muito interessante e ficou na lista. Tomei nota também do restaurante que parece ter umas opções diferentes e pareceu-me interessante. De resto, tanto o castelo, como a praia fluvial, a zona envolvente e o caminhos de acesso... lindos...

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que visão encantadora *-* fazer os trilhos, espero, será a minha próxima aventura. Porque acredito que a experiência é completamente diferente.
      Não cheguei a usufruir do restaurante, mas recebi ótimas indicações
      É mesmo encantador!

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  8. Que lugar lindo, marcante! As fotos ficaram incríveis. Com certeza eu gostaria de conhecer esse lugar, inclusive vou salvar esse post, se você não se importar. Cada vez me interesso mais por Portugal (sou do Brasil), nunca estive aí mas me parece um país lindo, tenho certeza de que é.
    Tenha um bom fim de semana. :)
    Com amor,
    Raiany
    Alegoria da Primavera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observação: Andreia, eu gostei muito do estilo dessa postagem, eu adoraria se você fizesse mais posts desse tipo, visitando lugares e compartilhando fotos e informações. É diferente de ler um simples guia turístico, pois nesse post dá pra sentir algo mais pessoal e aconchegante, parece que estamos vendo o lugar pelos seu olhos e que você teve todo o cuidado de compartilhar isso com o coração, escrevendo-nos detalhes que não encontraríamos em nenhum outro lugar da internet.

      Eliminar
    2. Muito, muito obrigada! É um lugar cheio de encantos e acredito que ainda me faltou descobrir muita coisa.
      Se tiveres oportunidade, tens que nos vir fazer uma visita :)
      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
    3. Fico contente com o feedback, obrigada *-*
      No separador "Pão de Forma" tenho mais partilhas sobre locais que visitei. E no separador "Polaroid" acrescentei uma componente fotográfica.
      É uma preocupação tornar a publicação mais pessoal, porque, de uma forma mais egoísta, também é o que procuro nas descrições de terceiros. Além disso, roteiros meramente informativos é fácil de encontrar, mas acho sempre mais interessante quando se sente as emoções e as vivências da pessoa.
      Obrigada mesmo, de coração!

      Eliminar
  9. As imagens falam por si só, são lindas. Mas acompanhadas das suas palavras, me faz pensar que um passeio assim seja feito com o coração descompassado, não só pela beleza, mas pela energia que o lugar parece transmitir.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um lugar absolutamente encantador, que nos envolve mesmo pela sua beleza e pela sua energia *-*
      Muito obrigada!

      Eliminar
  10. Nunca fui à Lousã, mas parece-me ser muito bonito, muita natureza e paz (:

    http://arrblogs.blogspot.com/2019/08/books-o-livro-dos-ressignificados.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não te enganas :) quando tiveres oportunidade, é um passeio que vale bem a pena!

      Eliminar
  11. Andreia belas fotos do lugar muito bonito, é um lugar que precisa ser visitado, Andreia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  12. Que belo passeio!
    Portugal é lindo de norte a sul do país, temos e de explorar bem 😉

    ResponderEliminar
  13. As imagens estão incríveis! E como não conheço esse castelo... foi um verdadeiro privilégio, poder fazê-lo, através das tuas belas imagens e das tuas cativantes palavras!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário