OS BASTIDORES DO MEU BLOGUE

Fotografia da minha autoria


«Quanto mais bonito é o espetáculo, 
maior é a confusão atrás dos bastidores»


A criação de conteúdo é fascinante. Quando a publicação conquista o seu espaço digital, alcançamos a etapa final do processo - excluindo a divulgação nas redes sociais. Porém, até chegarmos a esse momento, precisamos de ajustar vários passos. Por isso é que me faz confusão quando desvalorizam o compromisso que assumimos com todo o cuidado. Porque é desafiante e, até, desgastante. No fim, para mim, compensa sempre, mas não basta estalar os dedos, como muitos parecem acreditar.

Os blogues são uma plataforma resiliente, potenciando inúmeros benefícios. Mas continuam a ser alvo de um certo preconceito, como se não tivessem credibilidade. Além disso, persiste a ideia de que é só escrever meia dúzia de pensamentos, selecionar uma imagem apelativa e está pronto a partilhar. De uma maneira bastante simplista, traduz alguma verdade, mas a exigência é mais complexa. Claro que, depois, dependerá sempre do nosso objetivo, contudo, por mais que seja um passatempo, é algo que nos implica e que requererá disponibilidade.

É por esse motivo que evidencio o seu caráter trabalhoso. E, reparem, eu sei que esse trabalho é fruto da minha vontade, pois dedico-me nesse sentido. Portanto, não é uma queixa, é, sim, a constatação de um facto. Em simultâneo, compreendo que há aspetos que nos escapam, sobretudo, quando não fazemos parte de uma determinada realidade. Para evitar esse desconhecimento, considero pertinente conversarmos sobre o que nos apaixona, permitindo estabelecer uma ponte de transparência.

A blogosfera é a minha casa. E os bastidores têm muitas camadas, que podem ser uma autêntica personificação de caos. Mas, sabem, são o impulso que torna esta aventura tão especial e feita à nossa medida.


_______ OS BASTIDORES DO BLOGUE _______


 BANCO DE IDEIAS 

O meu primeiro passo é anotar as ideias que vão surgindo, independentemente da altura em que as utilizarei no blogue. Porque o importante é ter esse registo intemporal. Assim, posso ir brincando com o conteúdo que pretendo explorar e garantir, na mesma medida, que tenho margem de manobra suficiente, sem perder aquilo em que pensei.

 CALENDÁRIO EDITORIAL 

Na última semana de cada mês, crio o mapa mensal seguinte, pois ajuda-me a ter uma representação bastante clara do que me espera. Após construir a estrutura, agrupo, nas respetivas datas, as rubricas fixas - Entrelinhas, M de, Jukebox e Moleskine. De seguida, distribuo as publicações dos clubes de leitura - Uma Dúzia de Livros e The Bibliophile Club. Uma vez que estou a participar no projeto de escrita da Sofia, reservo os temas no calendário. Observando os espaços em branco, penso em que altura quero que saia o texto do Storyteller Dice. E, por fim, distribuo os restantes tópicos em lista de espera. 

Mas, atenção, nada nesta organização é inflexível. Aliás, é muito difícil manter a ordem inicial de publicações, atendendo a que há conteúdos que vou repensando, dependendo da minha disponibilidade para os trabalhar e daquilo que me faz mais sentido abordar em cada semana.

A parte maravilhosa de ter o banco de ideias é que nenhum assunto é esquecido e descartado, podendo retomá-lo quando for mais indicado.

 CRIAR CONTEÚDO 

O fim de semana é a altura ideal para me dedicar à escrita, porque estou mais livre e descansada. Logo, reservo as noites de sábado e domingo para o efeito. Como produzo o texto à mão, porque a minha criatividade necessita desse estímulo, faço-o pela seguinte ordem:

1. Listar as publicações;
2. Distribui-las pelos dias da semana;
3. Escrevê-las pelo tema que me desperta mais inspiração. O aconselhado seria trabalhá-las pela ordem em que serão publicadas, mas não me faz sentido insistir na escrita de um assunto, só porque sairá primeiro. Se já tiver um pensamento muito mais estruturado para outro tema, é por esse que começo. É desta maneira que não comprometo a minha produtividade, porque respeito a minha vontade e o meu ritmo.

Para ser mais simples, tenho tudo organizado numa capa, que vou consultando à medida que precisar de transcrever e agendar conteúdo.

 FOTOGRAFIA E EDIÇÃO 

À semelhança das publicações, faço uma lista das fotografias que irei precisar. E, neste ponto, tenho dois caminhos que posso considerar:

1. Verificar se consigo aproveitar alguma das que tenho nos álbuns de férias/passeios, uma vez que há fragmentos que se adequam ao contexto;
2. Criar as fotografias de raiz, anotando os elementos a incluir.

Por norma, reservo a manhã de domingo para esta tarefa, mas ajusto consoante a minha predisposição e as próprias condições meteorológicas [porque fotografo com luz natural]. Assim que termino de fotografar, seleciono as imagens que me interessam e dedico-me à sua edição - uma coisa muito simples, já que não sou a maior entendida no assunto.

Tudo preparado, guardo as fotografias numa pasta, no computador.

 AS PUBLICAÇÕES 

Agendo cada publicação no dia anterior. E o processo é simples:

1. Escrever todo o texto no blogger;
2. Tratar da formatação;
3. Ler e reler as vezes que forem necessárias, para me certificar que aquele é o resultado que pretendo e para garantir que a mensagem não tem erros [e, mesmo assim, há sempre algo que passa despercebido].

Uma particularidade é que a leitura é feita em voz alta, pois acredito que ajuda bastante a ter uma perceção melhor do que escrevemos, da cadência e daquilo que pode ser melhorado e/ou substituído. Porque é importante retirarmos o ruído que não acrescenta valor à escrita.

 DIVULGAÇÃO 

Depois de a publicação ficar disponível, divulgo-a em três redes sociais: Facebook [pessoal e blogue], Twitter e Instagram [pessoal e blogue]. A conta de Instagram do blogue é onde faço uma articulação maior com esta plataforma, porque partilho recursos construídos no Canva, a imagem do conteúdo do dia e uma parte do respetivo texto.

 INTERAÇÃO 

Escrever é o que mais me entusiasma. Contudo, o meu dia blogosférico só termina quando visito os blogues que acompanho. Para tal, vou à lista de leitura do blogger e recomeço onde parei. Além disso, também tenho blogues guardados nos favoritos e confiro sempre se publicaram.

Sinto que é nesta troca que crescemos, por isso, procuro não negligenciar a parte da interação. Para além de ler o que escreveram, deixo sempre um comentário, pois é a minha maneira de valorizar o trabalho desenvolvido [e aprendo imenso]. Tenho esta dinâmica diariamente, mas, caso não me seja possível, compenso no dia seguinte.

Por último, respondo aos comentários que deixaram na minha publicação.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Analisando toda a informação, parece um compromisso intenso, mas a verdade é que se torna orgânico, quando encontramos o nosso método. Este é o meu. E é apenas um no meio de tantos outros válidos. Porque, acima de tudo, o segredo é encontrarmos a nossa voz diferenciadora. Divertirmo-nos. E deixarmos a imaginação voar para lá do horizonte. 

Comentários

  1. Gostei de "mergulhar" nos bastidores do blog da minha amiga.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente pelo retorno! Obrigada *-*
      Continuação de boa semana

      Eliminar
  2. Um blogue dá trabalho. Mas quando se gosta do que se faz é compensador! Pelo que descreves és muito organizada!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto exatamente isso! Dá trabalho, mas vale a pena :)
      Tento, pelo menos ahahah

      Eliminar
  3. Adorei conhecer os bastidores deste cantinho :). Eu costumo organizar os posts semanalmente, dedico um dia por semana a preparar os posts da semana seguinte e agendo tudo no estúdio do facebook, que permite publicar no Facebook e Instagram à hora que pretendo, mesmo se não puder estar online.

    Quando leio um livro, normalmente no dia seguinte escrevo a resenha e agendo para não me esquecer dos detalhes da obra.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei utilizar o estúdio do facebook, até me esqueço que existe essa possibilidade, confesso :o

      É o meu sonho conseguir fazer o mesmo, mas ainda tenho críticas para escrever dos livros que li o ano passado ahahah

      Obrigada!

      Eliminar
  4. Adoro :) É no caos que existe a criação <3 Gostei muito deste post <3

    ResponderEliminar
  5. Gostei tanto da tua publicação! É óptimo ver gente mostrar o trabalho que existe na preparação de conteúdos para um blog.

    Temos muitos pontos em comum e agora fiquei com vontade de meditar um bocadinho sobre os bastidores do meu próprio blog! 😂 Por que raio tens de ter sempre ideias tão boas???


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico mesmo feliz por ler isso *-*
      Eu acho sempre interessante conhecer o outro lado e perceber como é que determinados projetos/ideias funcionam nos bastidores, porque há detalhes que nos escapam e que nos ajudam a compreender melhor a sua dinâmica.

      Fico à espera de ler essa reflexão :D
      Oh, nada disso ahahah

      Eliminar
  6. Ultimamente tenho considerado adicionar mais conteúdo ao meu blog, mas ainda estou a concentrar ideias. Até agora, tem sido apenas uma plataforma para dar a conhecer os livrinhos que leio e as minhas opiniões. Gostei de ler como organizas o teu e sim, para quem não acredita, uma blog dá trabalho, por mais simples que seja a ideia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais conseguir, de certeza :) e tens feito um excelente trabalho com esse conteúdo específico.
      Muito, muito obrigada! Sim, sem dúvida.

      Eliminar
  7. Gostei muito de ler esta publicação e inspirou-me a criar mais conteúdo para o meu blog. De facto, dá trabalho mas também sinto que compensa para quem gosta de escrever e partilhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau! Que retorno tão bom, obrigada *-*
      Toda a nossa paixão pelo blogue não retira o trabalho que ele dá, mas motiva-nos com outra propriedade. E é maravilhoso ver o resultado da nossa dedicação

      Eliminar
  8. Admiro sua maneira organizada de ser, mas confesso que não sigo nada assim... se fosse fazer isso, não teria tempo para publicar nada.
    Apenas escrevo o meu pensamento do momento, escolho uma ilustração e publico.
    Parabéns pelo belo tabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comecei, também escrevia tudo ao momento, mas depois deixou de ser compatível, porque perdia mais tempo. Assim, consigo organizar-me melhor. Mas o segredo é mesmo esse, percebermos o que resulta melhor connosco e com o nosso projeto :)

      Eliminar
  9. Acho que tens uma boa organização, confesso que não sou assim, mas sim é uma boa dica para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Cada coisa no seu lugar. Para que tudo nos possa parecer mais fácil. A organização é indispensável. Gostei do que li.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A organização ajuda-nos imenso a não perder ideias, nem tempo.
      Obrigada!

      Eliminar
  11. Claro que dá um trabalho enorme, mas compensa pois que fica pars memoria futura. Pena são os odiosos comentadores, faz desistir...
    Tive alguns a ver se me deixam escrever sem interferências
    Kisssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fazemos algo que gostamos, compensa sempre, mesmo que dê trabalho. E isso é maravilhoso.
      Infelizmente, há sempre pessoas que só estão bem a incomodar os outros. Mas não lhes dês importância

      Eliminar
  12. És um espetáculo.
    Por isso gosto tanto do teu blog.

    ResponderEliminar
  13. Invejo a tua organização. xD Não sei se concordas mas acho o mais complicado arranjar criatividade e por conseguinte conteúdo para postar. Há dias que temos n ideias e temas para comentar e escrever. Outros dias é uma miséria.
    O teu blog denota muito trabalho e cuidado.

    Concordo com a tua ideia em relação à imagem dos blogs. Poucos se mantêm. Muita gente opta pelas redes sociais porque o feedback é mais mensurável, imediato e vendável. Cada vez menos escrevem. Os poucos que se mantêm ou são figuras públicas com conteúdos pagos e escritos por terceiros ou pessoas mais amadoras como nós que fazem por hobbie.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, nada disso! O importante é que cada um perceba qual o método que resulta melhor consigo :)

      Sim, é verdade, nem sempre é fácil encontrar esse equilíbrio, por isso é que insisto em anotar todas as ideias que vão surgindo [e, de preferência, acrescentar tópicos para a orientar]. Assim, criando o banco de ideias que referi na publicação, garanto que tenho margem de manobra suficiente para ir brincando com os temas, mesmo quando a inspiração não está no seu melhor.

      Vivemos a correr e isso vai-se refletindo nas plataformas que priorizamos. Todas válidas, desde que usadas com consciência, é certo, mas a verdade é que o imediato tende a conquistar mais utilizadores. Por isso é que também digo muitas vezes que criar um blogue é fácil, difícil é mantê-lo

      Eliminar
  14. Eu revejo-me em muitos dos pontos que orientam os teus bastidores. Também tenho um banco de ideias, também vou pensando sobre o que quero escrever e quando. O meu problema, a vida que se mete pelo meio. Eu tinha diferentes "part time" e isso é péssimo para a organização do tempo live, porque nunca sei quando ele surgirá!
    Na semana passada tudo mudou. Esta semana ando a "despedir-me" dos meus mil e um mini trabalhos para abraçar um novo desafio. Toda esta mudança está a ter impacto em mim e no blogue (já estou há uma semana sem escrever nada).

    Tens razão! As pessoas desvalorizam os blogues. A imagem e as redes sociais, onde a interação é mais instantânea, criam mais interesse nas pessoas. Comigo funciona no sentido inverso. Gosto mais da palavra e de toda esta magia de articular para palavras para partilhar ideias.
    Gostei muito de ler sobre a forma como te organizas e da forma como olhas para este universo. Acho que gostei tanto porque me identifiquei. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com vários part times torna-se complicado ter uma organização fixa, digamos assim, precisamente por isso.
      Estou deste lado a torcer para que corra tudo pelo melhor!
      É natural, porque ainda estás a encontrar uma nova rotina e isso faz com que algumas coisas fiquem em segundo planto.

      Sinto exatamente o mesmo, por isso é que acabo por ser mais desligadas nas redes sociais e não interagir tanto. Enquanto no blogue, por exemplo, é algo que priorizo bastante.

      Muito, muito obrigada!

      Eliminar
  15. Um trabalho que vale bem a pena, uma vez que te faz feliz e te traz coisas tão boas. Quem acompanha e lê o teu blogue já percebe o quão organizada e empenhada és em relação a ele, mas adorei ler estes bastidores, uma vez que não só confirma o que já sabia, mas ainda acabamos a conhecer melhor a tua rotina e a forma como a escrita está embrenhada em ti. O teu amor pel'As Gavetas é tão maravilhoso <3
    Às vezes, gostava de dedicar esse tempinho e essa organização ao meu cantinho, mas depois entendo que somos pessoas diferentes e olhamos para as coisas de forma diferente, o que importa é movermo-nos pelo que nos faz sentido e sermos sempre nós próprios. Cada um com a sua marca e a sua própria organização <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um projeto que me enche as medidas, porque consigo combinar várias das minhas paixões. E esse investimento é maravilhoso *-*
      Claro que sim! E é importante compreendermos que não temos de nos dedicar todos da mesma forma, com a mesma profundidade, até porque acabamos por ter objetivos e prioridades distintas. Mesmo eu tenho consciência de que consigo ter este cuidado agora, porque o meu tempo o permite, mas num futuro próximo não posso garantir. É mesmo uma questão de sabermos adequar à nossa realidade e à nossa rotina, sem cobranças e pressões acrescidas, porque o objeto é divertirmo-nos no processo <3

      Eliminar
  16. É certamente um método bem organizado e eficaz!
    Tens um verdadeiro blogue e isso reflecte-se nos bons feedbacks dos teus seguidores <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste meu contexto, sim, torna-se bastante eficaz. O importante é que cada um perceba o que resulta melhor consigo, para retirar a melhor experiência possível :)
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário