OS MOTIVOS QUE ME FIZERAM RENDER AO CANVA

Fotografia da minha autoria



«A criatividade é a inteligência a divertir-se»


A escrita é a minha base e o meu dialeto favorito. No entanto, sempre acreditei que uma componente visual pudesse contar histórias nas entrelinhas. E a prova disso é que a fotografia faz parte da minha vida, quase na mesma medida. Investindo no blogue com o compromisso que procuro manter, tento arriscar noutros formatos, reinventando-me na maneira como pretendo transmitir a mensagem. E, assim, encontrei um aliado de peso, que satisfaz todas as minhas necessidades criativas.

O Canva é uma plataforma de design gráfico, que nos permite criar uma série de imagens e de outros conteúdos. Disponível online e para dispositivos móveis, apresenta várias funcionalidades para usufruirmos dos seus serviços. Inicialmente, utilizava-a, em exclusivo, para as redes sociais, uma vez que tornava a partilha mais dinâmica. Porém, comecei a incluí-la nas publicações d' As gavetas da minha casa encantada e, além disso, foi lá que construí o meu currículo e a Portugalid[Arte]. Aliás, não fosse a plataforma e, talvez, tivesse demorado mais tempo a lançar este novo projeto. Portanto, reconhecendo todas as suas potencialidades, seria mesmo difícil não me render.

 O CANVA É... 

INTUITIVO: O meu talento para design gráfico é nulo. Apesar disso, o Canva está criado de uma forma bastante acessível a todos, o que nos permite alcançar um resultado mais profissional sem grandes dificuldades, porque os passos que temos de dar são claros e a própria plataforma está muito bem organizada. Assim, podemos usá-la cientes de que não necessitamos de conhecimentos técnicos para o efeito.

VERSÁTIL: Tem opções para várias finalidades - desde currículos até histórias de instagram; desde apresentações a cartões de visita. E, mais, dentro de cada categoria ainda encontramos um conjunto simpático de possibilidades, com as quais podemos brincar e criar conteúdo.

IDENTITÁRIO: Uma vez que nos concede espaço para demonstrarmos a nossa personalidade através das imagens/gráficos que criamos. É certo que podemos recorrer às mesmas estruturas, mas, a partir do momento em que é possível fazermos as alterações que quisermos, não estamos limitados e podemos tornar aquele design num produto que seja a nossa cara.

ACESSÍVEL: E com isto pretendo realçar que a versão gratuita - que é a que eu utilizo - tem imensas funcionalidades e de ótima qualidade. Se procurarem algo ainda mais completo, podem sempre recorrer à versão premium. No entanto, a versão gratuita tem uma série de recursos disponíveis, não condicionando a experiência. Muito pelo contrário.

APELATIVO: Quer por nos permitir construir tudo do zero, quer pelos resultados que podemos obter através dos layouts já carregados. As nossas ideias ganham forma e o produto final fica com uma pinta que nos atrai. Claro que não podemos descartar o nosso lado crítico e criativo, para que cada elemento da página combine em harmonia, mas o Canva é maravilhoso, facilitando o processo e alargando horizontes.

DESAFIANTE: Porque nos convida a explorar a nossa criatividade. Mesmo existindo vários recursos disponíveis, quando recorremos a esta plataforma, acabamos por brincar com o design, com a disposição das imagens, com as fontes e com os restantes elementos. E sentimo-nos mais confiantes para explorar, até porque o Canva vai guardando o que criamos, permitindo-nos retroceder. Portanto, não há receio de errar.


Há, certamente, outras razões. Contudo, estas parecem-me as mais evidentes - e o ponto de partida para descobrirmos as restantes. De coração, já não dispenso esta plataforma, visto que tem sido um ótimo complemento na criação de conteúdo e na forma como procuro comunicar.

Comentários

  1. Também sou fã do canva, é uma aplicação excelente para criar conteúdo. Todas as imagens com frases dos meus livros faço-as lá, capas para o Wattpad. Adoro.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo maravilhosa, até por nos permitir trabalhar e brincar com tantas opções, nos mais diversos registos. O nosso conteúdo fica logo com outra pinta :D

      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Foi muito bem idealizada e concretizada :)
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  3. Já conheço a aplicação há algum tempo, é super versátil e uma grande ajuda para criar conteúdos originais!

    https://sosweetgirlythings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já uso há algum tempo e cada vez fico mais rendida *-* sem dúvida!

      Eliminar
  4. Ja tenho saudades de o usar :) Recomendo! :)

    ResponderEliminar
  5. Já uso o Canva há bastante tempo e concordo com tudo o que disseste. Nunca senti necessidade de fazer algo que só pudesse ser feito numa versão Premium e acho que isso é uma grande mais valia!

    Beijinhos,
    https://inescm2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que isso é mesmo espetacular, até porque, em grande parte das aplicações, há sempre uma limitação maior nas versões gratuitas. E nesta não, porque temos imensos recursos *-*

      Eliminar
  6. Ainda não conhecia mesmo, mas gostei da tua opinião
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Tal como tu, sou fã do Canva e uso para praticamente tudo o que seja imagens com texto, incluindo para fazer o meu currículo. Acho-o tão prático e com tantas imagens bonitas que é mesmo a forma ideal de ser quase designer quando não se tem jeito para ser designer.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei maravilhada quando usei o Canva pela primeira vez. E, agora, ainda me rendo mais, porque tem opções para tudo, com layouts incríveis. Aliás, já não me lembro de mudar o cabeçalho do blogue, porque esta plataforma permitiu-me, sem grande esforço, criar o que procurava. Só posso tecer elogios *-*

      Eliminar
  8. Eu também uso muito, é uma ótima ferramenta.

    Estou de volta com novo blog e venho convidar te a passar por lá. Beijinhos https://endlessfeelingsoficial.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Não conheço, mas parece apelativo
    Kissssss

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro usar o Canva. Para o Blog, Pinterest, Instagram e para muitas outras vertentes da vida pessoal. Já usei para CV e até para apresentações de trabalhos. Acho que é estimulador de criatividade e permite quase encontrar uma "marca" própria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou completamente rendida!
      Quem me dera ter descoberto a plataforma quando andava na faculdade, os trabalhos teriam sido mais divertidos de criar :D

      Eliminar
  11. Adoro o canva e confesso que gostaria de ter mais tempo para o explorar ;) mas gosto dos templates que uso para o site

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vénia às pessoas que se lembraram de criar a plataforma, porque é incrível :D

      Eliminar
  12. Não conhecia a plataforma, mas gostei tanto que já criei conta. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  13. Ah e fiz os meus convites de casamento no Canva, ficaram super profissionais,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino! E assim também garantiste que os convites iam tal como desejavam :)

      Eliminar
  14. Há muito tempo que utilizo o canva e perco-me nas suas funcionalidades. Subscrevo tudo o que apontaste <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma plataforma incrível! Quanto mais utilizo, mais me rendo às suas funcionalidades

      Eliminar

Enviar um comentário